Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por guisilva5000 30 Nov 2014 às 00:18.

1. Sentry

Sentry
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Abr 2011
    Local:
    Évora
    O tempo mais fresco já se começa a notar. A descida que falavam nas noticias referentes a uma queda de 5 a 6 graus... Vai ao pêlo.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Pelo que vejo nos modelos não será assim um arrefecimento tão acentuado e dramático como os media tentam vender...fará frio em locais abrigados(vales e várzeas) onde a geada promete ser mais que muita.

3. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Espero não estar enganado, mas estou a prever surpresas para o natal e passagem de ano.... até o natal o sol e a frescura vai imperar, com o AA perto de nós, mas depois perto do natal algo de bom poderá vir....................

Brito gostou disto.
  4. Célia Salta

Célia Salta
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    10 Set 2013
    Local:
    Sertã - Castelo Branco
    entao??

5. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    no GFS a pressão começa a baixar no final do prazo, lá para 18 de dezembro... não faço ideia onde estará o anticiclone mas uma pressão em torno dos 1020mbar aqui no Algarve é um bom sinal, os sistemas frontais que nos trazem chuva estarão mais próximos.

o Europeu coloca uma frente fria a atravessar mais o norte do que o resto do país a meio da próxima semana.

6. Brito

Brito
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Viseu
    Estou de acordo contigo, este mês de dezembro será frio, com o anticiclone por perto..mas estou convencido que vai ser um final a grande :cold:

ps. será no meu ver, um mês para todos os gostos....isto no norte e centro:p

joselamego gostou disto.
  7. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Acho que é sabido que previsões com mais de 7 dias (em termos de padrão meteorológico, não de pormenores mesoescalares) são pouco credíveis, quanto mais para daqui a 3 semanas.

Isto é um tópico de previsão, não de adivinhação nem de crenças sabe-se lá vindas de onde.

Não estou a dizer que o padrão não vá mudar, mas nesta altura do campeonato acho um bocado irrelevante começar já a prever o estado do tempo para o Natal.

8. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Nos próximos dias (10 a 15) é muito provável que o anticiclone dos Açores esteja bem perto de nós, originando dias soalheiros e noites frias. Depois disso não há nenhum sinal que aponte para isso que vocês referem, nem para o seu contrário. Qual foi a base que utilizaram para chegar à conclusão de que o final do mês será "à grande"?

9. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Pessoal, não façam afirmações proféticas, isto é um fórum de ciência e não de adivinhação! ;)

Desculpem o off-topic.

#24 MSantos, 3 Dez 2014 às 00:05
    Última edição: 3 Dez 2014 às 01:36
  10. Maria Papoila

Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Set 2011
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    Dias de céu azul e temperaturas perto dos 0º também já seria giro. Para o Natal eu gostava :)

joselamego gostou disto.
  11. Brito

Brito
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Viseu
    pessoal, não foi adivinhação, baseio-me em modelos e tendências...reparem no segundo painel do gfs por exemplo..bastante interessante. circulação zonal de volta, mas com muito mais frio do que das ultimas semanas. espero portanto uma ultima semana de dezembro ativa :cold::rain:

joselamego gostou disto.
  12. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Brito, aceita um conselho de quem já aqui anda há uns aninhos e também já pensou como tu e aprendeu o pouco que sabe com outros que aqui andam... 2º painel é pura ficção, aliás para mim, acima de 144h já o é...

13. Brito

Brito
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Viseu
    Flaviense21.. sei isso perfeitamente, apenas falei em tendências não de certezas

Meteo Trás-os-Montes e joselamego gostaram disto.
  14. joselamego

joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Vamos esperar para ver e crer!

Brito gostou disto.
  15. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Belas
    Como disse antes, a frente estacionária têm uma localização perfeita, vai do norte do país até ao estreito de Gibraltar mas fica-se pelo mar, tendo uma curvatura perfeita para que a precipitação nem chegue ao território!

Para amanhã e sexta prevê-se que a frente aproxime-se um pouco do litoral podendo-se verificar chuviscos em algumas regiões de Lisboa mas nada de mais, trazendo 1 a 3mm de chuva.

O anticiclone que está a trazer-nos este bom tempo, vai juntar-se a outro e formar um ainda maior que deve depois chegar ao território e trazer o frio e o céu limpo que se espera daqui a 5 dias e pressões na ordem dos 1030 hPa! Mesmo assim até lá, entre a junção dos dois anticiclones que se realiza um pouco longe do pais, o sistema depressionário que continua a afetar o mediterrâneo deve aproximar-se da Península Ibérica.

Depois disso o AA vai continuar a ser "alimentado" por anticiclones e vai-nos livrar de verdadeiras bombas como esta!

Dia 13 vamos ter pressões na ordem dos 1040 hPa que imagino que traga muito frio!

vamm, joselamego e DaniFR gostaram disto.

Partilhar esta Página