Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom daquela depressão já pouca resta ... e depois a longo prazo parece estar claramente a formar-se um padrão de NAO+, que deverá ser o padrão dominante nesta ano ...
Bom mas isso logo se verá mais tarde ...

Para já o tempo deverá manter esta tendencia de alguma nuvens e temperaturas normais para o Verão !!
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Se o padrão para o próximo ano for o NAO + podemos contar com um Inverno seco e frio? E o El Ninõ/La Niña? E os ciclos solares? Não poderão interferir com a previsão/tendência do NAO+? Não percebo nada disto, por isso se alguém me puder ajudar... agradecia (até porque eu adoro frio, chuva e neve).
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Se o padrão para o próximo ano for o NAO + podemos contar com um Inverno seco e frio? E o El Ninõ/La Niña? E os ciclos solares? Não poderão interferir com a previsão/tendência do NAO+? Não percebo nada disto, por isso se alguém me puder ajudar... agradecia (até porque eu adoro frio, chuva e neve).


Eu so vendo, ate pode haver previsões e como o próprio nome o diz nada é certo, e acho que ninguém previa um inverno tão rigoroso no hemisfério sul como o que está a acontecer.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Esta run do ECMWF está engraçada, coloca a cut-off mesmo na zona ideal. :D Uma coisa posso afirmar já com cerca de 50% de probabilidades que o final de Agosto e início de Setembro vamos ter animação e que Setembro vai entrar com aguaceiros e trovoadas no Algarve digo e afirmo com 50% de probabilidades.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta run do ECMWF está engraçada, coloca a cut-off mesmo na zona ideal. :D Uma coisa posso afirmar já com cerca de 50% de probabilidades que o final de Agosto e início de Setembro vamos ter animação e que Setembro vai entrar com aguaceiros e trovoadas no Algarve digo e afirmo com 50% de probabilidades.

Não fiando ... não fiando e pelo que vi em todos os modelos que o site Meteociel.com tem existe todas as possibilidade em aberto ainda ...
Ou seja os modelos divergem logo a partir das 72 ou 96 horas ...
O ideal era uma depressão a oeste de portugal puxando ventos de sul( mais sudoeste) trazendo humidade e muito vapor de água .... como mostra um modelo que não me recordo agora ...
Veremos no que isto dará ...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mais uma run que se passou e os modelos continuam a divergir bastante logo depois das 72h, sendo que o modelo GFS parece ser o que apresenta com aspecto mais atraente esta suposta depressão. A sua formação, cavamento e evolução ainda mantém os modelos com grandes divergências ...

Esta run do GFS foi um mimo, a do ECM se calhar nem por isso ....
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Começa a aproximar-se a chegada de mais uma cut-off, digamos que este verão nem tem sido mau neste tipo de fenómenos...que tem animado aqueles que desesperam pelos dias quentes e secos...

Segundo o GFS, até quarta-feira a cut-off vai-se aproximando do NW da Península Ibérica até que "estranhamente" a meu ver, se divide, rumando a parte mais forte para sul ao largo da costa oeste (um pouco mais distante do que seria de desejar) até se estacionar a OSO do Continente e perdendo força até desaparecer...
Segundo este cenário o que teríamos seria o seguinte: de quarta a domingo instabilidade em toda a costa oeste, precipitação fraca a moderada em especial na região do litoral Norte e Centro...o sul ficará provavelmente a ver a precipitação a ficar todo ou quase toda no oceano...
Mesmo assim, sexta e sábado serão dias com boas acumulações, atendendo à época do ano, um pouco por todo país...
Em relação às temperaturas...manter-se-à este padrão de temperaturas amenas, esqueçam o calor que parece que para já nada em vista...

O ECMWF é bem diferente, não me parece tão interessante uma vez que após encostar a cut-off ao NW de Portugal e nesse entretanto ir rendendo uma boa rega, depois ela escapa-se para o interior da P.I. e dizemos adeus a tudo...quem ganharia com isto seria o interior norte e centro...
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
bom, como ja foi dito teremos em aproximação uma cut off, que a meu ver nao devera ser assim tao chuvosa assim, mas ca vai o meu raciocinio...

a partir de terça feira, durante a tarde chega a cut off, nao muito cavada o que vai provocar chuva ou aguaceiros fracos a moderados a partir de terça feira ao meio da tarde no norte, e o fim da tarde, no centro,
so chegará ao sul no dia de quinta feira...
E estará assim pelo menos ate Domingo...

depois de Domingo,ainda e cedo para dizer mas parece que o AA vai ser empurrado para N ou NW por causa de uma nova tempestade tropical ao que parece vai andar perdida no atlantico, mas nao dar grande credito a isso... ainda faltam 8 dias
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Esta run do ECMWF está engraçada, coloca a cut-off mesmo na zona ideal. :D Uma coisa posso afirmar já com cerca de 50% de probabilidades que o final de Agosto e início de Setembro vamos ter animação e que Setembro vai entrar com aguaceiros e trovoadas no Algarve digo e afirmo com 50% de probabilidades.

Se no sábado dava 50% de probabilidades de chover dia 1 de Setembro, hoje já digo uns 90% de certeza que Setembro vai entrar molhado, tal como entrou Agosto. :D

O GFS já entrou na fase do tira e mete ou adia, como é hábito nestas situações. Já o ECMWF colocam ela no dia 1. O ECMWF foi o 1º modelo a colocar chuva no Algarve, o GFS foi atrás como é hábito. Desde de 6ªfeira que o ECM mete chuva com trovoada no Algarve e assim tem continuado sem grandes mudanças. :D

Mesmo a previsão sazonal do ECM foi uma das mais certeiras nunca meteu calor em Portugal durante o Verão e assim foi, o ano passado previu um Verão tórrido e assim foi. Para mim, o ECM é o melhor modelo.

Quanto à previsão do ECM para os próximos meses não é muito animadora, mas vamos ver.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na última depressão em princípio seria o sul o mais beneficiado, e foi no norte que choveu mais. Com este tipo de depressão é muito cedo para grandes certezas sobre isso, às vezes nem no próprio dia sabemos onde vai chover mais.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois eu ainda não vejo certezas de nada até porque cada vez vejo a depressão mais em cima de nós ( ou seja o AA a empurrá-la). Obvio que isto melhora em termos de precipitação do frontal de Quinta porque cai mais em cima em nós mas aniquila alguma coisa que pudesse chover na Sexta e no Sábado ...
Neste tipo de depressão nem mesmo a 48 horas é garantido ...

Garantido, garantido é que depois desta pequena depressão regressa o Verão ...