Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010



ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Mais uma run do GFS, mantém o frio e aumenta na precipitação para a proxima quinta feira, parece que vamos ter mais algumas estradas cortadas no Norte e Centro do Pais ;)

relativamente a quinta de madrugada parece-me que está relativamente seguro, até porque haverá queda de neve durante as horas mais críticas para ocorrer acumulação no solo.

quanto à noite de 24, ainda estamos a de 80 horas e para não haverem desilusões....é melhor...:pray: . nesta run das 12 o GFS põe mais precipitação no centro e no litoral norte para esse evento
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
run de controle continua desde ontem muito melhor que a principal
gens-0-0-42.png


assim poderia haver neve abaixo dos 700 metros doutra maneira parece-me difícil

para a noite de natal neste momento a cumprir-se o previsto teríamos neve acima dos 400 metros nos locais habituais propícios a entradas de sul
 

pedromachado

Cirrus
Registo
20 Fev 2008
Mensagens
11
Local
Quinta do Anjo
Boas pessoal,

Sou um curioso e não sou nem de longe um entendido na matéria... mas como vou para o Norte (Paredes) passar o Natal... Alguns aqui dos "prós" na matéria me consegue dizer se poderei ter um Natal com neve a cair lá fora!?!?!?

Abraço a todos...
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Boas pessoal,

Sou um curioso e não sou nem de longe um entendido na matéria... mas como vou para o Norte (Paredes) passar o Natal... Alguns aqui dos "prós" na matéria me consegue dizer se poderei ter um Natal com neve a cair lá fora!?!?!?

Abraço a todos...

antes de mais bem vindo!

Paredes fica a sensivelmente 35 km do litoral e a cerca de 150 m de altura do nivel do mar!
Nevara apenas nas terras acima dos 500/600 metros!
ja que estas em paredes tens a serra da abrobeira a cerca de 30km com os seus 900 metros! ai sim tens neve garantida!
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Quanto ao frio já não há grandes dúvidas que vamos ter,
quanto à precipitação é que ainda restam algumas incertezas.
o GFS pões precipitação no Litoral Norte e Centro na Quinta e céu pouco nublado na Sexta, enquanto que o ECM (IM, Foreca etc) está precisamente ao
contrário sol na Quinta e precipitação na Sexta :confused:
 

gomes.marco

Cirrus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
22
Local
Penalva do castelo
Quanto ao frio já não há grandes dúvidas que vamos ter,
quanto à precipitação é que ainda restam algumas incertezas.
o GFS pões precipitação no Litoral Norte e Centro na Quinta e céu pouco nublado na Sexta, enquanto que o ECM (IM, Foreca etc) está precisamente ao
contrário sol na Quinta e precipitação na Sexta :confused:
e o instituito de meteorologia preve queda de neve na manha de quinta para 400/600 de altitude no norte e centro! resta saber quem diz a verdade!:confused: