Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Esperemos que não se desenhe uma Primavera antecipada para os próximos dias, ou seja, que o cenário de temperaturas mais amenas que hoje se inicia não se acentue e prolongue pela próxima semana.

P.S. - Interessante a opinião do meteorologista Joe Bastardi, do Accuweather, sobre as mudanças que ele interpreta irão ocorrer nos próximos anos, nomeadamente nos fenómenos "El Niño/La Niña". Como base na sua interpretação, ele prevê, para os próximos 20 a 30 anos, invernos mais frios (próximos dos observados nas décadas de 60 e 70 do século passado): http://www.accuweather.com/blogs/news/story/45220/bastardi-three-of-next-five-wi.asp

Cá estaremos para ver... :thumbsup:
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Um dia destes ainda gostava de perceber o GFS, ainda na saida anterior estavam a dar uma frente forte para dia 10, agora já quase que desapareceram com ela:eek:.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um dia destes ainda gostava de perceber o GFS, ainda na saida anterior estavam a dar uma frente forte para dia 10, agora já quase que desapareceram com ela:eek:.

Eu também gostava de perceber como é que tens mais de 3600 mensagens de fórum e ainda te consegues surpreender com esse tipo de coisas, perfeitamente normais em modelos a tantos dias.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Eu também gostava de perceber como é que tens mais de 3600 mensagens de fórum e ainda te consegues surpreender com esse tipo de coisas, perfeitamente normais em modelos a tantos dias.

O gfs ainda me surpreende, o que é que quer que eu faça?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O gfs ainda me surpreende, o que é que quer que eu faça?

A mim surpreende-me o GFS não me dar os números do euromilhões do próximo sorteio. E agora, que vamos nós fazer ?

Agora a sério, não custava nada tentar perceber como funcionam os modelos, como se comporta a atmosfera, e perceber as limitações dos modelos. Às vezes alguns olham para isto como se modelos fossem bolas de cristal. Que um novato olhe para isto dessa forma, compreende-se, que pessoas do fórum mais habituadas insistam no mesmo, já não dá para perceber.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Tivemos uma mudança de "ideias" no GFS nestas últimas runs, o que anteriormente fazia prever uma segunda semana de Fevereiro com precipitação razoável, agora parece ser um deserto...e tudo isto porque no Europa Central estará localizado um centro de alta pressão que nos vai proteger e manter a precipitação a flutuar mesmo na nossa costa ocidental...
Mesmo assim, basta um movimento mais a este do centro de altas pressões ou mais a sul do centro depressionário e tudo pode mudar...
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
probabilidade do transiberiano aparecer continua a aumentar resta saber se chegaria á europa ocidental, penso que poderia ser historico a quantidade de frio que poderá entrar na siberia é algo digno de entradas á anos 40 50 vamos aguardar as proximas saídas

aqui fica uma comparação entre o frio que entrou na sibéria que originaria o celebre fevereiro de 56 e o que o gfs modelou esta tarde,
gfsnh1240.png



archivesnh-1956-1-29-0-1.png

queria deixar claro que isto são por enquanto meras possibilidades mas o potencial está todo lá
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já é muito provável a formação de um anticiclone muito potente na Escandinávia até ao Pólo. Entrada siberiana na Europa extremamente provável, resta saber se chegará aqui.

O cavado que se poderá formar na zona dos Açores e que posteriormente se deslocaria para a Península, deixando alguma precipitação a meio da próxima semana poderia servir de atractor ao frio siberiano. Se a depressão da Terra Nova se mantiver bloqueada no noroeste atlântico pela dorsal açoriana, então o frio estaria assegurado, e numa proporção que poderia ser histórica. Mas lá está, é preciso que tudo corra bem.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Já é muito provável a formação de um anticiclone muito potente na Escandinávia até ao Pólo. Entrada siberiana na Europa extremamente provável, resta saber se chegará aqui.

O cavado que se poderá formar na zona dos Açores e que posteriormente se deslocaria para a Península, deixando alguma precipitação a meio da próxima semana poderia servir de atractor ao frio siberiano. Se a depressão da Terra Nova se mantiver bloqueada no noroeste atlântico pela dorsal açoriana, então o frio estaria assegurado, e numa proporção que poderia ser histórica. Mas lá está, é preciso que tudo corra bem.


eu acho que se uma iso -16 chegar á alemanha, frança de uma maneira ou de outra sofreremos as consequências disso
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Mas, falando na próxima semana, vai chover alguma coisa:rain:, ou pouco?

Para já o quadro não está nada favorável...a precipitação fica toda no mar mesmo junto à costa...teríamos no máximo umas "pingas" no litoral do continente...
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Só não entendo uma coisa , o Anticiclone vai agora para leste , ou seja , posicionar-se sobre as baleares , depois parece-me que vai para a italia, e depois disso desaparece! para onde terá ido , pergunto ?
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Já há alguns dias que quando espreitamos os modelos de previsão, não ligamos patavina ao que estará para acontecer. Como a estabilidade impera, estamos naquela fase em que agora , só interessa espreitar lá mais para a frente.
E quando tal acontece, é amiúde anúncios de cenários,que se esvaem ao virar da próxima actualização.Às vezes tão robustos , insistentes e depois , puf....escapam-se de um dia para o outro,por entre os dedos da previsão
Dia 9 , ai e tal ,que vinha aí coisa grande. Puf...
Siberiana anunciada a partir do dia (lá para ) 12.Quase Puf... Agora ,só o ECMWF a sustenta .
Amanhã, e porque ainda há tempo , trocam-se as cadeiras .Dá-se o dito pelo não dito. Quanta peripécia pode ainda ser anunciada...
Mas , não sei, não...
Isto não está fácil, para voltarmos a ter dias de excitação ...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
O cenário colocado nesta última run do GFS é um pouco mais animador em termos de precipitação, contudo nada de especial...as depressões estão lá, mais teimam em não baixar a latitudes mais próximas...além de estarmos de certo modo protegidos por um centro de alta pressão que andará pelo sul de Espanha e Mediterrâneo até dia 10 de Fevereiro e depois espera-se que rume a SE como as previsões mostram...assim sendo os dias seguintes seriam mais propícios a entradas de NW..
Mesmo assim são muitas horas de distancia, tudo pode voltar a modelar-se, basta um pequeno retoque e seremos afectados...
O ECMWF não é tão favorável, mantém-nos protegidos até mais tarde, depois como de costume coloca a magnifica depressão a SW...mas mantém o sonho de uma entrada muito fria na 2ª metade do mês...tudo longe portanto...
Hoje resolvi dar uma olhadela também noutros modelos...há que dar oportunidade a todos...o UKMO parece-me uma mistura dos dois anteriores...se por um lado "abre-nos" portas à precipitação deslocando o centro de altas pressões mais cedo para longe de nós...antecipa a entrada fria que o ECMWF antevê...
Para finalizar o NOGAPS, no qual eu aposto desta vez, mantém as esperanças para o dia 9 no litoral...já que desloca o AA para sul em direcção a Marrocos, depois volta a recolocá-lo mas mais para NE em direcção ao centro europeu, ou seja...o frio russo iria todo direito a sul..na direcção da Grécia e Turquia...