Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010



HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
logo de verá! atençao não sou eu que digo sao os run
mas se é impossivel eu acredito em voçes

Bem-vindo ao forum, só agora reparei que foram os primeiros posts aqui :thumbsup:

A run do GFS diz 2 coisas: Cota superior a 1000 metros e não há precipitação.

Era interessante colocares aqui uma imagem da run que te estás a referir.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Na Gronelândia, para além de um super anticiclone, também co-habita mesmo ao lado uma enorme depressão, meu caro!

Cumprimentos

Correcto... mas mais propriamente na Escandinávia.

Como é normal em qualquer situação, ao lado de um anticiclone está uma depressão.

Elas neste momento não têm qualquer influência directa em Portugal, mas a depressão irá rumar até ao Reino Unido.

O que seguirá também gostaria de saber. :D
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
eu apenas achei muita piada á resposta
neste forum brinca-se por vezes mas sempre com respeito pelos outros membros
eu tb sei muito pouco disto e já cá ando há algum tempo
dá para estar sempre a aprender
no entanto se vires bem todas as runs (fiáveis)
hás-de ver que não será fácil nevar no continente até domingo
e
dizemos que não será fácil porque os modelos já estão a modelar a 72 horas
a partir daí logo se vê
:thumbsup:
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Correcto... mas mais propriamente na Escandinávia.

Como é normal em qualquer situação, ao lado de um anticiclone está uma depressão.

Elas neste momento não têm qualquer influência directa em Portugal, mas a depressão irá rumar até ao Reino Unido.

O que seguirá também gostaria de saber. :D

Por acaso acabei de fazer um périplo pelos vários modelos e de facto nenhum deles dá essa possibilidade de forma directa, porque de modo indirecto, até é possível. Estou-me a referir, a uma possível entrada de oeste, já durante e depois do natal. Mas é muito especulativo!

Hoje já li por ai, que existem alterações relevantes, quanto ás tendências até hoje tidas como certas.

Cumprimentos
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
É normal essa situação. Até sexta feira os medelos têm a certeza do que se vai passar, agora a mais horas comecam a diferir porque diferentes modelos têm diferentes critérios de previsão, e de modelagem, em que uns dão mais importancia a uns factores e outros a outros. Falando muito superficialmte da matéria, de modo a ser apanas entendida...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
entao podem-me dar a run mais certa ?

Não existe nada certo na meteorologia, até no próprio dia por vezes há surpresas, tudo o que seja além de 3 dias na meteorologia é um sonho algo cada vez menos fiável no numero de horas que se avança. Não existem modelos (run's/actualizações) que façam previsões exactas, apenas modelam a realidade possível, e claro quanto mais perto do actual estiver essa realidade mais exactos se tornam, mas nunca totalmente.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
entao podem-me dar a run mais certa ?

Não há run mais certa para alem de sexta feira... o Modelo mais correcto costuma o GFS, mas a não muitas horas, todos os modelos a mais de 100 horas não são muito fiaveis....
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Super-anticiclone sim.

As temperaturas já estão na ordem dos -45ºC lá e a pressão a 1080mb.

A depressão está a arrastar ar frio de norte em direcção às Ilhas Britânicas.

Meus caros, isto parece vir aí o grosso do frio brutal, e eu digo-vos isto ainda vai ser histórico. Nesses 1080mb está um frio bem bem glacial!

E parece que prestes a invadir a hora, em coisa de 2 semanas.... ou seja, pós-natal


Na Gronelândia, para além de um super anticiclone, também co-habita mesmo ao lado uma enorme depressão, meu caro!

Cumprimentos