Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012



MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Como é mais provável chover no norte este tópico "morre"

Morre?!

Não sei se é comum o mesmo gosto que também nos poderá unir. Mas eu gosto de tempo instável. Quanto "pior", melhor :D
Praticamente ninguem me compreende, mas penso que seja pelo gosto em interpretar os meteoros.
É igual convosco?!


Na minha análise prevejo que a chuva caia a norte a partir de quinta-feira, sendo fraca e pouco frequente. Na sexta é que a situação agrava-se com a intensificação da corrente de Oeste e teremos condições bem mais adversas.

As rajadas a chegar perto dos 100km/h nas terras altas e aos 80km/h no litoral.
Chuva moderada a forte (>4l/m2/h)
A ondulação a progredir acima dos 5-6 m.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
O joe bastardi tem sempre tendência para exagerar desta vez é que se passou mesmo, retirado do twiter do joe

"Euro Winter will be colder than last 3, perhaps coldest since 62-63."

"Right now for Weatherbell Euro forecast i am lining up winters since 1950 to show people how cold this one will be Top 5 blend"
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
e há mais

"Just got a look at the new ECMWF monthlies. If true, this will be the coldest winter in Europe overall since at least the 1980s."

alguém já viu estas novas previsôes do ecfwf ?
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Novas actualizações, do centro europeu.
Situação de precipitação a antecipar-se para quarta-feira a tarde.

Na sexta de igual modo bastante instabilidade e forte corrente de Oeste sobre a peninsula (mais prevalencia no norte).

Espero que agora seja de vez. Tou cansado de ver as chuvadas a irem para o sul e aqui pelo norte é sempre a mesma pasmaceira.
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Se è assim porque é que os membros do norte não postam ? :confused:

Talvez porque aqui os membros do Norte deste fórum, como eu, não têm conhecimentos mais científicos para fazer uma previsão a esta distância. Estou a espera do stormy.... :D

Apenas olhando aos modelos, parece-me que vai ser uma semana bastante animada aqui pelo Norte. Também merecemos caramba. :thumbsup:
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Talvez porque aqui os membros do Norte deste fórum, como eu, não têm conhecimentos mais científicos para fazer uma previsão a esta distância. Estou a espera do stormy.... :D

Apenas olhando aos modelos, parece-me que vai ser uma semana bastante animada aqui pelo Norte. Também merecemos caramba. :thumbsup:
Ou se calhar porque, aos membros do Norte, a chuva talvez não seja propriamente o mais apelativo (a não ser em eventos extremos). Penso que a muitos meteoloucos desta região o que mais capta a atenção é o frio e a neve, coisas que, para já, ainda não se vislumbram num futuro próximo.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bem parece estar a modelar-se algo interessante a partir de Quarta. Chuva possivelmente mais forte aqui no Norte, mas parece que se vai extender para todo o pais. E depois mais do mesmo até dia 17 segundo o GFS.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bem...para a semana, 4f chega uma ondulação em altura que se vai posicionar sobre uma bolsa de ar de caracteristicas subtropicais nos niveis baixos.

qONNh.jpg


Temos alguma instabilidade, mas essencialmente o que haverá serão periodos de chuva ou aguaceiros em geral fracos a moderados.

5f teremos a aproximação de uma bolsa de ar tropical, e o establecimento de um fluxo perturbado de W, que deixará muita chuva e vento no norte e centro, e tempo ameno com alguns aguaceiros no sul.

anxDE.jpg


No Sabado poderia chegar uma nova perturbação, que traria uma situação de ventos fortes e chuva intensa no norte e centro, devido á passagem de uma ondulação com uma ciclogenese associada a um impulso de ar tropical e á chegada desde o Atlantico de uma short wave.

Bom...ainda falta tempo e não há certezas...mas em principio, começando na 4f poderemos ter uma situação de alguns dias de tempo morno e humido, com mais chuva a norte, vento e ondulação bastante significativa na costa ocidental...
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Boas.. ;) Atendendo á run das 18h de hoje, poderíamos ter uma "prenda" de Natal antecipada, lá para dia 22, 23... O elemento branco em grande parte do país.. ;) Não concordam ? Mas como ainda muita coisa vai mudar até lá, é melhor não sonhar muito... :(
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bom...ainda falta tempo e não há certezas...mas em principio, começando na 4f poderemos ter uma situação de alguns dias de tempo morno e humido, com mais chuva a norte, vento e ondulação bastante significativa na costa ocidental...

Lua nova. Coeficientes de maré altos. Temporal no mar. 3,77 na madrugada de sexta-feira e sábado. Durante a tarde 3,50.
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Boas.. ;) Atendendo á run das 18h de hoje, poderíamos ter uma "prenda" de Natal antecipada, lá para dia 22, 23... O elemento branco em grande parte do país.. ;) Não concordam ? Mas como ainda muita coisa vai mudar até lá, é melhor não sonhar muito... :(

Se ainda estivermos cá para ver:D, senão que acabe o mundo com um enorme nevão em todo o hemisfério norte;), mas claro sem consequências!

(desculpem o offtopic mas não resisti)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Lua nova. Coeficientes de maré altos. Temporal no mar. 3,77 na madrugada de sexta-feira e sábado. Durante a tarde 3,50.

Sim, sim, sem duvida uma situação potencialmente séria em alguns pontos da linha costeira devido á erosão das praias ou galgamento de algumas estruturas litorais..

Poderemos ter ondulação média total até superior a 8-10m aqui na costa ocidental.
Na costa sul a coisa será mais branda, mesmo assim com mar de SW até 3-5m ( segundo os modelos de momento) pode ser chato para algumas praias.