Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Só uma questão !

Como é que é possível o IPMA prever para dia 5 um cenário completamente diferente do que o GFS ?
Eu sei que os modelos valem o que valem e a 10 dias é bastante provável que haja mudanças , mas nas ultimas runs o GFS mantêm a tendência e até vai melhorando relativamente a cotas , não percebo o porque da previsão do IPMA :confused:

Porque o que vemos é a previsão automática, que penso acaba por "beber" do ECMWF e não do GFS (e ainda bem).

Se for ver o output do ECMWF, um excelente modelo por sinal, não está nada concordante com a saida operacional do GFS.

Basta comparar a t850 dos dois modelos para o dia 5 jan e vai ver.

Desculpem lá mas isto é mais para a tópicos "saidas de sonho" não acredito nestas saidas do GFS.
 


Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
Porque o que vemos é a previsão automática, que penso acaba por "beber" do ECMWF e não do GFS (e ainda bem).

Se for ver o output do ECMWF, um excelente modelo por sinal, não está nada concordante com a saida operacional do GFS.

Basta comparar a t850 dos dois modelos para o dia 5 jan e vai ver.

Desculpem lá mas isto é mais para a tópicos "saidas de sonho" não acredito nestas saidas do GFS.

O GFS tem insistido nessa tendência assim como outros modelos a vários dias tendo recuado depois, mantendo a circulação que temos tido ate então...não acredito que seja assim como esta modelado, mas que vem ai algo fora do comum na primeira semana de janeiro vem, nisso eu acredito..a ver vamos :cold:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
...não acredito que seja assim como esta modelado, mas que vem ai algo fora do comum na primeira semana de janeiro vem, nisso eu acredito..a ver vamos :cold:

Caro Brito,

mas isto não é uma questão de fé ;) acreditar pode acreditar :thumbsup: mas a esta distância o GFS anda .... à nora. ohhhh yessss.



este diagrama é para o centro do pais.

reparem que aquilo que nós vemos nas cartas que o nosso colega David6 e outros colocaram acaba por ser a saida operacional. mas o gfs tem várias saidas possiveis, chamem-lhe cenários possíveis, chamem-lhe 20 perturbações... chamem o que lhe chamarem.
Agora o modelo para debitar aquelas cartas bonitas usa só um desses cenários. e o cenário é o da linha a negro.... reparem que a partir de dia 3 janeiro as hipooteses previstas pelo GFS são muito dispares... ou seja o próprio GFS coloca hipoteses completamente diferentes.

reparem que a linha preta é a que dá mais frio e mais chuva para dia 4/5.

nestas situações é melhor olhar para a linha vermelha, a média dos cenários.

Opinem, acreditem, comprem pranchas de snowboard. Eu mantenho os pés no chão. Como sinto os modelos e a atmosfera, previsões a mais de 4-5 dias são brutalmente falíveis.
(estas últimas palavras são fortes mas honestas)

abc
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
Caro Brito,

mas isto não é uma questão de fé ;) acreditar pode acreditar :thumbsup: mas a esta distância o GFS anda .... à nora. ohhhh yessss.



este diagrama é para o centro do pais.

reparem que aquilo que nós vemos nas cartas que o nosso colega David6 e outros colocaram acaba por ser a saida operacional. mas o gfs tem várias saidas possiveis, chamem-lhe cenários possíveis, chamem-lhe 20 perturbações... chamem o que lhe chamarem.
Agora o modelo para debitar aquelas cartas bonitas usa só um desses cenários. e o cenário é o da linha a negro.... reparem que a partir de dia 3 janeiro as hipooteses previstas pelo GFS são muito dispares... ou seja o próprio GFS coloca hipoteses completamente diferentes.

reparem que a linha preta é a que dá mais frio e mais chuva para dia 4/5.

nestas situações é melhor olhar para a linha vermelha, a média dos cenários.

Opinem, acreditem, comprem pranchas de snowboard. Eu mantenho os pés no chão. Como sinto os modelos e a atmosfera, previsões a mais de 4-5 dias são brutalmente falíveis.
(estas últimas palavras são fortes mas honestas)

abc

Estava apenas a referir-me a esta saída do GFS, que anteriormente já tinha modelado essa situação inúmeras vezes, e voltou a essa previsão. não estava a comparar com outros modelos:D mas veremos as próximas saídas, o que provavelmente o caso do ECM seja o mais fiável, embora a essa distancia não passem de tendencias...vamos ver o que se vai passar a partir do dia 3, estou curioso
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
A partir de 3 de Janeiro é AA em força e seca e mais seca no sul do país, como sempre , estamos condenados a isto, não vale a pena ter ilusões
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
que interessante estas cotas para dia 5 janeiro, pena é que ainda falta alguns dias, certamente irá mudar

30951u9.png

Acima as 192 horas, a corrida do GFS perde resolução. Na malha usada para a simulação a longo prazo Portugal continental inteiro cabe em 6 quadrículas. Portanto, se o GFS modelar neve nas serras no Norte do país, os traços brancos chegam até ao litoral.

Considerando as temperaturas a 850 hpa previstas, e que o fluxo seria marítimo, logo mais húmido e menos frio à superfície, fica claro que a cota de neve seria bem superior a zero, na ordem de grandeza da que tivemos no dia de Natal:

gfs-1-204_myq5.png


E como já foi referido aqui, a saída operacional é um outlier frio no ensemble. Apesar de se notar alguma tendência para um padrão mais bloqueado a partir de aprox. 5 de janeiro, não há ainda nada que aponte para um evento interessante e duradouro de frio.

Sábado vou para Alfândega da Fé. Irei estar num Hotel a 1100m de altitude.
Acham que poderei apanhar neve?

Cumps

Já lá estive, sempre a chover com 2ºC. Desta vez pode faltar precipitação, mas o frio instalado é suficiente para que ocorra neve caso haja precipitação.

Parabéns AEMET, viram o que mais ninguém viu! Cota 600m ou até menos! Eu próprio não acreditei. :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Sempre me guiei por estes senhores, desde sempre que do antigo IM só saiam disparates em relação à cota de neve se bem que hoje em dia considero que estejam menos disparatados que há alguns anos atrás.

AEMET: OK
METEOGAL: KO
IPMA: KO

Lição do dia: A temperatura a 850hpa e 500hpa são importantes mas não são tudo!

Surpreenderam-me muito as cotas do dia de Natal, bastante mais baixas do que o normal em eventos semelhantes. O GFS também nunca modelou muito bem este evento, acabou por entrar muito mais frio do que o modelado.
 
  • Gosto
Reactions: c.bernardino

Mirandela_lx

Cirrus
Registo
25 Dez 2013
Mensagens
5
Local
Lisboa
Bom dia.
Gostaria de saber quais as previsões para o inicio do ano, visto que irei estar por Tras-os-Montes a partir do dia 2 Janeiro, e gostava de saber se ha probabilidades de ver neve em alguns locais.
Sei que ainda falta algum tempo, contundo o que poderei esperar?
cumprimentos
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Parabéns AEMET, viram o que mais ninguém viu! Cota 600m ou até menos! Eu próprio não acreditei. :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Sempre me guiei por estes senhores, desde sempre que do antigo IM só saiam disparates em relação à cota de neve se bem que hoje em dia considero que estejam menos disparatados que há alguns anos atrás.

AEMET: OK
METEOGAL: KO
IPMA: KO

Lição do dia: A temperatura a 850hpa e 500hpa são importantes mas não são tudo!

Surpreenderam-me muito as cotas do dia de Natal, bastante mais baixas do que o normal em eventos semelhantes. O GFS também nunca modelou muito bem este evento, acabou por entrar muito mais frio do que o modelado.

Fica a nota que em Várzea da Serra, 950m de altitude, caíram alguns flocos de neve durante a manhã de dia de Natal, mas a tarde não foi além disto:

qrq3.jpg


Maioritariamente granizo, passando a graupel. Sem farrapos de neve!
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Bom dia.
Gostaria de saber quais as previsões para o inicio do ano, visto que irei estar por Tras-os-Montes a partir do dia 2 Janeiro, e gostava de saber se ha probabilidades de ver neve em alguns locais.
Sei que ainda falta algum tempo, contundo o que poderei esperar?
cumprimentos

Boas.
Possibilidade de queda de neve será aparentemente nula para dias 01 e 02 de Janeiro e para a região de Tras os Montes, o que se espera é ceu nublado e chuva nos dois dias primeiros dias do ano, depois dessa data continuaçao de tempo nublado...

(Agora se ele se mantem em alguns locais isso é outra questão)
 

Mirandela_lx

Cirrus
Registo
25 Dez 2013
Mensagens
5
Local
Lisboa
Parece que o tempo frio com alguma neve a mistura não se confirma a partir do dia 3 Janeiro como antes estava modelado :( ou ainda será cedo para tirar essas conclusões?
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
A partir de dia 3 volta o anticiclone em força

A tantas horas e já dizem isso??? Só podem estar a brincar , todos sabemos que por vezes em 24 horas muda totalmente de padrão basta ir ao histórico de forum e confirmar portante não se pode afirmar que vai mudar com uma certeza absoluta quando a mesma ciência não é exacta mas sim previsível!;)
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa