Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 30 Jul 2011 às 22:15.

1. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    No interior norte há muitas :D

2. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Bom daquela depressão já pouca resta ... e depois a longo prazo parece estar claramente a formar-se um padrão de NAO+, que deverá ser o padrão dominante nesta ano ...
    Bom mas isso logo se verá mais tarde ...

Para já o tempo deverá manter esta tendencia de alguma nuvens e temperaturas normais para o Verão !!

3. VILA REAL

VILA REAL
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Dez 2009
    Local:
    Vila Real (Alt. 470m)
    Se o padrão para o próximo ano for o NAO + podemos contar com um Inverno seco e frio? E o El Ninõ/La Niña? E os ciclos solares? Não poderão interferir com a previsão/tendência do NAO+? Não percebo nada disto, por isso se alguém me puder ajudar... agradecia (até porque eu adoro frio, chuva e neve).

4. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela

Eu so vendo, ate pode haver previsões e como o próprio nome o diz nada é certo, e acho que ninguém previa um inverno tão rigoroso no hemisfério sul como o que está a acontecer.

5. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Esta run do ECMWF está engraçada, coloca a cut-off mesmo na zona ideal. :D Uma coisa posso afirmar já com cerca de 50% de probabilidades que o final de Agosto e início de Setembro vamos ter animação e que Setembro vai entrar com aguaceiros e trovoadas no Algarve digo e afirmo com 50% de probabilidades.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Não fiando ... não fiando e pelo que vi em todos os modelos que o site Meteociel.com tem existe todas as possibilidade em aberto ainda ...
    Ou seja os modelos divergem logo a partir das 72 ou 96 horas ...
    O ideal era uma depressão a oeste de portugal puxando ventos de sul( mais sudoeste) trazendo humidade e muito vapor de água .... como mostra um modelo que não me recordo agora ...
    Veremos no que isto dará ...

7. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Mais uma run que se passou e os modelos continuam a divergir bastante logo depois das 72h, sendo que o modelo GFS parece ser o que apresenta com aspecto mais atraente esta suposta depressão. A sua formação, cavamento e evolução ainda mantém os modelos com grandes divergências ...

Esta run do GFS foi um mimo, a do ECM se calhar nem por isso ....

8. MarioCabral

MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2010
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Começa a aproximar-se a chegada de mais uma cut-off, digamos que este verão nem tem sido mau neste tipo de fenómenos...que tem animado aqueles que desesperam pelos dias quentes e secos...

Segundo o GFS, até quarta-feira a cut-off vai-se aproximando do NW da Península Ibérica até que "estranhamente" a meu ver, se divide, rumando a parte mais forte para sul ao largo da costa oeste (um pouco mais distante do que seria de desejar) até se estacionar a OSO do Continente e perdendo força até desaparecer...
    Segundo este cenário o que teríamos seria o seguinte: de quarta a domingo instabilidade em toda a costa oeste, precipitação fraca a moderada em especial na região do litoral Norte e Centro...o sul ficará provavelmente a ver a precipitação a ficar todo ou quase toda no oceano...
    Mesmo assim, sexta e sábado serão dias com boas acumulações, atendendo à época do ano, um pouco por todo país...
    Em relação às temperaturas...manter-se-à este padrão de temperaturas amenas, esqueçam o calor que parece que para já nada em vista...

O ECMWF é bem diferente, não me parece tão interessante uma vez que após encostar a cut-off ao NW de Portugal e nesse entretanto ir rendendo uma boa rega, depois ela escapa-se para o interior da P.I. e dizemos adeus a tudo...quem ganharia com isto seria o interior norte e centro...

9. ricardop120

ricardop120
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jul 2009
    Local:
    Santa Comba Dão
    bom, como ja foi dito teremos em aproximação uma cut off, que a meu ver nao devera ser assim tao chuvosa assim, mas ca vai o meu raciocinio...

a partir de terça feira, durante a tarde chega a cut off, nao muito cavada o que vai provocar chuva ou aguaceiros fracos a moderados a partir de terça feira ao meio da tarde no norte, e o fim da tarde, no centro,
    so chegará ao sul no dia de quinta feira...
    E estará assim pelo menos ate Domingo...

depois de Domingo,ainda e cedo para dizer mas parece que o AA vai ser empurrado para N ou NW por causa de uma nova tempestade tropical ao que parece vai andar perdida no atlantico, mas nao dar grande credito a isso... ainda faltam 8 dias

10. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Se no sábado dava 50% de probabilidades de chover dia 1 de Setembro, hoje já digo uns 90% de certeza que Setembro vai entrar molhado, tal como entrou Agosto. :D

O GFS já entrou na fase do tira e mete ou adia, como é hábito nestas situações. Já o ECMWF colocam ela no dia 1. O ECMWF foi o 1º modelo a colocar chuva no Algarve, o GFS foi atrás como é hábito. Desde de 6ªfeira que o ECM mete chuva com trovoada no Algarve e assim tem continuado sem grandes mudanças. :D

Mesmo a previsão sazonal do ECM foi uma das mais certeiras nunca meteu calor em Portugal durante o Verão e assim foi, o ano passado previu um Verão tórrido e assim foi. Para mim, o ECM é o melhor modelo.

Quanto à previsão do ECM para os próximos meses não é muito animadora, mas vamos ver.

11. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    No país ou aí na tua terra?

12. MeteoAlentejo

MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2011
    Local:
    Serpa
    para já o que parece certo é quinta-feira vai haver chuva forte no sul:D:D:D:D

13. rfilipeg

rfilipeg
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    21 Ago 2011
    Local:
    Porto-Gondomar
    Caneco, sempre para o sul...sempre para o sul. Para o Norte nada! :(

Pelos vistos, aqui no norte vai ser meros aguaceiros fracos e vento moderado. Cria trovoada e um ventito assim pro forte.

14. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Na última depressão em princípio seria o sul o mais beneficiado, e foi no norte que choveu mais. Com este tipo de depressão é muito cedo para grandes certezas sobre isso, às vezes nem no próprio dia sabemos onde vai chover mais.

15. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Pois eu ainda não vejo certezas de nada até porque cada vez vejo a depressão mais em cima de nós ( ou seja o AA a empurrá-la). Obvio que isto melhora em termos de precipitação do frontal de Quinta porque cai mais em cima em nós mas aniquila alguma coisa que pudesse chover na Sexta e no Sábado ...
    Neste tipo de depressão nem mesmo a 48 horas é garantido ...

Garantido, garantido é que depois desta pequena depressão regressa o Verão ...

Partilhar esta Página