Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2015

A depressão que vai afetar o Reino Unido cava ainda mais de dia para dia! 978 hPa! Por aqui é tanto 8 como 80. Temos uma situação diferente hoje. O prolongamento da depressão no Norte de África continua para sudoeste mas em vez de trazer calor, traz chuva!! Além disso temos uma depressão a norte de Portugal no dia 7 que impede o prolongamento do AA para a Europa. Por isso ou temos chuva ou muito calor, é uma questão de acompanhar a situação.

O IPMA não preve chuva para o dia 7, só para os dias 10 e 11

Prolongamento para sudoeste da depressão no Norte de África ligeiramente interrompido pelo AA, pelo que a chuva já é menos provável. Ainda passam depressões pequenas a norte de Portugal mas as frentes dissipam rapidamente antes de chegar ao território. Enquanto isso uma nova situação de calor pode aparecer com a extensão do AA até à Europa e a depressão a encaixar como costume, formando uma nortada violenta. Após isso é incógnito, mas prevê-se mais calor.

• Gosto
Reactions: CptRena e StormRic
Grande indefinição dos modelos a partir do dia 10 .

Sempre a mudar de saída em saída , ora perspetiva uma corrente de leste com muito calor , ora perspetiva uma corrente de oeste com chuva .

Vendo os modelos , fico com a ideia que a nortada vai durar ate meio do mês , depois poderá haver uma mudança de padrão , ou muda para muito calor ou para tempo chuvoso .

1sGWRJV.jpg

Os próximos dias trazem novidades pois, quer os modelos de médio e longo prazo como o IPMA estão a prever mudança de tempo. Afinal, alguma razão tinham os antigos que usavam estes primeiros dias de agosto para prever o tempo do próximo ano :)
O que é irónico nesta previsão do IPMA é o céu limpo para dia 11, com a maior probabilidade de precipitação do período, enquanto há previsão de aguaceiros e aguaceiros fortes com 4% de probabilidade.:dry::facepalm:

Os próximos dias trazem novidades pois, quer os modelos de médio e longo prazo como o IPMA estão a prever mudança de tempo. Afinal, alguma razão tinham os antigos que usavam estes primeiros dias de agosto para prever o tempo do próximo ano :)
O que é irónico nesta previsão do IPMA é o céu limpo para dia 11, com a maior probabilidade de precipitação do período, enquanto há previsão de aguaceiros e aguaceiros fortes com 4% de probabilidade.:dry::facepalm:

Algoritmo automático... As previsões sem "intervenção humana" apresentam frequentemente esse comportamento.
Quanto ao tempo do próximo do próximo ano então como vai ser, baseado nos primeiros dias de Agosto? Sol o ano inteiro? Vá lá... o povo é sábio em muitas coisas mas há um limite para a crença popular :)

Algoritmo automático... As previsões sem "intervenção humana" apresentam frequentemente esse comportamento.
Quanto ao tempo do próximo do próximo ano então como vai ser, baseado nos primeiros dias de Agosto? Sol o ano inteiro? Vá lá... o povo é sábio em muitas coisas mas há um limite para a crença popular :)

Sim , se o tempo para o ano estiver relacionado com estes primeiros dias de agosto , estamos tramados porque vamos levar com mais um ano de seca .

Infelizmente o meu dia-a-dia é demasiado agitado nestas alturas, mas sempre ouvi o meu avô referir o padrão que ocorria nestes dias e que guiava muitas decisões no ano seguinte. Sei que os tempos eram diferentes e havia tempo para entender essas "crenças" tradicionais, mas há sempre conhecimentos antigos que a modernidade ignora, apesar de não saber ao certo se há ou não uma base para tais conhecimentos.
Vitamos e James, sei que naqueles tempos não era pelo estado geral do tempo, mas sim como estava o tempo ao amanhecer, as variações do vento, como era o pôr-do-sol, as variações de temperatura durante a noite, etc. Infelizmente não tive tempo para conhecer todos os pormenores, pois o meu avô já faleceu há muitos anos, mas sempre soube que ele tinha razão na larga maioria das coisas, mesmo naquelas que os livros diziam o contrário. :)

Infelizmente o meu dia-a-dia é demasiado agitado nestas alturas, mas sempre ouvi o meu avô referir o padrão que ocorria nestes dias e que guiava muitas decisões no ano seguinte. Sei que os tempos eram diferentes e havia tempo para entender essas "crenças" tradicionais, mas há sempre conhecimentos antigos que a modernidade ignora, apesar de não saber ao certo se há ou não uma base para tais conhecimentos.
Vitamos e James, sei que naqueles tempos não era pelo estado geral do tempo, mas sim como estava o tempo ao amanhecer, as variações do vento, como era o pôr-do-sol, as variações de temperatura durante a noite, etc. Infelizmente não tive tempo para conhecer todos os pormenores, pois o meu avô já faleceu há muitos anos, mas sempre soube que ele tinha razão na larga maioria das coisas, mesmo naquelas que os livros diziam o contrário. :)

Digamos que a sabedoria popular não é ciência exacta. Eu aprendi a ver o inverno em Agosto e o verão em janeiro. Posso dizer o que espelha para o inverno são as inversões térmicas durante madrugada e manhã em Agosto. E para o verão é variação de calor e nuvens para o verão em janeiro. Posso dizer que devido a problemas de saúde não tenho acompanhado bem este mês de Agosto, mas pelo o que vejo tem havido bastantes nublinas e tem estado bastante fresco de manhã, o que leva a entender termos para já um outono normal. Pois conta um provérbio popular que neblina na serra, cheia no rio. Atenção eu não sou adivinho nem profeta do tempo, tudo isto é só sabedoria popular que passou de boca em boca.

Boa tarde.

Já se fala de sazonais neste tópico...:D
Aquilo que me chamou a atenção estes dias, foi o anúncio de que o"El nino" este ano está forte ou ainda em intensificação, provavelmente sendo mais intenso do que em 1997, o ano em que o "El nino" atingiu a sua intensidade máxima até à data.
É de recordar que, nesse ano em particular, o fim de verão e o outono foram particularmente severos na metade sul do país e em especial no Alentejo\Algarve.
Se assim for, será de esperar que o que resta do verão e no outono possam fazer lembrar 1997 no que toca à precipitação.

Não sei que dados em concreto entram nas equações dos modelos meteorológicos, mas estas últimas semanas tem sido marcadas por muitas variações dos modelos saída após saída.
Para já teremos a acção de uma depressão de origem térmica no sul da Penísula, que no fim de semana injectará em toda a Península Ibérica ar com origem no norte de África, com iso`s bem altas (24 na metade sul do país). No início da próxima semana esta depressão térmica vai posicionar-se bem no centro da Península, levando a uma entrada de ar marítimo no litoral e fazendo baixar a temperatura até dia 13 (para valores dentro do normal após um fim de semana muito quente).

O "El Niño" está forte este ano, mas Portugal não é dos países mais afectados por este fenómeno, esse ano de 1997 foi muito quente senão mesmo o mais quente que há registo, é provável que o outono e o inverno venham a ser chuvosos. veremos

Se o " el nino " for mais intenso que em 97 , poderá ser problemático .

O outono de 97 foi chuvoso em todo o pais , mas no Sul foi mesmo trágico , com episódios violentos de chuvas , como em Monchique e Ourique ( infelizmente , salvo erro , com 9 vitimas mortais ) .

Em Ourique , se não me engano em Garvao , ficou - me gravado na memoria e correram mundo as imagens da aldeia submersa com as
Casas a desabar como um baralho de cartas .

O outono de 97 foi chuvoso em todo o pais , mas no Sul foi mesmo trágico , com episódios violentos de chuvas , como em Monchique e Ourique ( infelizmente , salvo erro , com 9 vitimas mortais ) .

97 foi o desabamento na Ribeira Quente. 29 mortos. Pode ocorrer novamente isso. Ou então, o anticlone deambula entre o triângulo português (Madeira, Açores, Cont.) e a sua posição normal. Há opiniões discordantes:

Um cartão-postal do inferno se desenha para o próximo verão. Ele mostra uma colossal mancha vermelha no Oceano Pacífico e representa, segundo as agências climáticas dos Estados Unidos e da Austrália, o fortalecimento do El Niño, o fenômeno que semeia seca, calor e tempestade planeta afora. Dizem as agências, pode ser o mais avassalador em 50 anos. Se estiverem certos, um super El Niño. A mancha vermelha sinaliza o aquecimento anormal da água do Oceano Pacífico, marca registrada do El Niño. No Brasil, pesquisadores discordam e não acreditam que ganhará tanta potência. Mas o fato é que ele já está entre nós.

http://oglobo.globo.com/sociedade/s...to-em-decadas-afetando-tambem-brasil-16998544

• Gosto
Reactions: Thomar