Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2012

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto fui "cuscar" a run operacional do GFS das 12h e... bem, se o cenário se verificasse, tenho a impressão que se iriam bater as temperaturas de 17 de Julho, pelo menos na 6ª feira...

É uma situação a acompanhar e ver se a run operacional do ECMWF modela o mesmo "inferno". Mas julgo que os ensembles irão ser os mais realistas em termos de cenário provável de calor... Mas a nortada "fresca" e desagradável, essa vai dar tréguas pelo menos uns 4 ou 5 dias... O litoral oeste já merecia... :)
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Entretanto fui "cuscar" a run operacional do GFS das 12h e... bem, se o cenário se verificasse, tenho a impressão que se iriam bater as temperaturas de 17 de Julho, pelo menos na 6ª feira...

É uma situação a acompanhar e ver se a run operacional do ECMWF modela o mesmo "inferno". Mas julgo que os ensembles irão ser os mais realistas em termos de cenário provável de calor... Mas a nortada "fresca" e desagradável, essa vai dar tréguas pelo menos uns 4 ou 5 dias... O litoral oeste já merecia... :)

No interior poderiam bater-se as temperaturas de 17 de julho, já no litoral o GFS continua a prever vento noroeste durante as tardes, o que inviabiliza qualquer máxima muito elevada:

Meteograma GFS, Lisboa, 12z de hoje:

n9oH6.jpg
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Ainda assim o "noroeste" no litoral oeste será de todo diferente (e muito) deste que se tem verificado ao longo de quase todo o início de Verão... As nortadas de origem térmica são bastante mais "agradáveis" que estas que se têm verificado...

Mas vamos ver o que vai acontecer... Na minha opinião, o litoral oeste já merece sentir um pouco de Verão (e não ficar restrito apenas áqueles dias de Julho) :). Já o Algarve já merece um pouco de "descanso" :). É quem nem todos podem ir de férias para o Algarve (e se assim fosse, estaria completamente cheio).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ainda assim o "noroeste" no litoral oeste será de todo diferente (e muito) deste que se tem verificado ao longo de quase todo o início de Verão... As nortadas de origem térmica são bastante mais "agradáveis" que estas que se têm verificado...

Mas vamos ver o que vai acontecer... Na minha opinião, o litoral oeste já merece sentir um pouco de Verão (e não ficar restrito apenas áqueles dias de Julho) :). Já o Algarve já merece um pouco de "descanso" :). É quem nem todos podem ir de férias para o Algarve (e se assim fosse, estaria completamente cheio).

Será uma nortada diferente, até porque durante a manhã e início da tarde dá para aquecer bastante, enquanto a nortada não arranca.

O Algarve, com nortada à superfície e iso 28 a 850 hpa pode ter dias extremamente quentes, principalmente sexta e sábado, a manter-se a previsão seriam dias e noites extremamente quentes no extremos sul do país.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Será uma nortada diferente, até porque durante a manhã e início da tarde dá para aquecer bastante.

O Algarve, com nortada à superfície e iso 28 a 850 hpa pode ter dias extremamente quentes, principalmente de quinta a sábado, a manter-se a previsão seria dias e noites extremamente quentes no extremos sul do país.

Plenamente de acordo contigo David sf. Só espero que esse cenário desapareça dos modelos, porque esse cenário é um rastilho para arder o resto do que não ardeu. Se for com nortada o dia inteiro, então podemos ter mais de 40ºC em Faro e mínimas a rondarem quase os 30ºC. O Algarve só refrescaria se viesse uma entrada de leste e não nortada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Assim á primeira vista eu diria que o ECM das 12h e o GFS aparente estar na mesma sintonia nas próximas 240 horas.
Assim sendo teriamos muito calor entre essencialmente Quinta e Sábado !!

Eu diria que teria cerca de 40ºC a 42ºC em todo o sul do país e interior centro e talvez no Algarve !
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :).

Parece praticamente confirmado o episódio de calor para o final da semana que entra com uma "cut-off" a situar-se na zona dos Açores e a injectar uma massa de ar quente do norte de África (poeiras?), embora o ECMWF tenha abrandado um pouco nos extremos de calor, mas ainda assim as temperaturas deverão subir bastante. Certa é a quase ausência de nortada (ou pelo menos a nortada desagradável que tem estado) durante 4 a 5 dias, o que por si só, na minha opinião, já é uma excelente notícia, principalmente para quem se encontra no litoral oeste (Algarve também, já que as nortadas trazem o "forno" do interior do país).

O GFS continua a modelar um "inferno", em especial para 6ª feira, mas duvido que se verifique...

Quanto ao médio/longo prazo, após a "cut-off" rumar a NE e ser absorvida pela circulação zonal mais a norte, teremos o AA novamente a oeste e o regresso da nortada mas o AA parece querer estender-se em crista até à Biscaia, inclusivamente aproximando-se mais da P.I. no decorrer da semana. Acho que o Stormy poderá ter razão no seu último post :).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bons dias :).

Parece praticamente confirmado o episódio de calor para o final da semana que entra com uma "cut-off" a situar-se na zona dos Açores e a injectar uma massa de ar quente do norte de África (poeiras?), embora o ECMWF tenha abrandado um pouco nos extremos de calor, mas ainda assim as temperaturas deverão subir bastante. Certa é a quase ausência de nortada (ou pelo menos a nortada desagradável que tem estado) durante 4 a 5 dias, o que por si só, na minha opinião, já é uma excelente notícia, principalmente para quem se encontra no litoral oeste (Algarve também, já que as nortadas trazem o "forno" do interior do país).

O GFS continua a modelar um "inferno", em especial para 6ª feira, mas duvido que se verifique...

Quanto ao médio/longo prazo, após a "cut-off" rumar a NE e ser absorvida pela circulação zonal mais a norte, teremos o AA novamente a oeste e o regresso da nortada mas o AA parece querer estender-se em crista até à Biscaia, inclusivamente aproximando-se mais da P.I. no decorrer da semana. Acho que o Stormy poderá ter razão no seu último post :).

Nota-se claramente nesta run um recuo dos modelos dado que neste momento a depressão "cut-off" já não deverá ficar estacionário quase 2/3 dias, mas evoluirá mais rapidamente.
Isto faz-me recordar um anterior suposto episódeo de calor extremo previsto de 44/45ºC mas que depois eclipsou-se por completo !!

Em resumo calor sim ... mas passageiro e menos extremo ..
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Entretanto, e atendendo às mais recentes evoluções dos principais modelos, parece que não iremos ter calor "extremo" no continente, pelo menos no litoral oeste. No interior, a conversa deverá ser outra... Aí, as temperaturas poderão chegar aos 40ºC nalguns locais... O Algarve também poderá sofrer...

A grande diferença nesta semana que vai entrar vai ser a nortada (ou a ausência dela, praticamente desde 3ª ou 4ª feira até Sábado). Será essa ausência de vento que fará subir as temperaturas e a sensação de calor, e essencialmente no interior. No litoral oeste deveremos ter alguma brisa marítima, mas deverá ser fraca e bastante mais agradável que esta quase constante nortada. A água do mar também poderá aquecer um pouco...

Após o fim de semana, ainda há alguma incerteza no evoluir da situação, mas parece que após 2 ou 3 dias de nortada, até 3ª feira, o AA tende (segundo os modelos) a deslocar-se para mais perto do continente e estender-se em crista pela Biscaia, o que poderia provocar novo aumento de temperaturas.

Situação a acompanhar :).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Em resumo calor sim ... mas passageiro e menos extremo ..

Cada vez mais parece que assim será. A última run do ECMWF, alicerçada pela média do ensemble (que nos últimos dias tem estado fora de forma, seguidista da run operacional), aponta para uma permanência do calor bastante reduzida, diria que no litoral oeste apenas duraria o dia de quinta-feira (e mesmo assim, vamos ver, a automática do IM nunca mete mais de 31ºC em Lisboa, mesmo com os acertos que leva sempre dificilmente passaria dos 34ºC). Na sexta-feira já teríamos nortada em todo o país, com descida de temperatura no litoral e subida forte no Algarve, que nesse dia poderia registar um dos dias mais quentes dos últimos anos, com vento norte a trazer o calor do Alentejo em conjução com uma iso 26 a 850 hpa:

r2sHY.png


ivlsO.png


Vamos a ver se isto não volta a mudar, é uma situação em que pequenas oscilações têm grandes repercussões
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Cada vez mais parece que assim será. A última run do ECMWF, alicerçada pela média do ensemble (que nos últimos dias tem estado fora de forma, seguidista da run operacional), aponta para uma permanência do calor bastante reduzida, diria que no litoral oeste apenas duraria o dia de quinta-feira (e mesmo assim, vamos ver, a automática do IM nunca mete mais de 31ºC em Lisboa, mesmo com os acertos que leva sempre dificilmente passaria dos 34ºC). Na sexta-feira já teríamos nortada em todo o país, com descida de temperatura no litoral e subida forte no Algarve, que nesse dia poderia registar um dos dias mais quentes dos últimos anos, com vento norte a trazer o calor do Alentejo em conjução com uma iso 26 a 850 hpa:



Vamos a ver se isto não volta a mudar, é uma situação em que pequenas oscilações têm grandes repercussões

David sf, segundo o output do IM, não coloca mais de 33ºC no Algarve, onde ontem colocavam 39ºC. Bem mais ameno este cenário. O que queres dizer com um dos dias mais quentes dos últimos anos, mais de 38ºC de máxima em Faro, a minha máxima está nos 38.2ºC e considero inatingível esse valor novamente este ano.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David sf, segundo o output do IM, não coloca mais de 33ºC no Algarve, onde ontem colocavam 39ºC. Bem mais ameno este cenário. O que queres dizer com um dos dias mais quentes dos últimos anos, mais de 38ºC de máxima em Faro, a minha máxima está nos 38.2ºC e considero inatingível esse valor novamente este ano.

Logo tu que tanto criticas os outputs do IM vens-me perguntar isso? Vê as cartas que meti, tens iso 26 a 850 hpa e nortada moderada para trazer o calor do Alentejo, não achas que podes ter um dia, e principalmente uma noite, dos mais quentes dos últimos anos?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Logo tu que tanto criticas os outputs do IM vens-me perguntar isso? Vê as cartas que meti, tens iso 26 a 850 hpa e nortada moderada para trazer o calor do Alentejo, não achas que podes ter um dia, e principalmente uma noite, dos mais quentes dos últimos anos?

O Output do IM funciona melhor do que a previsão feita pelos meteorologistas. O Output indica 35ºC de máxima para Faro na 6ª feira, com uma mínima de 24ºC. Chega ao dia e se calhar metem 32ºC e depois faz 36ºC ou 37ºC como tem acontecido. Ainda na semana passada, era para estarmos 3 dias em aviso amarelo e tivemos 2 dias, porque no dia davam 34ºC e no dia seguinte davam 32ºC logo não é accionado o aviso amarelo, e a temperatura registada foi de 35ºC nos dois dias. No seguimento Sul eu critico é a falta de avisos amarelo no Algarve por causa do calor e esses são sempre tardiamente lançados. Então, quando faz nortada é um descalabro a previsão de temperatura para Faro mesmo no próprio dia.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Output do IM funciona melhor do que a previsão feita pelos meteorologistas. O Output indica 35ºC de máxima para Faro na 6ª feira, com uma mínima de 24ºC. Chega ao dia e se calhar metem 32ºC e depois faz 36ºC ou 37ºC como tem acontecido. Ainda na semana passada, era para estarmos 3 dias em aviso amarelo e tivemos 2 dias, porque no dia davam 34ºC e no dia seguinte davam 32ºC logo não é accionado o aviso amarelo, e a temperatura registada foi de 35ºC nos dois dias. No seguimento Sul eu critico é a falta de avisos amarelo no Algarve por causa do calor e esses são sempre tardiamente lançados. Então, quando faz nortada é um descalabro a previsão de temperatura para Faro mesmo no próprio dia.

Eu moro 10 km a norte de Faro (só 10 km), e no outro dia tive a máxima do ano cerca de 38,1ºC (avariou a estação ás 16h45, ou melhor deixou de debitar dados para a Internet), enquanto que em Faro esteve até á altura que atingiu aqui a máxima apenas uns 7/8ºC graus a menos. Isto porque em Faro estava um ligeiro sudoeste e aqui em Santa Bárbara estava um ligeiro Norte.

Porque esqueçe-se que Faro está no cabo Santa Maria, e que no Verão existe uma enorme variância no vento, nesta zona.
Muitas vezes essa máxima é atingida com subidas muito súbitas de temperatura ao final da tarde, muitas vezes impulsionada por um evento local, que não pode ser previsto, porque é devido a um efeito orográfico.
Por exemplo eu moro numa zona em que quando dão vento moderado de norte eu aqui apanho com uma ventania enorme de rajadas muitas vezes superiores a 80 km/h.
Por isso penso que cais muitas vezes no exagero, e tens recorrentemente insistindo excessivamente na mesma tecla, ao criticares o IM, quando na maioria das vezes estão bem.