Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2014

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
os modelos andam um pouco á " nora", mas gradualmente têm vindo a retirar algum calor. o modelo europeu até dá possibilidade de instabilidade no dia 31 não sei se é fiável...

A tal instabilidade prevista pelo GFS como o ECM fica-se pelos Açores e talvez um pouco mais para cá.
Em principio não vai haver nada pelas nossas bandas, isto é Portugal Continental :D
 


Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Comprei um em 1997 e ainda hoje olho para ele para saber a tendencia barométrica :p. Adoro-o e o teu avô devia ser boa pessoa para ter um tambem.:thumbsup:

Eu herdei-o há pouquíssimo tempo, estava na casa da minha avó guardado numa caixa, e encontrava-se em perfeito estado de funcionamento. Foi só limpá-lo muito bem por fora e pronto, trabalha perfeitamente tanto o barómetro (pressão certa ao milibar), como o termómetro e o higrómetro. ;)

O meu avô era oficial da Armada e em princípio tê-lo-á adquirido muito provavelmente numa das suas viagens, visto o barómetro ser alemão e de 1931. :)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
Segundo as previsões do ipma de hoje somente os primeiros três/quatro dias de Setembro é que serão muito quentes depois disso as temperaturas devem começar a descer gradualmente. Espero que sim. Aqui para o Porto a máxima mais alta prevista é de 32ºC para o dia 2. Já apanhei aqui 33ºC em meados de Setembro de 2010. Por isso é perfeitamente normal ainda é verão desde que seja coisa de poucos dias. Agora no que diz respeito a matéria de incêndios vai ser complicado.

Vamos ter esperanças. O Noroeste ainda ontem recolheu alguma humidade que pode ajudar a prevenir os incêndios nos primeiros dias de calor que se aproximam.

Não esquecer que muitos dos incêndios são propagados por pessoas sem nada para fazer nas férias e emigrantes que retornam a casa. Mesmo até pessoas interessadas nalguns "extras" que se ganham durante as férias são conhecidas por atear fogos.

Como em Setembro grande parte destes personagens já não estão cá ou tem outras coisas com que se entreter, talvez não haja grande mossa. É rezar para que sim pois deve de existir material para arder mais do que suficiente visto a intensa precipitação deste ano e a até agora os inexistentes incêndios na região.

Vamos ver se amanhã se recolhe nem que seja 1mm... Já daria uma ajuda.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Vamos ter esperanças. O Noroeste ainda ontem recolheu alguma humidade que pode ajudar a prevenir os incêndios nos primeiros dias de calor que se aproximam.

Não esquecer que muitos dos incêndios são propagados por pessoas sem nada para fazer nas férias e emigrantes que retornam a casa. Mesmo até pessoas interessadas nalguns "extras" que se ganham durante as férias são conhecidas por atear fogos.

Como em Setembro grande parte destes personagens já não estão cá ou tem outras coisas com que se entreter, talvez não haja grande mossa. É rezar para que sim pois deve de existir material para arder mais do que suficiente visto a intensa precipitação deste ano e a até agora os inexistentes incêndios na região.

Vamos ver se amanhã se recolhe nem que seja 1mm... Já daria uma ajuda.



Na minha opiniao , no NO , atendendo ao verao humido que temos tido , nao me parece que haja condicoes para grandes incendios

Havendo calor , podem haver incendios mas nao me parece que atinjam grandes proporcoes , para isso era preciso agora 1 ou 2 meses , Deus nos livre , de tempo quente e seco . Agora no Interior Norte e Centro podera ser mais preocupante .
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Na minha opiniao , no NO , atendendo ao verao humido que temos tido , nao me parece que haja condicoes para grandes incendios

Havendo calor , podem haver incendios mas nao me parece que atinjam grandes proporcoes , para isso era preciso agora 1 ou 2 meses , Deus nos livre , de tempo quente e seco . Agora no Interior Norte e Centro podera ser mais preocupante .

Não será assim linear James, se me permites. ..recordo o dia 15 de !unho dete ano. ..970 ha arderam em Amarante,no Marão. O que quero dizer é que com adveccao de Este, com AA a 1030 hpa, bastam 5 ou 6 dias e todo o litoral norte pode ter grandes incêndios florestais...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites.:thumbsup:

Admiro-me que ninguem tenha reparado na situação prevista para os Açores nos proximos dias...

RAA, 5f-Sab

Ao longo das proximas 48-60h a RAA será afectada por um conjunto de perturbações em altura que circundam a periferia norte da alta subtropical.

Á superficie e nos niveis médios, a circulação conjunta do AA e de um vasto campo de baixas pressões a leste dos EUA criam um corredor com entrada directa de ar tropical que conecta o furacão Cristobal á circulação de latitudes médias.

Neste contexto sinóptico teremos a entrada de ar humido e quente ( Td>22ºC e T2m>26ºC) á superficie e nos niveis médios ( Theta-e850 até 60-70ºC).

A presença de perturbações/short waves a interagir com este ar quente e instavel deverá criar suporte dinamico e termodinamico ( MLCAPE até 1000-1500J/Kg) para a ocorrencia de convecção robusta.
O fluxo nos niveis altos, entre a dorsal subtropical e as perturbações referidas deverá ser suficiente para gerar shear compativel com alguma organização das estruturas convectivas..

Assim sendo espera-se a genese de algumas linhas ou aglomerados convectivos capazes de gerar precipitação abundante/severa.

Para o dia de Sabado, o furacão Cristobal deverá passar bem a NW da RAA, absorvido num cavado.
Os restos do outflow anticiclonico de niveis altos do furacão deverão ser arrastados sobre a RAA, estabilizando a atmosfera.

No entanto, a partir de Domingo, com Cristobal a passar a norte da RAA já como um potente ciclone extratropical, os Açores deverão ser afectados por uma nova série de perturbações de niveis médios e altos...a permanencia de massas de ar tropical sobre a região favorecem um novo periodo de tempo instavel com possibilidade de ocorrencia de aguaceiros/trovoadas intensos ou severos com risco essencialmente focado no qu toca á precipitação.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos já retiraram muito calor, neste momento já não se prevê nada que não se tinha visto neste Verão, temperaturas de 35º no Interior e perto dos 30º no litoral, o que somando á humidade relativa elevada prevista não me parece que vá haver grandes razões para alamre por causa dos incêndios...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
IPMA:

Informação especial

Comunicado válido entre 2014-08-27 16:15:00 e 2014-08-31 16:15:00

Assunto: Tempo quente para o fim-de-semana e início de Setembro no Continente e Madeira


A intensificação de um núcleo anticiclónico a norte da Península Ibérica a partir de sexta-feira vai favorecer a circulação de leste nas regiões do Norte e Centro com transporte de uma massa de ar quente e seco, prevendo-se uma subida gradual da temperatura.

O fim-de-semana e o início do mês de Setembro deverá ser quente, com céu geralmente limpo e vento fraco, com valores da temperatura máxima acima de 30ºC na generalidade do território do Continente, em particular no litoral das regiões Norte e Centro. Os valores mais elevados da temperatura máxima deverão ultrapassar os 35ºC nas regiões do interior no início da próxima semana. Pelo contrário no Algarve, com a predominância do fluxo de sueste, prevê-se uma pequena descida de temperatura máxima, que deverá fixar-se em valores próximo de 30ºC.

No arquipélago da Madeira a situação meteorológica continua sem alterações, com a temperatura máxima a rondar 28ºC no Funchal.

Data de edição: 2014-08-27 16:15:31

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Não percebo o porque desse comunicado, já tivemos períodos com temperaturas iguais ou até superiores às previstas para o inicio de Setembro e não houve qualquer comunicado...
EDIT: Já viram a previsão a 10 dias do IPMA? Corte drástico nas temperaturas... Onde é que eu já vi este filme :lol:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
EDIT: Já viram a previsão a 10 dias do IPMA? Corte drástico nas temperaturas... Onde é que eu já vi este filme :lol:

Sim, corte drástico, aqui para o Porto por exemplo as máximas não passam dos 27 graus, portanto perfeitamente normais para a época, a meu ver calor mais acentuado só nos locais habituais do interior, como já referi, no litoral a ausência de uma circulação de leste mais marcada irá fazer as brisas entrarem mais cedo e com isso regular as temperaturas.

Mas até lá ainda pode voltar a acentuar um pouco o calor, sem contudo ser nada de excepcional a meu ver..:calor:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu nem sei o que pensar, gosto de não ter de enfrentar uma onda de calor, mas deste jeito quem é que vai dar alguma credibilidade que seja aos modelos de novo, se a nossa própria intuição parece estar mais de acordo com a realidade que eles.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
Eu nem sei o que pensar, gosto de não ter de enfrentar uma onda de calor, mas deste jeito quem é que vai dar alguma credibilidade que seja aos modelos de novo, se a nossa própria intuição parece estar mais de acordo com a realidade que eles.

Quando se começou a falar desta onda de calor estávamos a observar previsões para cerca de 5 dias ou mais. Logo, estava tudo ainda especulativo.

Se parece claro que não iremos ter as máximas de 36 com mínimas a rondar os 20, ainda vamos a tempo de ver as previsões subir o que, pessoalmente, não quero.

Como toda a gente sabe, 48h00 para a frente é tudo baseado em probabilidades. Nós é que gostamos de fazer filmes e criar expectativas. Por mim os modelos estão bem como estão. Uns bons dias de calor como despedida de verão e Xau até pró ano.

A ver se assim é.