Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,522
Local
Castelo Branco
Parece-me que o temporal de chuva e vento de Terça-feira vai ser chato principalmente nas montanhas. O vento pode chegar aos 100km com facilidade. Hoje vi previsões com mais de 60knt a 850hpa. A chuva no Norte e Centro também é bastante forte.
A neve dia 25 deve acumular bem nas Serras acima dos 1200m. Na zona Norte, pode acumular um pouco mais abaixo mas nada parecido com os 600 e 800m que se vai falando. Nevar misturada com água e alguma granizada é uma coisa, acumulação de neve no chão é outra. De há dois anos a esta parte a previsão do IPMA dá cotas de neve abaixo da realidade entre os 200 e os 400m. Não consigo perceber qual o método usado.
Eu vou acompanhar esta situação atentamente, até gosto muito de neve e os 800m vinham mesmo a calhar mas sinceramente não acredito. Vou actualizando previsões em vários sites, podem aceder via
https://www.facebook.com/MeteoVBaia?ref=hl
Um Bom Natal para todos e em especial aos amantes da neve.

Eu sei que este não é o tópico para perguntar, mas é você que aparece hoje na Domingo Magazine do CM??
 


M

Membro excluído 274

Parece-me que o temporal de chuva e vento de Terça-feira vai ser chato principalmente nas montanhas. O vento pode chegar aos 100km com facilidade. Hoje vi previsões com mais de 60knt a 850hpa. A chuva no Norte e Centro também é bastante forte.
A neve dia 25 deve acumular bem nas Serras acima dos 1200m. Na zona Norte, pode acumular um pouco mais abaixo mas nada parecido com os 600 e 800m que se vai falando. Nevar misturada com água e alguma granizada é uma coisa, acumulação de neve no chão é outra. De há dois anos a esta parte a previsão do IPMA dá cotas de neve abaixo da realidade entre os 200 e os 400m. Não consigo perceber qual o método usado.
Eu vou acompanhar esta situação atentamente, até gosto muito de neve e os 800m vinham mesmo a calhar mas sinceramente não acredito. Vou actualizando previsões em vários sites, podem aceder via
https://www.facebook.com/MeteoVBaia?ref=hl
Um Bom Natal para todos e em especial aos amantes da neve.

Também gostava de acreditar na cota que a AEMET avança mas é irreal, não temos frio em altura que sustente os tais 600m. Com -30ºC a 500hpa e 0ºC a 850hpa a cota para o norte estará nos 900m no máximo, 1100/1200m no centro. Ainda não será desta que vou ter um Natal branco mas se a neve não vem a mim vou eu à neve. Subir pela A52 sentido Madrid rumo A Gudiña / Puebla de Sanábria tenho boas hipóteses de ver neve no dia 25! :rolleyes:

A viagem para cima não vai ser fácil, optei por fazer em duas etapas, amanhã rumo à Cova da Beira onde passarei a noite e terça-feira tentar o mais cedo possível chegar a Chaves via IP2 pelo interior para evitar as altitudes da A24 e o muito vento que fará.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Previsão Semanal MeteoMontijo.

u6ko0Qsl.jpg


Boas festas a todos !
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
este choque de massas de ar vai trazer trovoadas e muito mais sobretudo no litoral norte e centro.
em termos da cota de neve penso que no dia 25 andará a volta dos 1000M.
atençao tb ao dia 28 onde há chances para nevar acima dos 700M.

espero que se mantenha a previsão para sábado.


Relativamente aos avisos penso que um aviso Laranja para o Litoral norte se justificava.
Se reparem nos avisos o IPMA nao expecificou a cota de neve, isto quer dizer que andam um pouco as aranhas...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim, e o aviso relacionado com vento pode ser um deles.
O GFS, saida apos saida, vai metendo cada vez mais vento, e fala o IPMA em rajadas de 75 km/h no litoral, deve ser...

A faixa costeira Cabo Carvoeiro/Sines deverá ser a mais afectada, com maior incidência na zona de Cascais, Caparica,Ericeira,Santa Cruz e Sesimbra(Espichel), os sítios do costume portanto.
Vai estar agreste...

29goqgz.jpg