Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2012

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A aliar a este aspecto, temos a água do mar praticamente nos 20ºC no litoral oeste, muito muito agradável :). A ausência de nortada tem destas coisas :).

Esta água "quente" (para os padrões aqui no litoral oeste) é devida à entrada de SO que tivemos desde o início da semana, a qual permitiu às águas mais quentes ao largo da costa encostarem ao litoral - pode-se dizer que os ventos arrastaram águas mais a sul e oeste para a nossa costa.
A ausência de nortada não é responsável por esta temperatura da água; o que permite é que a água se mantenha tépida por vários dias.


Para já, de assinalar é a subida gradual das temperaturas nos próximos dias, para valores mais "normais" - de acordo com as expectativas dos veraneantes. Teremos calor (não se espera excessivo - acima dos 35ºC mais a norte ou acima dos 40ºC mais a sul) e ausência de precipitação.:)
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Esta água "quente" (para os padrões aqui no litoral oeste) é devida à entrada de SO que tivemos desde o início da semana, a qual permitiu às águas mais quentes ao largo da costa encostarem ao litoral - pode-se dizer que os ventos arrastaram águas mais a sul e oeste para a nossa costa.
A ausência de nortada não é responsável por esta temperatura da água; o que permite é que a água se mantenha tépida por vários dias.


Para já, de assinalar é a subida gradual das temperaturas nos próximos dias, para valores mais "normais" - de acordo com as expectativas dos veraneantes. Teremos calor (não se espera excessivo - acima dos 35ºC mais a norte ou acima dos 40ºC mais a sul) e ausência de precipitação.:)

Só uma nota: um vento de SW transporta água de NW, devido à deriva de Ekman (transporte 90º para a direita do vento no Hemisfério Norte).

A causa de as águas estarem a aquecer com este regime de SW é devido ao downwelling que ocorre com ventos do quadrante Sul. As águas superficiais mais quentes vão em direcção á costa (90º para a direita do vento), e para compensar as águas do fundo junto à costa (mais frias) são obrigadas a afastar-se da costa.

É o processo inverso da Nortada! :thumbsup:

 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Só uma nota: um vento de SW transporta água de NW, devido à deriva de Ekman (transporte 90º para a direita do vento no Hemisfério Norte).

A causa de as águas estarem a aquecer com este regime de SW é devido ao downwelling que ocorre com ventos do quadrante Sul. As águas superficiais mais quentes vão em direcção á costa (90º para a direita do vento), e para compensar as águas do fundo junto à costa (mais frias) são obrigadas a afastar-se da costa.

É o processo inverso da Nortada! :thumbsup:


Correcto. A tua explicação é mais científica do que a minha.:thumbsup:
Aqui no litoral norte o vento não se fez directamente do quadrante sul mas de SSO\SO, o me levou a afirmar o que expus. Como é evidente, a água mais quente que normalmente anda afastada da nossa costa, aproximou-se de nós...
Nem tudo é mau com estas entradas húmidas em pleno verão;)
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Desculpem lá mas não sabia onde postar isto, portanto cá vai: ontem nenhum estação do IM atingiu os 30ºC, nem sequer os 29ºC. A pergunta que eu faço é: isto é relativamente comum ou é algo raro?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Desculpem lá mas não sabia onde postar isto, portanto cá vai: ontem nenhum estação do IM atingiu os 30ºC, nem sequer os 29ºC. A pergunta que eu faço é: isto é relativamente comum ou é algo raro?

Não tem absolutamente nada de anormal... é absolutamente compreensível perante a sinóptica do dia de ontem.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Não tem absolutamente nada de anormal... é absolutamente compreensível perante a sinóptica do dia de ontem.

Obrigado pela resposta, mas não me lembro de isto acontecer nos últimos anos mais do que uma ou duas vezes. É por ter estado mais calor que o normal ou é simplesmente fraca memória minha:p?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Obrigado pela resposta, mas não me lembro de isto acontecer nos últimos anos mais do que uma ou duas vezes. É por ter estado mais calor que o normal ou é simplesmente fraca memória minha:p?

Será simplesmente a "lotaria", o aleatório da meteorologia, não vale a pena complicar, ou perder muito tempo a tentar fazer grandes associações lógicas do tipo causa-consequência de toda a variabilidade meteorológica inter-anual, especialmente quando se vai a escala de dias ou semanas...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Tendo em conta o relevo e os microclimas que temos, tenho praticamente a certeza que houve lugares que até chegou a mais de 30ºc ( anteontem).

A cobertura do IM, permite fazer algumas correlações, mas ainda não com a profundeza que seria desejável ( isto tanto serve para lugares mais frios como mais quentes).

Mas ainda assim, concordo que não deve ser muito habitual ( segundo o IM).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,215
Local
loule-caldeirao
Desculpem lá mas não sabia onde postar isto, portanto cá vai: ontem nenhum estação do IM atingiu os 30ºC, nem sequer os 29ºC. A pergunta que eu faço é: isto é relativamente comum ou é algo raro?

Ontem andei toda a tarde na serra Algarvia( zona do incêndio) com a temperatura sempre nos 32ºc(termómetro do carro).
Se é da zona por estar toda queimada, do termómetro do carro ou das estações do IM que não fazem uma boa cobertura, isso já não sei.
 

GTi

Cirrus
Registo
22 Fev 2010
Mensagens
28
Local
Amora
Será que os "restos" do furacão irão chegar ao continente? É de se esperar chuva e vento para o final da semana?
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Será que os "restos" do furacão irão chegar ao continente? É de se esperar chuva e vento para o final da semana?

Sei que o primordial nesta altura é o acompanhamento da situação no arquipélago dos Açores, e peço desculpa se isto soar mal, mas também tenho curiosidade acerca da trajectória do "Gordon". O National Hurricane Center parece indicar que este, ou o que dele restar, se dirija para o território do Continente no final da semana que vem. Alguma consequência visível advirá disso?
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Parece claro que o Gordon não chega ao continente mas o que irrita é que vamos ter (provavelmente) alguma instabilidade causada por uma frente associada a uma depressão na latitude das ilhas britânicas.

O que me irrita? que as pessoas venham a pensar que são "restos" do Gordon. E nada tem a ver. Nem na sua génese nem na sua intensidade