Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2014

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Regras deste tópico:


Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Teremos hoje chuva dita "miudinha" ? No radar nao aparece nada a nao ser a inicial de cada cidade :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

para amanhã, segundo o IPMA, uma boa rega em perspectiva aqui para o Norte e até a possibilidade de alguma instabilidade:trovao:

Continente

Previsão para sábado, 2.agosto.2014

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

REGIÕES A NORTE DO SISTEMA MONTANHOSO MONTEJUNTO-ESTRELA:
Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de
nebulosidade a partir do final da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros em geral fracos até final da tarde,
sendo moderados no Minho e Douro Litoral até meio da manhã.
Possibilidade de ocorrência de trovoada na região Norte.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, sendo
moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas até ao início
da manhã.
Pequena descida de temperatura nas regiões do interior, em
especial da máxima.

REGIÕES A SUL DO SISTEMA MONTANHOSO MONTEJUNTO-ESTRELA:
Períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco
nublado ou limpo a partir do meio da tarde.
Períodos de chuva fraca até meio da tarde, mais prováveis no litoral
oeste.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste.
Pequena descida de temperatura nas regiões do interior, em
especial da máxima.

GRANDE LISBOA:
Períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco
nublado a partir da tarde.
Períodos de chuva fraca entre o meio da manhã e o meio da tarde.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de
nebulosidade a partir do final da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros, diminuindo de intensidade e de
frequência a partir do início da tarde.
Possibilidade de ocorrência de trovoada.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de sudoeste, rodando
gradualmente para noroeste.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 metro, aumentando
gradualmente para 1 a 1,5 metros a norte do Cabo Raso.
Temperatura da água do mar: 18/19ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste inferior a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 20ºC

METEOROLOGISTAS: Ângela Lourenço/Manuel Mendes.
INFORMACAO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 1 de agosto de 2014 às 5:32 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

mais uns milímetros para ajudar a manter o verde desta Região :thumbsup: :rain:
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
Eu sei que ainda é muito cedo para previsões, mas será que vamos ter um mês de Agosto fresco?
No site IPMA as previsões para os próximos 10 dias as temperaturas são frescas para a época em questão.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Eu sei que ainda é muito cedo para previsões, mas será que vamos ter um mês de Agosto fresco?
No site IPMA as previsões para os próximos 10 dias as temperaturas são frescas para a época em questão.

Começo a pensar que este Verão vai ser um fiasco no geral em termos de temperaturas (isto para quem gosta de temperaturas exorbitantes, o que não é o meu caso).

Não podemos negar que em comparação com anos anteriores estamos a ter um Verão ligeiramente atípico. Mas faz parte da nossa variabilidade climática :p.

Vamos ver se pelo menos este Agosto esconde menos o sol, nomeadamente para as regiões do norte e centro litoral :thumbsup:

PS: Em relação à pergunta em questão... a previsão a 10 dias do IPMA é comparável a uma chave do Euromilhões :P Não tem nada de absolutamente certo e adquirido...
 

ABCD

Cirrus
Registo
26 Jul 2014
Mensagens
15
Local
Portugal
Começo a pensar que este Verão vai ser um fiasco no geral em termos de temperaturas (isto para quem gosta de temperaturas exorbitantes, o que não é o meu caso).

Não podemos negar que em comparação com anos anteriores estamos a ter um Verão ligeiramente atípico. Mas faz parte da nossa variabilidade climática :p.

Vamos ver se pelo menos este Agosto esconde menos o sol, nomeadamente para as regiões do norte e centro litoral :thumbsup:

PS: Em relação à pergunta em questão... a previsão a 10 dias do IPMA é comparável a uma chave do Euromilhões :P Não tem nada de absolutamente certo e adquirido...

Por o que se vê nos modelos após as 200h poderá surgir as condições para o período mais quente no nosso território, mas para todos os efeitos não existem condições para a formação de um bloqueio anticiclónico como aconteceu o ano passado a atmosfera no atlântico irá continuar bem instável, já estamos a falar em 2/8 e projetarmos para um período de 240h, mas ainda poderá surgir um período quente até no final de Agosto e não sabemos como poderá correr o mês de Setembro que é sempre uma incógnita, apesar de sabermos que a partir de 20,21 de Setembro as temperaturas já não conseguirão chegar a valores muito extremos, portanto estamos a falar num período de +- 1 mês para podermos ainda termos episódios de calor estáveis com temperaturas muito elevadas (10/8-10/9).
É importante referir que este Verão comparativamente com os últimos tem sido normal, pois em 2011,2012 tivemos Verões frescos ou normais em grande parte do nosso território continental.



 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Eu sou novo nestas andanças, ainda estou a aprender. Mas vou expor a minha humilde opinião. É verdade que o calor este verão não quer nada connosco até agora. Mas diria que está a ser um verão em contra relógio com os dos últimos anos. As temperaturas até agora têm estado abaixo do normal, ao nível da precipitação não tenho dados mas penso que está na média ou até acima da média no que ao norte diz respeito. Noto que a primeira metade deste ano teve no geral temperaturas acima da média e este segundo semestre até agora as temperaturas têm andado abaixo daquilo que é normal. Parece haver uma espécie de compensação. Neste aspeto faz lembrar-me o ano de 2008, mas como não hã anos iguais. O meu receio é que tínhamos um final de verão quente com o calor a querer entrar pelo o outono a dentro. Gostava é que saísse ao contrário o outono a chegar um pouco mais cedo e um Outubro frio e chuvoso. Mas ainda temos um mês e meio de verão e espero que ainda venham uns bons dias de verão neste querido mês de Agosto. Ainda não é tarde. :)
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Bem, quem está a pensar ir à praia na próxima semana é melhor levar consigo o material para a prática de Windsurf.

Nortada da valente é esperada em toda a costa ocidental e até nos Algarves. Está mau para férias este ano.


wOUsMaA.png


:confused:

Vá lá que é a 174h, pode ser que mude.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Segunda-feira, ela regressa com alguma intensidade aqui junto a costa ocidental, e vem de facto para ficar, enfim o massacre do costume.
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O ECMWF prevê o fim da nortada no próximo fim-de-semana, segunda saída consecutiva semelhante. :D

ECM1-192_lqa2.GIF


Muito pouco credível ainda, mas é uma evolução possível para a extratropicalização da Bertha, que aproveita o cavado aberto no Atlântico para se manter "viva" e ao encontrar ar quente que ascende pelo flanco ocidental da dorsal volta a cavar de forma intensa.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
Eu sou novo nestas andanças, ainda estou a aprender. Mas vou expor a minha humilde opinião. É verdade que o calor este verão não quer nada connosco até agora. Mas diria que está a ser um verão em contra relógio com os dos últimos anos. As temperaturas até agora têm estado abaixo do normal, ao nível da precipitação não tenho dados mas penso que está na média ou até acima da média no que ao norte diz respeito. Noto que a primeira metade deste ano teve no geral temperaturas acima da média e este segundo semestre até agora as temperaturas têm andado abaixo daquilo que é normal. Parece haver uma espécie de compensação. Neste aspeto faz lembrar-me o ano de 2008, mas como não hã anos iguais. O meu receio é que tínhamos um final de verão quente com o calor a querer entrar pelo o outono a dentro. Gostava é que saísse ao contrário o outono a chegar um pouco mais cedo e um Outubro frio e chuvoso. Mas ainda temos um mês e meio de verão e espero que ainda venham uns bons dias de verão neste querido mês de Agosto. Ainda não é tarde. :)

Ainda vamos muito a tempo de implorar por chuva.

Quanto às médias de precipitação, em Julho esteve acima no NO mas nada de muito significativo. Agosto em Braga deve ter uma média de 25mm se bem me recordo pelo que bem podemos ficar abaixo.

De resto, como já disse várias vezes, meteu-se na cabeça das pessoas que no Verão Português a chuva é uma anormalidade e que qualquer período mais instável e fresco é qualquer coisa de incomum.

Nada de mais errado. Se não prestarem atenção aos disparates dos media que fazem de Portugal o "pais onde o sol brilha o ano inteiro", a verdade é que a nossa posição geográfica permite e potencia tudo o que está a acontecer.

Digam o que disserem, este verão nada tem de anormal. Anormal são os 7 anos de seca em cada 10 que tem acontecido.

Por cá o resumo dos dois dias deu cerca de 15mm. Muito bem vindos diga-se!

Para os próximos dias ainda há instabilidade sobre o atlântico mas o AC parece querer reencaminhar tudo para Norte. Vamos ver se muda alguma coisa!
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e david 6

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O ECMWF prevê o fim da nortada no próximo fim-de-semana, segunda saída consecutiva semelhante. :D

ECM1-192_lqa2.GIF


Muito pouco credível ainda, mas é uma evolução possível para a extratropicalização da Bertha, que aproveita o cavado aberto no Atlântico para se manter "viva" e ao encontrar ar quente que ascende pelo flanco ocidental da dorsal volta a cavar de forma intensa.

O ECM na sua run operacional das 0z continua a insistir, e até reforça a depressão Bertha a vir para as nossas proximidades:

O33AbnE.gif


b6vWvek.gif


FpchdZ3.gif


Certamente, e ao verificar-se, provocaria chuvas por vezes fortes em especial no Norte, assim como ventos fortes, a distância temporal contudo não torna a previsão muito fiável, mas que o ECM vai insistindo, lá isso vai..:D
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

ABCD

Cirrus
Registo
26 Jul 2014
Mensagens
15
Local
Portugal
O ECM na sua run operacional das 0z continua a insistir, e até reforça a depressão Bertha a vir para as nossas proximidades:

O33AbnE.gif


b6vWvek.gif


FpchdZ3.gif


Certamente, e ao verificar-se, provocaria chuvas por vezes fortes em especial no Norte, assim como ventos fortes, a distância temporal contudo não torna a previsão muito fiável, mas que o ECM vai insistindo, lá isso vai..:D

O GFS nesta ultima run, não coloca nada divergindo por completo do ECM, na minha opinião normalmente o GFS após as 144h é mais certinho, mas vamos aguardar, se o ECM acertar será de génio mas tenho as minhas duvidas, seria algo muito interessante sem duvida.
Aliás olhando novamente para os modelos o GFS e o ECM divergem apenas num aspecto o ECM projecta que a depressão Bertha ganha força enquanto o GFS prevê que a mesma enfraqueça, mas olhando com mais atenção para os modelos não divergem na localização nem no trajecto da mesma, o GFS prevê que a mesma dissipa-se a meio do seu trajecto.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O GFS nesta ultima run, não coloca nada divergindo por completo do ECM, na minha opinião normalmente o GFS após as 144h é mais certinho, mas vamos aguardar, se o ECM acertar será de génio mas tenho as minhas duvidas, seria algo muito interessante sem duvida.
Aliás olhando novamente para os modelos o GFS e o ECM divergem apenas num aspecto o ECM projecta que a depressão Bertha ganha força enquanto o GFS prevê que a mesma enfraqueça, mas olhando com mais atenção para os modelos não divergem na localização nem no trajecto da mesma, o GFS prevê que a mesma dissipa-se a meio do seu trajecto.
Bom, a confirmar-se este cenário seria bastante interessante para as regiões mais a norte, com chuva e também vento, enfim ainda faltam alguns dias e não sei se esta previsão é fiável, os valores de pressão seriam baixos para esta altura do ano. vamos ver as próximas saídas;)