Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Vou acompanhando os modelos e sinceramente vejo os dias a passar e nada de interessante no horizonte...Rendo-me às evidências, cada vez o nosso clima está mais "soft"! Aínda ontem falei com o meu irmão que está na alemanha e ele disse-me que desde que há registos foi provavelmente o Natal mais quente! Começo a acreditar no aquecimento global!

São as temperaturas e a distribuição da precipitação...anda tudo errático...Chuva cada vez mais tarde no Outono, depois tudo concentrado num único mês, Inverno seco e Primavera molhada e mais fria que o normal, enfim...
Acho que os próximos tempos vão ser de discussão de qual e posição do AA, se em cima, se ligeiramente ao lado, a não ser que os modelos estejam a inventar acima das 200 e tal horas.

PS: O GFS agora na run das 12h já mostra outra vez a hipótese de cut-off acima das 300h. Agora vamos entrar na fase do adia.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Vou acompanhando os modelos e sinceramente vejo os dias a passar e nada de interessante no horizonte...Rendo-me às evidências, cada vez o nosso clima está mais "soft"! Aínda ontem falei com o meu irmão que está na alemanha e ele disse-me que desde que há registos foi provavelmente o Natal mais quente! Começo a acreditar no aquecimento global!

O Natal é um dia. Durante a primeira quinzena deste mês nevou quase todos os dias na Alemanha.

Por cá estamos a ter um inverno (o pouco que ainda tivemos, o inverno astronómico começou há 4 dias) normal, houve uns dias relativamente quentes, mas tal não indica qualquer alteração climática ao nível planetário.

Ao nível da precipitação, tivemos um novembro molhado a sul e um dezembro molhado a norte, ninguém deve ter muitas razões de queixa.

Não será nada de anormal caso o anticiclone se centre na Península Ibérica durante os próximos 10 dias, é algo que acontece quase todos os invernos.
 
M

Membro excluído 274

O desespero já se começa a fazer sentir por aqui! Calma!
Este padrão não nos é de todo desconhecido, há invernos assim... Lembram-se do inverno da queda da ponte de Entre-os-Rios? Pois é chuva, chuva, chuva... frio nada... E de quem é a culpa? Sim, sempre o maldito! AA! Olhem para as cartas e tirem as próprias conclusões!

Nós até temos altas pressões na Gronelândia... mas tambem temos o AA perto de mais para permitir entradas polares! E assim, não há nada... O "manto da Sra. de Fátima" como lhe chamo está (quase sempre) aí!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Na precipitação já é normal ser irregular agora as temperaturas é que estão fora do lugar. Trouxe roupa mais ou menos de inverno e ando descapotável.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Na minha opiniao ate ao fim do ano ainda vamos ter aquela entrada de sabado-3ªfeira, que pode render bons acumulados mais uma vez em especial no minho e douro litoral.
No inicio de janeiro deveremos ter o anticiclone a condicionar-nos mas depois creio que janeiro devera ser interessante...nao me parece que o inverno do ano passado se repita principalmente na regiao norte porque no sul a historia e outra...isto e so a minha opiniao, mas nao sou muito entendido nesta materia portanto posso estar errado:huh:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É verdade que tivemos um Novembro muito chuvoso a sul e mais seco a norte, do mesmo modo que tivemos um Dezembro chuvoso a norte e seco a sul.
Tal situação se traduz num Outubro/Novembro/Dezembro dentro normal, embora com tendência para ser um pouco acima do normal na maior parte das regiões.
Até aí penso que existe consenso !

Relativamente áquilo que os modelos mostram neste momento é que já não concordo com aquilo que diz o David, porque para mim é bastante claro aquilo que mostram os modelos, um gradual aumento da seca (entenda-se precipitação abaixo da média) a partir deste mês até ao fim do Inverno, pelo menos.

Como se sabe muito raramente temos um Outono e Inverno chuvosos, sendo que quando o Inverno é chuvoso, o Outono e Primavera costuma ser mais secos, em especial o Outono, e quando o Outono é chuvoso normalmente o Inverno é mais seco. Isso sempre foi assim e sempre será.

A questão que se coloca aqui é o aumento da frequência (ou não) da presença do AA por estas bandas nos meses de Inverno, e para isso penso que basta ter boa memória que se constatar que nos ultimos 30 anos, houve uma clara diminuição do numero de anos com precipitação acima da média, nomeadamente no que toca aos meses de Janeiro e Fevereiro.

A nivel das temperaturas o comportamento tem sido de Invernos mais frios e principios de Outono e Primaveras mais quentes.

Esta informação podem consultar no site do IM !


Agora não se precisa de andarmos a passar o Inverno inteiro a dizer o mesmo ....
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Possivel evento de ciclogenese a W de São vicente. Risco de precipitação localmente excessiva, granizo e ventos fortes

I6gTG.jpg


Esta situação é de caracter altamente imprevisivel e complexo, este aviso não é oficial nem é feito por um meteorologista!

Muito bem Stormy :thumbsup: Aqui no Alandroal a trovoada, forte e concentrada, começou com aguaceiros fortes de granizo entre as 03h00 e as 03h15. A tempestade prosseguiu para norte/nordeste. A temperatura do ar desceu aos 6,5 ºC.

Reportagem no Seguimento Sul
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para o inicio de Janeiro parece-me obvio que haverá uma mudança de padrão.

Os modelos estão consensuais quanto á entrada num ciclo de AO--, que geralmente está associada a periodos de tempo muito variavel e por vezes activo nas latitudes médias..
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Ainda li a pouco um colega a dizer que este mês já ultrapassou os 200 mm....no ano passado queixam-se porque não chove este ano é porque não ha frio agora já se queixam por antecipação!!!!

Bem enquanto uns se queixam por tudo e por nada e analisando os modelos parece que dia 29/30 e 1 há possibilidade de chuva mais aqui para o norte do que para o Sul.
Curiosamente aqui estão uns abrasadores 6 graus o que convida mesmo a andar na rua de manga curta.

Não sei se toda esta onda de péssimismo tem a ver com asituação que o pais vive...vai dai toda a gente alinha.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Como disse o David sf , é perfeitamente normal o AA aparecer e ficar uns 10 dias ou mais, o nosso clima tem uma grande variabilidade, e depois de tanta chuva até é bom uns dias de sol seguidos.

Até ao fim do mês deverá voltar a chover em especial a Norte:

GFS:

lx0mN.png


ECM:

ecm.gif



Depois para Janeiro, logo se vê.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias e boas festas para todos :).

Entretanto estava eu aqui a consultar os principais modelos nesta manhã pós-Natal e eis que o ECMWF, a partir do meio da próxima semana, coloca o AA em força a W/NW da P.I., bem forte (pressão ao centro de cerca de 1040 hPa) e geopotenciais bem elevados. Tanto a run operacional com o ensemble apontam para o mesmo. É claro que ainda falta muito tempo, mas a tendência para "super-bloqueio" está lá, e parece que as temperaturas (apesar do tempo seco) nem serão assim tão baixas (as máximas, pelo menos), devido ao posicionamento do AA...

Vamos ver a evolução nos próximos tempos, mas parece-me que vamos ter tempo seco no início do ano... Mas ao menos já tivemos um Outubro e Novembro chuvosos por cá... Dezembro talvez não tanto.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Dezembro talvez não tanto.

A Sul Dezembro não foi chuvoso, mas a Norte, deve haver zonas do Minho em especial no Gerês que já levam mais de 400 mm acumulados só em Dezembro, é muita água para um mês, mesmo para os padrões aqui do Norte :thumbsup:

E as contas de Dezembro ainda não estão fechadas :rain: