Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A depressão (NICKI) que vai trazer mau tempo à Portugal Continental terá amanhã (5ªFeira dia 13) ao final do dia no seu centro: 953hPa de acordo com o Hirlam :surprise: :surprise:

Outros países (Irlanda e Inglaterra) também vão levar com a Nicki nas próximas horas e não vai ser pouco (chuva forte) e ventos intensos.... Serão dias verdadeiramente de inverno....:thumbsup: :thumbsup:


Vamos ver o acumulado que teremos aqui no nosso Burgo....:D
 


Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Bem, parece que vamos ter animação.
Será que alguém me pode ajudar na previsão do tempo para Domingo?
Vou ter prova de karting em Viana do Castelo, gostaria de saber mais ou menos o que me espera... já dava jeito saber se vou ter chuva ou sol :)

Alguém me ajude sff :)

Cumps!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bem, parece que vamos ter animação.
Será que alguém me pode ajudar na previsão do tempo para Domingo?
Vou ter prova de karting em Viana do Castelo, gostaria de saber mais ou menos o que me espera... já dava jeito saber se vou ter chuva ou sol :)

Alguém me ajude sff :)

Cumps!

Ao que tudo indica o dia de Domingo será ainda marcado por chuva por vezes forte no Minho... Um dia de sol é para já uma hipotese quase totalmente descartada.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Penso que algures no tópico já foi referido (e bem) que nos últimos tempos não tendo havido precipitações muito acima da média no Norte, os solos não estejam muito saturados, e os cursos de água não estejam a níveis muito altos, minimizando os efeitos da enorme quantidade de precipitação que vai cair.

Todavia, isto obviamente não se pode aplicar assim a zonas urbanas, altamente impermiabilizadas. A verificar-se esta ordem de valores de precipitação prevista naturalmente será de esperar alguns problemas nestas zonas. Uma cidade que me lembro em que costuma haver bastantes vezes problemas em túneis e estruturas rodoviárias em eventos deste tipo é Braga, p.ex.

Além disso, há a ter em conta o vento muito forte, e todo o cuidado é pouco em relação a árvores, etc.

E como já também foi escrito, o mar estará fantástico para umas fotos, mas muito perigoso, ondulação brutal, portanto nada de aventuras.
:)


Em termos de expectactivas de fenómenos convectivos mais severos, sabemos que nunca os podemos descartar completamente em eventos importantes como este, mas a probabilidade é reduzida, visto a precipitação ser essencialmente estratiforme, sem grande desenvolvimento vertical, e muito ajudada pela orografia, e claro por ser um sistema que vai afectar a região por muitas horas consecutivas, resultando num problema de acumulados, mais do que propriamente a violência das precipitações em si.

Além do Minho e Douro Litoral, parece-me que também a região da Serra da Estrela poderá ter acumulados de precipitação (e vento claro) bastante significativos.


---

Segundo a saída de hoje das 06 do GFS, precipitação acumulada até ao final de Domingo:






Rajadas de vento (no período mais crítico), em nós:

 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

situação com alguma severidade a afectar em especial o Litoral Norte segundo esta última run gfs 12 z:

gfs248.png



O meteograma GFS 12z mete 185.5 mm aqui para o Porto, o que é bastante significativo:

getgrafico.png


de resto, consultando os vários meteogramas GFS aqui para o Minho/Douro Litoral, as quantidades de precipitação previstas são muito elevadas, próximas dos 200 mm em alguns casos.:rain:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Todavia, isto obviamente não se pode aplicar assim a zonas urbanas, altamente impermiabilizadas. A verificar-se esta ordem de valores de precipitação prevista naturalmente será de esperar alguns problemas nestas zonas. Uma cidade que me lembro em que costuma haver bastantes vezes problemas em túneis e estruturas rodoviárias em eventos deste tipo é Braga, p.ex.



Tem razão caro rozzo. Isto deve-se em parte ( não estou a falar dos tuneis rodoviários e saneamento) ao fato do rio ter sido todo acimentado à cerca de 15/20 anos não permitindo grande absorção das águas. Este ultimo ano tem-se feito obras na tentativa de renaturalizar o rio. De certa forma têm-no conseguido apesar de ainda estarem a meio. A água está mais limpa e curiosamente já começa a ter peixes algo que nunca tinha visto em 30 anos.
Bem no entanto estou curioso para ver se de fato o rio não transborda com tanta facilidade..
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Peço imensa desculpa em alimentar o off-topic, mas de facto basta chover um bocado mais forte na cidade de Braga que tudo o que são túneis e vias rápidas inundam... Porém, o "superdotado" administrador da AGERE diz que é normal... Credo, se assim fosse em todas as cidades!!! Realmente Mesquita Machado afinal não tem solução para tudo! Para erradicar este mal, não vejo jeitos...

/fim de off-topic

Bom, de facto as ultimas runs carregam bem no Litoral Norte do país... Precipitação intensa aliada a rajadas de vento forte, isto para não falar do mar alteroso. Evento interessante de se seguir :rain::thumbsup:
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Tem razão caro rozzo. Isto deve-se em parte ( não estou a falar dos tuneis rodoviários e saneamento) ao fato do rio ter sido todo acimentado à cerca de 15/20 anos não permitindo grande absorção das águas. Este ultimo ano tem-se feito obras na tentativa de renaturalizar o rio. De certa forma têm-no conseguido apesar de ainda estarem a meio. A água está mais limpa e curiosamente já começa a ter peixes algo que nunca tinha visto em 30 anos.
Bem no entanto estou curioso para ver se de fato o rio não transborda com tanta facilidade..

Boa tarde Vizinho,

Podemos ter a certeza que o rio Este vai dar que falar nos principais jornais locais.

O nosso amigo PauloSR tem razão, basta chover um bocado mais forte durante algumas horas que os verdadeiros problemas surgem na cidade de Braga (Inundações diversas nos túneis, vias rápidas e parques de estacionamento subterrâneos).

Já começa a ser cada vez mais provável um evento interessante de se seguir em termos de precipitação, vento e agitação máritima.

Venha ela em força que o Minho está preparada para receber-la de braços abertos. Abençoada chuvinha.:rain: :rain: :rain: :rain: :thumbsup:

Cmps a todos...
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Boa tarde Vizinho,

Podemos ter a certeza que o rio Este vai dar que falar nos principais jornais locais.

O nosso amigo PauloSR tem razão, basta chover um bocado mais forte durante algumas horas que os verdadeiros problemas surgem na cidade de Braga (Inundações diversas nos túneis, vias rápidas e parques de estacionamento subterrâneos).

Já começa a ser cada vez mais provável um evento interessante de se seguir em termos de precipitação, vento e agitação máritima.

Venha ela em força que o Minho está preparada para receber-la de braços abertos. Abençoada chuvinha.:rain: :rain: :rain: :rain: :thumbsup:

Cmps a todos...

As inundacoes em Braga sao uma certeza. Como sempre o rio este vai galgar as margens e apenas espero que nao se de uma situacao extrema como a do ano passado em que andaram carros a boiar e inclusive uma ponte pedonal foi arrasada pela furia das aguas matando uma pessoa.

A precepitacao prevista e concentrada, se se concretizar, estara acima do evento que causou o caos o ano passado. Assim sendo, eu que tinha previsto fazer as compras de Natal nestes dois dias, irei ficar em casa.

E que aquele tunel da variante costuma transformar-se em oceanario rapidamente.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Só para desanuviar a pressão e a tensão do evento próximo, coloco aqui uma carta de previsão do GFS para daqui a uma "eternidade".
Parece o round 2 desta batalha outonal;)

3YjFK.jpg
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Só para desanuviar a pressão e a tensão do evento próximo, coloco aqui uma carta de previsão do GFS para daqui a uma "eternidade".
Parece o round 2 desta batalha outonal;)

3YjFK.jpg

Esse sistema frontal vai chegar a Portugal Continental, muito provavelmente, no dia 21 de Dezembro de 2012. Para os crentes, pode estar aí o apocalipse embebido nesse sistema ciclónico.
Até lá, degustemos o que o de amanhã nos vai trazer muita chuva :rain: para o cantinho Centro-Norte e Norte e vendaval de levar "tudo" pelo ar.:w00t:
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Esse sistema frontal vai chegar a Portugal Continental, muito provavelmente, no dia 21 de Dezembro de 2012. Para os crentes, pode estar aí o apocalipse embebido nesse sistema ciclónico.
Até lá, degustemos o que o de amanhã nos vai trazer muita chuva :rain: para o cantinho Centro-Norte e Norte e vendaval de levar "tudo" pelo ar.:w00t:

Pois é desta vez vai tudo para o norte;), por aqui já tivemos a nossa parte, nestes próximos dias vamos apenas ter alguma chuva felizmente mas bastante vento, já que os solos por aqui continuam muito saturados e com várias poças ou mesmo lagos da chuvada de Quinta-feira:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Esse sistema frontal vai chegar a Portugal Continental, muito provavelmente, no dia 21 de Dezembro de 2012. Para os crentes, pode estar aí o apocalipse embebido nesse sistema ciclónico.
Até lá, degustemos o que o de amanhã nos vai trazer muita chuva :rain: para o cantinho Centro-Norte e Norte e vendaval de levar "tudo" pelo ar.:w00t:

Apocalipse em Portugal devido a uma frente fria, só se viesse um novo 1941..
Se aquela depressão cavar até aos 940hpa logo falaremos:lmao:

Bom..de resto, os modelos estão agora bastante solidos, mostrando um padrão de corrente de oeste, com os proximos 8-10 dias a serem um mix de sol e tempo ameno com alguns periodos chuvosos e ventosos pelo meio...sendo que a norte tenderá a chover mais que a sul do Tejo.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Algures no minho - 200mm de precipitação - nas próximas 48 horas e em zonas bem orientadas a oeste. E falta o dia de sábado.

(Precipitação acumulada em 48h)