Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Boas:)

Amanhã vou andar pela serra da Lousã. Há alguma probabilidade de nevar nos pontos mais altos da mesma(1100-1200m)?

É extremamente improvável, segundo o modelo WRF da MeteoGalicia, que até costuma ser muito optimista na previsão das cotas de neve, no momento em que ocorre precipitação, só nevará acima dos 1 400/ 1 600 m:

0QxQa.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Amanha teremos a passagem de uma frente em geral pouco activa, com bastante precipitacao estratiforme e mista no norte e no centro.

A partir das 18h chegará desde o Atlantico uma bolsa de ar mais energético, vindo nos niveis baixos e propagando-se por boa parte do pais a sul de Lisboa/Setubal, e em especial no litoral, com dew´s a aproximarem-se dos 15°C.

Os modelos colocam um padrao termodinamico favoravel á ocorrencia de algumas trovoadas localmente moderadas, das 20h até ás 05h já na madruagada do dia 1...

Há bastante instabilidade vertical, com bons gradientes e ar seco e frio em altura sob ar subtropical nos niveis baixos, resulnatando em CAPE 500-800 na costa e até perto de 1000 offshore e TT acima dos 55, sendo este CAPE essencialmente obtido nos niveis mais proximos á sfc, o que é favoravel a sistemas verticalmente extensos.
Em termos dinamicos há uns bons 30-45kts de shear até aos 8km, shear esse linear (speed shear), e uma boa bolsa de divergencia dos 500 aos 300hpa.

Podemos esperar especialmente nos distritos de Setubal, litoral de Beja e Faro, e com especial incidencia a SW de Sines-Faro, uma situacao de algumas trovoadas ou aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de granizo e rajadas de vento até 60-75km.h, que podem adquirir alguma organizacao em segmentos arqueados, que potenciem localmente alguma situacao de maior risco de granizo/vento mais severos.

2pGBH.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Previsão da precipitação acumulada em 3 horas, run das 12z do ECMWF:

kXXxS.gif


Nas últimas horas os modelos "atrasaram" ligeiramente a frente, parecia que o momento da passagem de ano já seria seco, mas as últimas previsões apontam para uma passagem de ano molhada nos distritos de Setúbal e Évora. Precipitação acumulada entre as 23:00 e as 0:00 de amanhã, run das 12z do WRF da MeteoGalicia:

FmiZY.jpg
 

Aboadinho

Cirrus
Registo
24 Ago 2011
Mensagens
40
Local
Lisboa
Não há (ainda?) alertas em Portugal. Não faria sentido, dadas as prespectivas?
A Galiza está com amarelo para chuva e laranja para o mar:
l0kmo.jpg
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Não há (ainda?) alertas em Portugal. Não faria sentido, dadas as prespectivas?
A Galiza está com amarelo para chuva e laranja para o mar:
l0kmo.jpg

Sim realmente é estranho, segundo a previsao deles a frente será bastante activa, com chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas e vento.


"Unha nova fronte fría moi activa afectaranos o día de Noitevella, deixando os ceos moi anubrados ou cubertos e precipitacións que irán cruzando Galicia de oeste a medida que avance o día, sendo persistentes e moderadas durante a tarde, mesmo localmente fortes e acompañadas de aparato eléctrico nas provincias atlánticas. Coa chegada do novo ano faranse máis ocasionais. As temperaturas mínimas ascenderán lixeiramente, quedando as máximas sen cambios significativos. Os ventos soprarán de moderados a fortes de compoñente sur durante o día, con refachos moi fortes no litoral e nas zonas altas. Co transcurso da tarde irán rolando a compoñente oeste e amainando."

FONTE: Meteo Galicia
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
A run das 18z do gfs mais uma vez a cortar no frio:cold:
O AA dos Açores agora estende-se em crista até á europa central e para já nao se sabe quando a situaçao vai mudar...O ECMWF da uma pequena probablidade de chuva no sul no domingo-segunda feira mas no gfs nem ve-la... Resta esperar para ver e esperar que a partir de agora nao se repita a situaçao do ano passado...