Seg.Especial Nortada - Frio e Neve - 22 a 25 Março 2008



Macgyver

Cirrus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
2
Local
Covilhã
Em resposta ao seu post , posso dizer-lhe que esta tarde (22/03 ) nevou desde a parte baixa da Covilhã até lá acima , se bem que na cidade durou menos de 1 hora ... na serra deu um manto branco , da zona da Pedra do Urso para cima .
Ficamos , também por aqui à espera dos nevões desaparecidos de há uns anos a esta parte aqui na " Cidade Neve " . Boa Pascoa !
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Às vezes diz-se que os modelos não prestam ou que andam malucos.
Mas para mim chega a ser perturbante como é que com a atmosfera tão complexa tantas vezes acertam tão bem:

gfspt5.jpg

isto e o que chamo uma macumba :p ao nosso pais :disgust:
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
Às vezes diz-se que os modelos não prestam ou que andam malucos.
Mas para mim chega a ser perturbante como é que com a atmosfera tão complexa tantas vezes acertam tão bem:

gfspt5.jpg

:( Estou preocupada, dei um saltinho ao forum Cazatormentas, e pelo que verifiquei nuestros irmanos têm algumas autoestradas afectadas pela neve.

Olhando para o Satélite a coisa tá feia.

O meu filho está em viagem, de Girona - Barcelona -Zaragoza - Madrid - Badajoz dá-me a impressão que está mesmo na boca do Lobo. :(
Alguém me dá uma ajuda a analisar o que se passa por Espanha?
:unsure:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Tenho 2,9ºC, 42% e 1010 hPa (a subir). Que eu saiba, não caiu um unico floco na cidade. Eu não esperava nada de jeito disto, mas pensei que desse ao menos para ver cair 13 ou 14 flocos... :rolleyes:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O meu filho está em viagem, de Girona - Barcelona -Zaragoza - Madrid - Badajoz dá-me a impressão que está mesmo na boca do Lobo. :(
Alguém me dá uma ajuda a analisar o que se passa por Espanha?
:unsure:

Acho que não se passa nada de especial no interior de Espanha, o frio também não penetrou muito aí no interior, a massa nebluosa que se vê no satélite não é fria, frio é no norte e nordeste mas mesmo aí não li até agora nada de muito excepcional, no interior provavelmente vai chovendo e eventualmente algum granizo pontual e neve a cotas mais elevadas. Na zona de Barcelona e nordeste há registos de neve e vento forte mas como eles vem em sentido contrário, está certamente tudo bem.

Radar de Espanha:
radarjr9.jpg

http://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/radar
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Este evento foi esquisito o ar frio segundo os modelos começava a entra pelo norte mas o facto é que nevou aki no centro na ordem dos 750/800m e ai no nordeste não caiu nada.
o tempo é mesmo imprevisível :(

Vocês aí tiveram muita sorte com aquelas nuvens que se desenvolveram vindas de noroeste, e mesmo assim nem deu para amostra.
Eles no nordeste têm sempre aquela barreira, não é por acaso que quer o Dan quer o Fil são uns crónicos pessimistas :) já devem ter visto isto muitas e muitas vezes. Vindo de norte ou nordeste ou entra algo mais potente ou dificilmente vêm alguma coisa.
A neve de Dezembro passado em Bragança foi diferente, era o frio que já estava instalado antes de chegar a precipitação.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Vocês aí tiveram muita sorte com aquelas nuvens que se desenvolveram vindas de noroeste, e mesmo assim nem deu para amostra.
Eles no nordeste têm sempre aquela barreira, não é por acaso que quer o Dan quer o Fil são uns crónicos pessimistas :) já devem ter visto isto muitas e muitas vezes. Vindo de norte ou nordeste ou entra algo mais potente ou dificilmente vêm alguma coisa.
A neve de Dezembro passado em Bragança foi diferente, era o frio que já estava instalado antes de chegar a precipitação.

pois talvez durante a madrugada exista precipitação para o norte... também têm direito :thumbsup:

acho que se esta a formar algo a norte

images.php


nao desistam ainda pode dar que falar não me digam que aquela maldita precipitação a norte não entra no nosso pais :(

gfs-2-6max1.png



por aqui deu para regalar a vista, ouvir trovoada enquanto nevava, e deixar a serra com um nevão... já não foi mau mas temos sempre de nos contentar com os restos... :(
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
Vocês aí tiveram muita sorte com aquelas nuvens que se desenvolveram vindas de noroeste, e mesmo assim nem deu para amostra.
Eles no nordeste têm sempre aquela barreira, não é por acaso que quer o Dan quer o Fil são uns crónicos pessimistas :) já devem ter visto isto muitas e muitas vezes. Vindo de norte ou nordeste ou entra algo mais potente ou dificilmente vêm alguma coisa.

É isso.

Vento de NW e alguma convectividade possibilitou a ocorrência de alguns aguaceiros de neve em regiões mais a sul.

Por aqui, como estamos mesmo a sul das montanhas, passou-se aquilo que é habitual, vento forte, efeito de foehen, pouca ou nenhuma precipitação e valores elevados de temperatura.
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Vendo esta run parece que o verdadeiro frio vai ficar so aqui pelo Minho !

gfs-1-6irl9.png


gfs-1-12zhk0.png


Precipitação nem ve-la ! :disgust: