Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2011

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
PORRA, vem lá lama outra vez ? Ainda choveu lama há uns dias, quero lavar o carro :angry:

Só acredito em trovoadas quando as vir, até lá não acredito em nada, mas a esmola pelos vistos é muita o que irá sobrar ?
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Capaz de ser outro devaneio do GFS :lmao: Por aqui seria festa autêntica com uma boa chuvada também.

H70Fc.png
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Não se trata do GFS neste momento são todos os modelos a preverem Trovoadas no final da semana logo a probabilidade de acontecer e visto estarmos já dentro dessa semana são muito altas...na minha opinião é um dado já dado como certo, veremos é se será tão intenso como mostra agora ou se até lá reduz um pouco a sua severidade.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu não estou a ser pessimista apenas achei engraçado ao facto de o GFS prever este cenário há uns dias, posteriormente não se previa instabilidade alguma e agora volta a colocar Portugal sobre esta situação, que acredito que poderá ser bastante severa em algumas regiões visto já estarmos nos meses onde começam a haver estas trovoadas :D

Agora estou mais optimista porque não é apenas o GFS mas sim todos os modelos estão muito semelhantes, tal como o Miguel disse :D
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
boa tarde,

alguém pode me indicar como posso ter acesso ás previsoes do ECMWF e do GFS?

Antes eu ia ao meteo alerta mas agora esta indisponivel?
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sabendo-se como funciona estas depressões eu não começaria ainda a cantar de galo, e creio mesmo que apenas na Quarta-Feira teremos certezas se esta depressão existe ou não.
Ou melhor não é se ela existe ou não .. mas sim se terá alguma repercussão ou influência no tempo ....
Por exemplo esta run em termos de precipitação está a ser um desastre completo na run das 18h do GFS !!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Sabendo-se como funciona estas depressões eu não começaria ainda a cantar de galo, e creio mesmo que apenas na Quarta-Feira teremos certezas se esta depressão existe ou não.
Ou melhor não é se ela existe ou não .. mas sim se terá alguma repercussão ou influência no tempo ....
Por exemplo esta run em termos de precipitação está a ser um desastre completo na run das 18h do GFS !!

Não se trata se vai repercutir no estado do tempo.... mas sim se as trovoadas serão menos ou mais frequentes e dispersas e se com muito ou pouco calor, tipo esta run das 18 afasta mais a cut para oeste e com isso arrasta uma massa muito quente para cima do continente e trovoadas mas mais dispersas menos frequentes, a colocação da depressão é extremamente importante!! eu pela tendência que vejo penso que será colocada a depressão bem mais perto e com isso menos calor e tempo mais instável! veremos amanha o que nos mostra os modelos
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sabendo-se como funciona estas depressões eu não começaria ainda a cantar de galo, e creio mesmo que apenas na Quarta-Feira teremos certezas se esta depressão existe ou não.
Ou melhor não é se ela existe ou não .. mas sim se terá alguma repercussão ou influência no tempo ....
Por exemplo esta run em termos de precipitação está a ser um desastre completo na run das 18h do GFS !!

Em principio teremos a passagem de um cavado na 6f, mas a formação de uma cut-off e o seu futuro está dependente da intensidade do jet, que por sua vez está dependente de uma ciclogenese a SE da Gronelandia, que por sua vez está dependente do comportamento da transição extratropical da TS Gert...e mesmo esse processo está dependente da intensidade da Gert...
Portanto..como se vê...é praticamente impossivel adivinhar o que se vai passar ao certo na 6f/sab :D

Esta incerteza é clarissima no ensemble das 12z:


Uploaded with ImageShack.us


Para já apenas podemos afirmar com clareza que dia 18 teremos a aproximação de um cavado...e pelo que vi na run das 12z, é um sistema de fraca expressão á superficie..
Ou seja, nos niveis baixos predomina o fluxo anticiclonico, com a entrada de ar de origem subtropical maritima, enquanto em altura teremos o gradual avançar de uma bolsa de ar mais frio associada a uma ondulação do jet.
Só por si este cenario poderá resultar em alguma instabilidade.

A partir de dia 19/20...nada está defenido..alguns modelos simplesmente passam-nos com o cavado em cima e restituem a dorsal vinda de W..outros metem a cut-off, uns mais a oeste e outros mais a leste..e é assim..tudo muito incerto.
A minha experiencia leva-me a querer que se vai formar uma cut-off efectivamente, mas é muito cedo para ter certezas absolutas.

No médio e longo termo, aquela concordancia é enganadora...pois não só tudo vai depender do comportamento do cavado da 6f, como de mais 5 ondas tropicais no Atlantico e em Africa que sabe-se lá no que vão dar...


Nesta fase há pouco que se possa dizer..
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta incerteza é clarissima no ensemble das 12z:

A dispersão nas temperaturas deve-se à posição da cut-off, e não à sua existência. Todas as perturbações do GFS às 12z, com excepção de 1, mostram essa cut-off entre os Açores e continente.

A dúvida prende-se agora sobre a posição final desta depressão, que pode afastar-se e meter calor africano, ficar bem próxima e trazer convectividade, ou, na hipótese mais provável, formar-se longe, injectando calor, e aproximar-se aos poucos, originando maior instabilidade.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A dispersão nas temperaturas deve-se à posição da cut-off, e não à sua existência. Todas as perturbações do GFS às 12z, com excepção de 1, mostram essa cut-off entre os Açores e continente.

A dúvida prende-se agora sobre a posição final desta depressão, que pode afastar-se e meter calor africano, ficar bem próxima e trazer convectividade, ou, na hipótese mais provável, formar-se longe, injectando calor, e aproximar-se aos poucos, originando maior instabilidade.

Concerteza..eu só referi as possibilidades varias que existem.
Concordo com o teu cenário provavel, mas mesmo assim prefiro não avançar muito com certezas pois desta vez a sinóptica está um pouco mais complexa :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O ensemble das 18z inclina-se de modo geral para o que referia o Davidsf, com a Cut-off a forma-se a W e movimentando-se para NE lentamente.

Teriamos o cavado na 5f/6f e depois a Cut-off a formar-se a partir do cavado na 6f, empurrando ar quente sob a PI.
Mas esta run tambem levantou o cenario em que a cut-off se forma, aproxima-se um pouco do continente, e depois é integrada na circulação de E a SE de uma bolsa anticiclonica em altitude que se reforça no Atlantico, tal faria a cut-off ser arrastada para o Atlantico central.

Para já...pode-se dizer que na 5f/6f com o aproximar do cavado poderemos já ter alguma instabilidade, e uma ligeira descida da temperatura associada a uma pluma de ar mais fresco vinda de N na circulação do AA.
O fim de semara seria mais quente com fluxo de NE e uma penetração de ar quente vindo de Africa...tal ar quente e seco não é muito bom para a convecção, mas caso a cut-off se aproxime o forçamento e o ar frio em altura seriam suficientes para atiçar a convecção durante o Sabado e o Domingo.

Depois de Domingo...não temos ainda nada defenido, já que a cut-off tanto pode ser arrastada para SW num pantano em altura entre a dorsal Africana e a Atlantica, ou pode ser integrada na circulação zonal sendo arrastada para NE sobre a PI.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hum ... estas runs de hoje não são nada famosas em termos de precipitação e até mesmo em termos de trovoada já teve melhor cenário.
Ou seja o ECM e GFS pouco ou nada dão em termos de precipitação e os restantes modelos estão bem mais optimistas relativamente a este cenário sendo mesmo que alguns modelos prolongam e dão precipitação no sul entre Sexta e terça feira ....

No dia de hoje tudo muito indefinido ainda ....
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Hum ... estas runs de hoje não são nada famosas em termos de precipitação e até mesmo em termos de trovoada já teve melhor cenário.
Ou seja o ECM e GFS pouco ou nada dão em termos de precipitação e os restantes modelos estão bem mais optimistas relativamente a este cenário sendo mesmo que alguns modelos prolongam e dão precipitação no sul entre Sexta e terça feira ....

No dia de hoje tudo muito indefinido ainda ....

Eu gosto ainda mesmo das saídas de hoje!! está bem bom para o Litoral em especial!! só não me agrada a pluma de ar muito quente que atira para cima por dois dias com dias e noites muito quentes, devido a posição mais a oeste a cut-off mas basta um movimento mais a este para isto já ser diferente menos tempo tórrido e mais instabilidade! como está agora seria tempo muito quente por uns dois dias e aguaceiros e trovoadas em especial no Litoral veremos se fica assim ou ainda altera alguma coisa