Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-16 Setembro 2007

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

troveja outra vez:rolleyes:
 


Nuno Figueiredo

Cumulus
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
241
Local
Cascais
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Não sei se o monstro por cima do Algarve preenche todos os requisitos para uma Supercélula, mas se não o preencher, concerteza será por pouco...



:surprise:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Bem já vi que as coisas vaum estar más por aqui.

Aqui chove pouco e quase não se ouve trovoadas nenhumas.

Em relação ao Alerta Laranja que o Im deu é um pouco preocupante.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Não sei se o monstro por cima do Algarve preenche todos os requisitos para uma Supercélula, mas se não o preencher, concerteza será por pouco...

Para já talvez apenas um pequeno/médio SCM, o do dia 25 impressionava mais, havia uma linha enorme de trovodas, um cluster de várias células.

18887927iq3.jpg


Mas já que falas de supercélula, esta situação neste momento é precisamente uma situação clássica em que se podem gerar supercélulas, pois as trovoadas neste momento desenvolvem-se muito perto do centro da depressão, e toda esta zona está com muita vorticidade, podendo uma célula adquirir um movimento de rotação autónomo da restante circulação e eventualmente gerar trombas marinhas ou mesmo tornados.

Se repararem no loop, vêm que as trovodas estão próximas do centro da circulação da depressão.

animhy3.gif


Mas nós não temos muitos meios de detectar uima supercélula, com imagens de radar ou de satélite só de 30m em 30m, é muito dificil ou mesmo impossivel reconhecer uma supercélula e distinguir o comportamento tipico dela, em que esta parece que se separa e não segue a circulação da restante trovoada, mantendo-se quase estacionária, ou seguindo mesmo noutro sentido.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Ontem à noite foi o festim em Setúbal :lmao:

Pena que a maquina estava em casa e eu num café...quando cheguei a casa (10h30) ainda fui pegar na máquina mas já não era o mesmo.

Agora em Vila Franca promete, ela vem aí...ela, a trovoada :D
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Boas
A animação voltou em grande ao Algarve.
Durante a tarde a apresentação e á noite a partir da 21:00 horas foi sempre a abrir ...Ganda noite.
Vamos ver se continua.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Uma bela foto que tirei ontem à noite da minha casa :D:D, até assustei fez o raio estalou o trovão, até a máquina ia caindo no chão a cerca de 30 metros da minha casa :D:D

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Aviso do INSTITUTO DE METEOROLOGIA: Alerta laranja para esta noite no Algarve, entre as 00hoo e as 02h00: Precipitação muito forte (Aguaceiros fortes acompanhados de trovoadas).

Estranho esse alerta :huh:, aqui onde eu moro choveu torrencialmente durante 30 minutos (entre as 22h45m e as 23h20m) e com vento com rajadas fortes se fosse entre as 22 horas e as 00 horas eu compreendia o alerta mas sim não compreendo, o IM só lança o alerta laranja depois de ocorrer:angry::angry:, os carros que andavam nessa altura na estrada 125 pararam devido à forte precipitação não se via um metro à frente eu mesmo parei na estrada:D:D:D, já no dia 25 de Agosto lançou-o depois de ocorrer inundações, o que vocês acham:huh::huh:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Boas!

Por volta da 1 da manhã, choveu moderadamente aqui no cartaxo. Inclusive um relâmpago mesmo aqui por cima....apanhei cá um cagaço:D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Instabilidade atmosférica de 11 de Setembro:

[ame="http://www.dailymotion.com/video/x2ym9r_instabilidade-atmosferica-11-de-set_news"]Video Instabilidade atmosférica (11 de Setembro de 2007) - Trovoadas, Raios, Relâmpagos, Alentejo, Inundações - Dailymotion Share Your Videos@@AMEPARAM@@value="http://www.dailymotion.com/swf/7egMcMD7GJteSkS4f"@@AMEPARAM@@http://www.dailymotion.com/swf/7egMcMD7GJteSkS4f[/ame]
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

o festival começou e estas são bem fortes
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

Tens Razao Alagarvio, eu estou aqui em casa e oixu, elas estão ai no Lado de Olhão porque se ouve ao longe mas perecebe-se que são muitos fortes. É pena não chover nada.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-13 Setembro 2007

o festival começou e estas são bem fortes

Tens Razao Alagarvio, eu estou aqui em casa e oixu, elas estão ai no Lado de Olhão porque se ouve ao longe mas perecebe-se que são muitos fortes. É pena não chover nada.


A posição desse nucleo há uma hora atrás (14:30)

algarvewm6.jpg