Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Interessante ponto de indefinição. Segundo a saída actual do GFS não há um único dia em que a pressão atmosférica baixe dos 1020mb no Algarve.

A norte sim, uma frente bem generosa acompanhada de isotérmicas razoavelmente baixas com a neve a regressar às serras.

gfs2168.png


gfs1174.png
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
de ontem para hoje os modelos pioraram significativamente anticiclone escandinavo viaja mais para norte e o bloqueio é desfeito pelas depressoaes atlanticas tudo muito indefinido mesmo a 120 horas
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
anticiclone escandinavo parece começar a ganhar força gfs começa a insinuar a possibilidade do motor transiberiano se formar no mediterranêo


gfs0216.png


gfs0276.png



já alguem aqui no forum viu uma iso -20 ser modelada em espanha?
são muitas horas mas não deixa de ser impressionante
gens200336.png
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Realmente ambas as situações bastantes curiosas, principalmente a segunda, com a ISO de -20 sobre os Pirenéus... Uma caixinha de surpresas o que possa estar a vir, vamos continuar a acompanhar:confused:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Para todos nós , transeuntes cá deste "sítio " sempre sedentos de emoções, isto, a bem dizer, continua fraquinho...
Agora , vão-se os dias de azul , mas em sua substituição , pouco mais que alguns períodos de chuva fraca, confinada e o " promissor " continua prometido para as calendas , nos confins.
Pois...quantas vezes assim acontece em Fevereiro, mês de todos os extremos e de quem tanto expectamos...
Mesmo sabendo que não é tão raro quanto isso , é sempre com alguma desilusão, que vemos acontecer um Fevereiro assim.Fica-nos sempre a ideia da oportunidade gorada...
Ainda há tempo? Claro que há sempre tempo...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures

Penso que este género de conjecturas teria melhor lugar em "modelos/saidas de sonho", que também existe neste forum, e em que este post também foi publicado e bem.
Note-se que o colega mencionou uma possibilidade que se está a esboçar.... isso é de sonho. ou de pesadelo.

mas alvoroço por um modelo a 14 dias acaba por ter uma validade pouco acima de

http://newsletters.sapo.pt/astrologia/edicao17/newsletter.htm

modelo a 14 dias e com a perturbação 20.... :mad: isso não é previsão.
Lamento.

respeitosamente

bernardino
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
imaginar o que possa acontecer a mais de 120 horas parece-me neste momento impossível continuamos á espera da formação de uma depressão no mediterraneo a boa notícia é que o fortalecimento do anticiclone escandinavo vai dar a portugal muitas opções bastante interessantes, os modelos têm o defeito de exagerar na modelação das depressões atlânticas e por isso neste momento não há o mínimo consenso
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
As saídas são cada vez mais promissoras. Este impasse de mais de 30 dias não durará muito mais tempo. Ou entra uma cadeia de sistemas frontais durante 10 ou 15 dias com bastante chuva e algum frio ou um língua fria chegará até nós.

Estou a pensar no amanho agrícola das terras que já por esta altura se começou a fazer, talvez antes do tempo...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Uma eventual entrada fria siberiana, deverá acontecer, mas somente lá para dia 20 e poucos, e isto é uma opinião pessoal não fundamentada em nenhum modelo, mas sim no que é costume acontecer no padrão que se está a querer formar, com storm-track mais a sul que o normal, anticiclone escandinavo e as depressões a entrarem Mediterrâneo adentro.
Muito parecido de facto com a década de 50, mas talvez com anticiclone dos Açores mais fraco desta vez, mas também pode ser a habitual tendência de exagero das depressões do Atlântico a longo prazo por parte dos modelos que faz parecer que o AA venha a estar mais vulnerável.

Antes disso esperam-nos tempo muito interessantes, principalmente a partir de domingo. Já amanhã recomeçará a chover no litoral. Mas a grande festa está programada para domingo com a eventual chegada de uma frente fria de noroeste, que poderá deixar boas quantidades de precipitação no litoral norte. O pós-frontal está apetitoso, com isos negativas a 850 hpa e menos de -25ºC a 500 hpa, o que poderia trazer de novo a neve a cotas mais altas (finalmente!, este ano está péssimo para as estações de esqui). Mesmo nos Açores a cota de neve poderia baixar dos 1000 m.

GFS

gfs-0-144_sgi8.png


gfs-1-144_mxb4.png


gfs-2-150_tth9.png


ECMWF

ECM1-144_wgv8.GIF


ECM0-144_lau1.GIF


ECM0-168_xir8.GIF


Esta frente viria sob a forma de cavado e portanto ainda não se dirigiria para o Mediterrâneo para formar o "motor" da siberiana. Mas o panorama é animador, pois a 240 h ambos os modelos convergem numa outra entrada de noroeste, desta vez mais cavada, com o par -2/-30 em todo o país, nalguns sítios ainda mais baixas, que poderia deixar muita neve a cotas médias e altas.

GFS

gfs-0-240_vyb7.png


gfs-1-240_xoo5.png


gfs-2-240_trh8.png


gfs-0-264_wyg3.png


gfs-1-264_erb3.png


gfs-2-264_gfw1.png



ECMWF

ECM1-240_qbq2.GIF


ECM0-240_dzy8.GIF


Esta depressão sim, entraria pelo Mediterrâneo, e se o centro depressionário da Terra Nova não progredir para a Europa e o A se mantiver na Escandinávia, poderíamos esperar por uma entrada siberiana uns 3 dias depois. O GFS já tem estado a cheirá-la, ver tópico das saídas de sonho, vamos ver no que dá. A chave está na manutenção do A escandinavo e num bloqueio atlântico o suficientemente longe da península, o que só será possível com a entrada de uma depressão como aquela que está sendo modelada para atrair o frio continental.