Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Olá,

Amanhã parece que vai haver animação da parte da tarde, para a zona de Lisboa com cerca de 40 mm em 6h... Já dá para lançar a confusão nas zonas baixas de Lisboa, Cascais etc..
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Olá, Amanhã parece que vai haver animação da parte da tarde, para a zona de Lisboa com cerca de 40 mm em 6h... Já dá para lançar a confusão nas zonas baixas de Lisboa, Cascais etc..

Olá; aonde foi buscar essa informação? É bom que coloque aqui o link, pois de contrário pode estar a fazer especulações, tudo o que não se quer aqui neste tópico.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho estranho este tópico estar tão parado desde há uns dias para cá, e as únicas mensagens quase dizem apenas respeito à possibilidade de nevar ou não no interior norte e centro! Parece que se interiorizou a ideia que o resto do ano vai ser um marasmo meteorológico... ninguém fala da depressão de amanhã até quarta? Os modelos já a meteram mais cavada, é certo, mas espera-se muita chuva nestes próximos 3 dias em todo o país! O vento também pode ser significativo! Eu não excluía a possibilidade de haver cheias amanhã nalguns locais como Lisboa. Possibilidade de trovoadas, com valores de CAPE/LI bem favoráveis, diria eu...

Resumindo: amanhã, terça e quarta podem ser dias muitíssimo interessantes em várias vertentes: Chuva, vento, trovoadas, ondulação... é isto o tédio meteorológico?

Aproveito para desejar a todos boas festas.

O pessoal quando está sol, quer chuva está farto do sol, quando chove ... já não se contenta com a chuva e quer é muito frio (tipo Polo Norte :lmao:) mas esquece que muito, muito frio e neve raramente combinam ... quando depois novamente o tempo é seco ... já deseja novamente a chuva !!
E por acaso adoro a chuva mas cada pessoa tem os seus gostos, e além disso fartos da chuva não podem estar pois este mês caminha para termos nacionais voltar a estar abaixo da média como Novembro e poder continuar assim .....

Relativamente á neve creio que Quarta-Feira pode haver boas hipoteses para o pessoal que gosta da neve.
Realtivamente a chuva amanhã a tarde deverá voltar ...... tenho muitas duvidas na sua intensidade ainda ....
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Olá,

Amanhã parece que vai haver animação da parte da tarde, para a zona de Lisboa com cerca de 40 mm em 6h... Já dá para lançar a confusão nas zonas baixas de Lisboa, Cascais etc..

Concordo!! Incluía ai Setúbal também as chuvas vão ser fortes vem de SW com trovoadas penso que localmente podem haver cheias e prevenção nunca fez mal a ninguém!! se houvesse mais prevenção noutras alturas que se sabe que vai haver condições para tempo severo podia se evitar muitos problemas que depois abrem noticias uma semana seguida.
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Tiempo Severo :surprise:

thumb.php


Será que amanhã vai haver alguma coisa de relevante?:confused:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom voltando-se ao tópico estou constatando que os modelos continuam extremamente incertos relativamente á depressão de amanhã tendo vindo a oscilar imenso na sua intensidade, por isso parece-me que neste caso teremos que fazer mais um "Now_Casting" parece-me novamente que as chuvas existirão em maior intensidade onde houver trovoadas sendo que a partir de amanhã á tarde existem optimas chances até meio da tarde de terça.
Neste caso parece ser a frente que trará mais chances de trovoadas, e não o seu pós frontal...

Comparando modelos onde vejo precipitação, nesta run o Hirlam é mais soft na situação da tarde de Terça feira (para o Algarve, chegou nesta manhã a dar imensa precipitação no Algarve em especial no Sotavento), e voltou a alterar de novo a situação de amanhã, quando antes entrava com bastante força em todo o centro sul e sul, agora entra com algo menos força no Algarve e Baixo Alentejo..

Quando os modelos andam assim então somente olhando ao satélite sendo qye me parece que desta vez com a precipitação convectiva poderemos ter boas surpresas !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Bom voltando-se ao tópico estou constatando que os modelos continuam extremamente incertos relativamente á depressão de amanhã tendo vindo a oscilar imenso na sua intensidade, por isso parece-me que neste caso teremos que fazer mais um "Now_Casting" parece-me novamente que as chuvas existirão em maior intensidade onde houver trovoadas sendo que a partir de amanhã á tarde existem optimas chances até meio da tarde de terça.
Neste caso parece ser a frente que trará mais chances de trovoadas, e não o seu pós frontal...

Comparando modelos onde vejo precipitação, nesta run o Hirlam é mais soft na situação da tarde de Terça feira (para o Algarve, chegou nesta manhã a dar imensa precipitação no Algarve em especial no Sotavento), e voltou a alterar de novo a situação de amanhã, quando antes entrava com bastante força em todo o centro sul e sul, agora entra com algo menos força no Algarve e Baixo Alentejo..

Quando os modelos andam assim então somente olhando ao satélite sendo qye me parece que desta vez com a precipitação convectiva poderemos ter boas surpresas !!

Retirou amigo Aurélio, mas não retirou de todo, se veres amanhã entre as 12 e as 18 horas coloca 10 a 20 mm, entre as 18 horas e as 00 horas coloca 20 a 30 mm no Sotavento, 3ª feira e 4ª feira ainda coloca precipitação. Sabemos que trás actividade convectiva e isso pode fazer muita diferença onde pode chover muito mais do que aquilo que os modelos prevêem, o GFS não tem nada de muito relevante, nos últimos tempos o Hirlam tem estado bem certeiro pelo Algarve. Atenção ao Tiempo Severo que coloca uma SP (SoperCélula) no litoral alentejano.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Olá, Epa.. Tanta agressividade... Basta OLHAR para os vossos meteogramas...

Caro amigo, é bom que indique que o meteograma não refere "Já dá para lançar a confusão nas zonas baixas de Lisboa, Cascais etc.." ok ? Sejamos mais responsáveis e evite dizer aquilo o meteograma não diz.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Retirou amigo Aurélio, mas não retirou de todo, se veres amanhã entre as 12 e as 18 horas coloca 10 a 20 mm, entre as 18 horas e as 00 horas coloca 20 a 30 mm no Sotavento, 3ª feira e 4ª feira ainda coloca precipitação. Sabemos que trás actividade convectiva e isso pode fazer muita diferença onde pode chover muito mais do que aquilo que os modelos prevêem, o GFS não tem nada de muito relevante, nos últimos tempos o Hirlam tem estado bem certeiro pelo Algarve. Atenção ao Tiempo Severo que coloca uma SP (SoperCélula) no litoral alentejano.

Ya ... eu sei, é uma questão de now casting, creio que amanhã os modelos de pouco importarão é ver mais onde caiem as células !!
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Olá,
Caro amigo, é bom que indique que o meteograma não refere "Já dá para lançar a confusão nas zonas baixas de Lisboa, Cascais etc.." ok ? Sejamos mais responsáveis e evite dizer aquilo o meteograma não diz.

Mas estamos aqui a brincar não ?

Se eu por acaso estou ligado aos serviços socorro na zona de Cascais, é facil de prever que se a precipitação for a que está prevista, IRÁ HAVER confusão na baixa de Cascais..

Ou quer exemplos com niveis mais reduzidos de precipitação, onde houve confusão na baixa de Cascais que é a minha zona de intervenção ?
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Olá, Mas estamos aqui a brincar não ?
Se eu por acaso estou ligado aos serviços socorro na zona de Cascais, é facil de prever que se a precipitação for a que está prevista, IRÁ HAVER confusão na baixa de Cascais..
Ou quer exemplos com niveis mais reduzidos de precipitação, onde houve confusão na baixa de Cascais que é a minha zona de intervenção ?

Ok, tudo bem :thumbsup: Não coloco em causa a sua experiência, pelo que seria então bom que colocasse já esse seu alerta em destaque no site da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais. Mais vale prevenir do que remediar.

Por mim este assunto fica desde já encerrado aqui.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais