Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A cada nova saída, menos cape e menos precipitação :lmao:
 


Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Nova saida: Muito cape, pouca precipitação..

Em que ficamos ?

É melhor esperar pelas run das 12h !!!


Tive agora a analisar o modelo GFS e ainda não se sabe bem os locais onde poderá ocorrer os aguaceiros e trovoadas ( células )
Vai ser tudo pra última da hora :lmao:
Sabe-se é que irá ser a partir do final da tarde de amanhã até Domingo :D

Temperaturas para amanhã [ GFS ] :

Vendas Novas :

MAX : 40ºC
MIN : 27ºC :lmao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Más noticias...os modelos acentuam a camada seca e muito quente saariana amanhã e Sabado..com base nisto estes serão dias extremamente quentes com o ceu parcialmente nublado..
Mas com o aproximar da cut-off, durante a tarde/noite de sabado e o domingo, mantem-se a possibilidade de trovoadas, na região sul progredindo para norte.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Más noticias...os modelos acentuam a camada seca e muito quente saariana amanhã e Sabado..com base nisto estes serão dias extremamente quentes com o ceu parcialmente nublado..
Mas com o aproximar da cut-off, durante a tarde/noite de sabado e o domingo, mantem-se a possibilidade de trovoadas, na região sul progredindo para norte.

Ou isto dá uma volta de 180º ou a montanha vai parir um rato, com o Cape LI sempre a descer e a precipitação a existir cada vez é menor .....
Além disso as poeiras cada vez parecem ser maiores ... aliás hoje figuram-me que elas existem ...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Bons dias,

Estes modelos vão cá uma trapalhada!! ora o jogo do tira e põe começou tardio, mas não a tempo de tirar as esperanças, pois se houvesse um só modelo para me fiar já tinha morrido de ateque cardiaco no minimo, não só nesta situação como em outras :D ...

Parece que há falta de agua por parte da GFS... já seria de prever! pois a GFS tem muitas dificuldades em lidar com situações convectivas... Já ECW, acompanha a GFS... mas estão os dois praticamente isolados em termos precipitacionais:

JMA (Precipitação acumulada em 24h)

rjma484.gif


UKMO

rngp364.gif


NOGAPS

rukm363.gif


ALADIN

410232011081900030.gif



Já ESTOFEX, tambem vê muito potencial neste evento!!


20110820062011081819372.png


A level 1 was issued for Portugal and parts of Spain mainly for large hail and severe downbursts. A few very large hail events may occur.


... Portugal and Spain ...

A quasi-stationary cold-core low just west of Portugal continues to advect a hot and dry air mass northwards. As can be expected in such a deep WAA pattern, very steep lapse rates cover most of the Iberian Peninsula, while air mass remains capped over most parts of the area. This idea is supported by latest forecast sounding data (strongly curved hodographs, elevated CAPE exceeding 1kJ/kg) but QPF forecasts still differ significantly. Sporadic storms can't be ruled our over S-Spain despite strong cap, as numerous disturbances move through. However, augmented chances for initiation arise over Portugal and NW-Spain, as BL cools down somewhat beneath diffluent upper flow (the same offshore with cooler marine BL). Degree of MUCAPE all night long hints at an augmented large to very large hail risk with each storm, next to strong to severe downbursts due to high LCLs and well mixed subcloud layers. We went ahead and issued a broad level 1 with different thunderstorm probs. to highlight the highest chance for severe.


Sat24 e Radar ate doer os olhos!! e maquinas preparadas lá para a noitinha!! :D

;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
PORRA, vem lá lama outra vez ? Ainda choveu lama há uns dias, quero lavar o carro :angry:

Só acredito em trovoadas quando as vir, até lá não acredito em nada, mas a esmola pelos vistos é muita o que irá sobrar ?

As poeiras já aí estão, agora falta os cumulos/nuvens altas começarem a desenvolver-se e desata a cair lama.

E parece que a esmola era mesmo muito o pobre desconfiou e só umas migalhas sobraram.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
]ToRnAdO[;292461 disse:
Nitidamente Mario... e a pior de hora para hora!! O Ceu está a ficar completamente esbranquiçado!!

...

Sem ser amanhã lá pra Noite ou coisa do género não vejo nada de especial, dado que o ar é muito seco, e a humidade pouca ...
Talvez por isso vemos a precipitação sempre no mar e a trovoada a rondar sempre aqui Portugal excepto lá mais pra Sábado á noite ....

Por isso já nem me dou ao trabalho de lavar o carro ... é esperar que caia a lama.
Poeira + chuva = lama !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Previsão Poeira:

ic4epj.gif



Talvez os modelos numéricos tradicionais subestimem a poeira ou nem lidem com ela de todo, e depois limitam-se à posteriori a corrigir de dia para dia o vapor de água realmente observado na atmosfera que vai sendo menor do que iam prevendo. Mero palpite, pois não faço ideia.
De qualquer forma onde houver actividade, os maiores riscos deverão ser de saraiva grande e downburst's. Tenho alguns registos de instabilidade em Agosto (2007) ou inícios de Setembro (2004) em que caíram no norte do país de forma muito localizada "bolas de golfe" em cenários com algumas semelhanças a este.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nesta run, ainda menos precipitação mas algum/bastante cape inclusivé de noite..

Eu diria que poderemos ter é uma trovoada nocturna..Hoje ou amanhã ? :rolleyes:

Amanhã..hoje há muito capping..as sondagens de Faro e Gibraltar estão horriveis, mostrando 2 a 3km de ar seco entre os 900hpa e os 600hpa, impossivel de ser furada pela humidade e calor na pequena faixa á superfcie.

Já Sabado á noite e Domingo com a entrada de mais ar frio em altura e humidade nos niveis médios, e tendo em conta o calor acumulado nos dois dias anteriores e a maior dinamica, é possivel um pico convectivo interessante, progredindo de sul para norte ou de SW para NE...há que esperar..
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A próxima noite será escaldante, a nebulosidade já entrou e vai minimizar muito a descida de temperatura nocturna. Bateremos os 26,9ºC de mínima a 1 de Agosto de 2003 em Beja?

Quanto às máximas de amanhã, vão depender da nebulosidade no interior e da direcção do vento no litoral. A 24h GFS e ECMWF são antagónicos, o primeiro mete nortada, o segundo vento de leste:

gfs-0-24_nuo5.png


ECM1-24_yew0.GIF
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites

Durante a proxima noite o GFS coloca uma banda de instabilidade a cruzar o territorio:



Uploaded with ImageShack.us

Como se denota no satelite há muita actividade assciada a esta perturbação, que está a ser alimentada por ar quente á superficie, dada a dry layer são provaveis eventos de vento forte e granizo.
Regressamos ao cenario de uma noite agitada, algo que eu duvidava devido á imensa capping revelada nas sondagens de hoje.

As regiões mais activas serão o litoral SW numa faixa entre Portimão e Aveiro para W.

Amanhã o modelo prevê mais estabilidade, mas a tarde e noite serão outra vez activas pois uma nova perturbação cruzarã o territorio de SSW para NNE, desta vez com mais actividade a norte.
A região norte continuará sob influencia da estabilidade até Domingo á tarde/manhã.