Seg. Especial - Sist. Depressionário «Filipa» 4 Fev/ 7 Fev 2009

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Pessoal precisava de ajuda para que me explicassem o fenómeno que vi hoje:

Da base de uma célula (a sua base era BEM escura) surgiu uma "nuvem" mais baixa, de côr esverdeada/esbranquiçada (parecida áqueles "fios" de chuva que por vezes vemos debaixo das nuvens, e que se foi movimentando lentamente no mesmo sentido da célula, até desaparecer). Alguém me consegue explicar o que foi?

Ficam aqui duas fotos, peço desculpa mas tirei-as à pressa, por isso ficaram desfocadas. A parte a que me refiro (esbranquiçada) na primeira foto encontra-se ao pé do prédio que podem ver do vosso lado esquerdo. Na segunda foto essa parte está ligeiramente mais para a direita.

img0347yo8.jpg


img0351he5.jpg
 


Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Pessoal precisava de ajuda para que me explicassem o fenómeno que vi hoje:

Da base de uma célula (a sua base era BEM escura) surgiu uma "nuvem" mais baixa, de côr esverdeada/esbranquiçada (parecida áquelas "filas" de chuva que por vezes vemos debaixo das nuvens, e que se foi movimentando lentamente no mesmo sentido da célula, até desaparecer. Alguém me consegue explicar o que foi?

Ficam aqui duas fotos, peço desculpa mas tirei-as à pressa, por isso ficaram desfocadas. A parte a que me refiro (esbranquiçada) na primeira foto encontra-se ao pé do prédio que podem ver do vosso lado esquerdo. Na segunda foto essa parte está ligeiramente mais para a direita.

Essa cor é devido à luz que incide no gelo/granizo que reflecte uma gama de luz que ao olho humano é esverdeada. Quando chove apenas, a luz que é reflectida na água em estado inteiramente líquido e é visivel ao olho humano como esbranquiçada.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não desanimes! Mais aguaceiros ainda estão para vir.
Eu também ainda não perdi as esperanças de ver uma boa trovoada durante a "Filipa"

Eu já as tinha perdido. Mas voltaram de novo, há bocado, quando vi e filmei uma trovoada ao longe... Pelo menos vi 4 relâmpagos, mas só filmei 1. Liguei a máquina quando a trovoada já estava a acabar. :sad:

De qualquer maneira nota-se uma coisa mínima no vídeo que fiz. :unsure:
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Continua a Chuva por aqui

Dados Actuais

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009 20:19:56

Temperature (°C):
Current 11,6
Trend (per hour) -0,3
Average today 12,6
Wind chill 11,6
Heat index 11,6
Dew Point 8,4
Rel Humidity 81%

Wind (km/h):
Current Gust 5,0 SW
Average Speed 5,0 SW

Rainfall (mm):
Current rate 5,5
Last hour 1,8
Total today 14,1
Total yesterday 0,0
Total this month 27,6
Total this year 108,9

Pressure (hPa):
Current 1017,6
Trend (per hour) -0,7
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Melgaço,

42 mm recolhidos hoje, grande Filipa!

Em Lamas de Mouro está a nevar com toda certeza com os 0.5ºC registados às 20h, mas talvez o Lince nos possa fazer um ponto situação de como andam as coisas lá por cima.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Boa Noite

Por aqui tenho céu muito nublado com aguaceiros fracos e vento fraco..tenho 7.0¤C

Hoje foi um dia de aguaceiros moderados a fortes..por volta das 19h30 vi pelo menos 4 relâmpagos a N/NE aqui de Vendas Novas