Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011



cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
o que é que o pessoal do forum pensa em relação ás cotas para amanhã?

na minha opinião se a temperatura descer esta noite até perto dos 0 graus quando de madrugada entrar a 1ª frente estaremos com a cota a rondar os 700 800 metros, muito importante que a temperatura durante as horas centrais do dia não suba acima dos 5 graus o que parece difícil, com o cair da noite e quando tivermos -30 a 500 e -1 a 850 poderá a cota descer aos 500 600 metros se a precipitação não faltar na hora H, também curioso que o vento pelo menos por aqui não vai virar a noroeste o que poderá favorecer um pouco a sul da serra de estrela

ibsnow36.0917.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Temos uma depressão interessante a noroeste da península.
O rain-rate de radar actual mostra a possibilidade de nos trazer chuva abundante...pelo menos ao litoral norte e centro:rolleyes:

msat2201102152030mped2.gif

mpecolorbar.gif
 
M

Membro excluído 274

o que é que o pessoal do forum pensa em relação ás cotas para amanhã?

na minha opinião se a temperatura descer esta noite até perto dos 0 graus quando de madrugada entrar a 1ª frente estaremos com a cota a rondar os 700 800 metros, muito importante que a temperatura durante as horas centrais do dia não suba acima dos 5 graus o que parece difícil, com o cair da noite e quando tivermos -30 a 500 e -1 a 850 poderá a cota descer aos 500 600 metros se a precipitação não faltar na hora H, também curioso que o vento pelo menos por aqui não vai virar a noroeste o que poderá favorecer um pouco a sul da serra de estrela

ibsnow36.0917.jpg

Se viesse a concretizar-se o mapa, amanhã seria o dia do nevão do ano em Portugal. Teriamos acumulacões entre os 5 e 10cm acima dos 600/700m e mais de 10cm acima dos 1000m.

Olhando os mapas diria que no extremo norte pode muito bem haver acumulações significativas acima dos 600/700m, o que não quer dizer que pontualmente possa cair algo de sleet a altitudes mais baixas.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Para amanhã destaque sobretudo para:

-> períodos de chuva/aguaceiros, pontualmente fortes, sobretudo no norte e centro;

-> condições propícias para a ocorrência de trovoadas, sobretudo no norte e centro, podendo ser acompanhadas por queda de granizo;

-> queda de neve, baixando a cota ao longo do dia no norte e centro;

-> vento com rajadas na ordem dos 100 km/h no litoral oeste e terras altas;

-> ondulação na costa ocidental até 9 metros.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Para amanhã destaque sobretudo para:

-> vento com rajadas na ordem dos 100 km/h no litoral oeste e terras altas;

-> ondulação na costa ocidental até 9 metros.

A partir da tarde de Quarta-feira e pela madrugada de Quinta, para além do vento com rajadas, realmente é de salientar a agitação de mar tanto na costa Ocidental como na costa sul do Algarve, onde a vulnerabilidade costeira é maior...a energia em jogo é suficiente para que a costa do Algarve, seja afectada significativamente...não esquecer as marés tanto a astronómica como a associada à descida do campo da pressão atmosférica (storm surge)...
 
M

Membro excluído 274

O OutPut do MeteoPT está genial...:)

ev7sys.png

:pray::pray::pray:

Sempre no limite, nomeadamente na Temp. 850Hpa...:( Temperaturas positivas a 1400m podem deitar tudo a perder nas cotas médias!
:pray::pray::pray:

Agora é esquecer os modelos e olhar o sat e radar...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Oh gente, perspectivas para Sábado no Alto Minho (Caminha)?;)

Caro Pedro, as previsões para o norte e centro para os próximos dias até domingo não enganam...chuva e mais chuva...esta semana vai ser suficiente para o mês todo aqui no norte...
Daí para a frente como seria de esperar depois de tanta acumulação e eventos bem interessantes, teremos dias mais calmos com o AA a aproximar-se de nós...embora este não esteja lá com muita força...
O ECMWF dá o ar da sua graça la para o final do mês...lá para o dia 25,26 de Fevereiro coloca o anticiclone na Escandinávia e teríamos talvez a entrada mais fria do ano...restam muitos "ses"!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Um resumo dos estragos do mau tempo um pouco por todo o país.

Mau tempo provocou violentos estragos em todo o país

A neve e a chuva forte que têm caído ao longo do dia de hoje provocaram cortes de estradas, a queda de árvores e danos em habitações e viaturas um pouco por todo o país.

Um fenómeno atmosférico, que os bombeiros admitem ser um tornado, provocou danos avultados num centro de distribuição de um supermercado e arrancou dezenas de árvores, nos concelhos de Palmela e Vendas Novas.

Por volta das 05:00, o mau tempo provocou, na zona da Marateca, o derrube de dezenas de árvores e causou danos em, pelo menos, uma habitação e duas viaturas pesadas.

Em Peniche, devido aos ventos fortes, cinco estufas agrícolas ficaram destruídas e os plásticos voaram para o IP6 (Peniche/Óbidos) e quatro telhados de armazéns agrícolas também levantaram, na freguesia da Atouguia da Baleia.

A protecção civil local delimitou diversas zonas junto ao mar para evitar a aproximação de pessoas às arribas dada a forte ondulação.

A forte agitação do mar, com ondas altas, levou hoje ao encerramento das esplanadas no passeio marítimo do Estoril, em Cascais.

O mau tempo provocou alguns estragos no paredão, na zona do Tamariz, com o corrimão de segurança a ceder à forte batimento do mar.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil elevou o estado de alerta para Laranja, o segundo mais grave, em todos os distritos litorais onde se espera ondulação máxima entre os oito e os 10 metros.

Três árvores, um poste de iluminação e um painel publicitário caíram hoje de madrugada em várias localidades do concelho das Caldas da Rainha.

As situações surgiram sobretudo a partir das 05:00 da manhã, com chuva e rajadas de vento forte.

Em Óbidos, o mau tempo destruiu uma casa de madeira, que servia de apoio ao parque de estacionamento dos bombeiros, na entrada sul vila.

Mais a sul, no Algarve, as autoridades registaram hoje de manhã a queda de uma estrutura em Olhão e a queda de uma árvore em Silves.

Um deslizamento de terra no concelho de Silves, uma derrocada de um muro em Albufeira e a queda de cabos eléctricos em Faro somam as restantes ocorrências registadas pelo Centro Distrital de Operações de Socorro.

Em Bragança, a Câmara Municipal decidiu encerrar hoje todas as escolas do concelho, incluindo as da cidade, e os transportes públicos municipais pararam, apesar de por volta das 09:30 o trânsito já circular normalmente dentro da cidade.

O primeiro voo da manhã para Lisboa partiu hoje com duas horas e meia de atraso devido à neve que obrigou a trabalhos de limpeza no aeródromo municipal para permitir a ligação.

Lusa/SOL
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
Mau tempo provocou violentos estragos em todo o país

Este é um (muito provável) offtopic que eu não consigo evitar fazer.
Aprecio muito acompanhar este fórum, e visito-o muito regularmente porque também me interessa fazer o acompanhamento do estado do tempo. Aprecio quando os utilizadores fazem análises e interpretações "neutrais" daquilo que os modelos mostram, mas fico muito incomodado quando vejo aqui gente aos pulos com situações meteorológicas muito adversas, ao ponto de demonstrarem ou a maior das tristezas (diria até consternações) quando não lhes chove em cima, ou então as mais acesas manifestações de felicidade quando observam uma tormenta vir na nossa direcção.

Morre gente. Perdem-se coisas. Sofre-se. E nem sempre por culpa ou descuido. O estado do tempo, quando é potencialmente danoso, não é uma coisa para usar ícones como este: :thumbsup: ou como este :w00t: ou outros similares.

Compreendo muito bem - escusam de o dizer - que ninguém aqui deseja os danos, que ninguém deseja o mal a ninguém, que é apenas uma manifestação de tristeza ou agrado de gente que vibra muito com a atmosfera e o seu comportamento. Eu sei isso. Mas que me custa muito ler-vos, às vezes, desejar o mau tempo e torcer por ele, custa. Nem sempre tenho a certeza de que todos aqui tenham a consciência do que esse mau tempo que tanto vos agita faz na vida das pessoas.

Tinha este desabafo para fazer há muito tempo. Calhou ser agora. Desculpem a interrupção, regressarei ao meu silêncio e à minha observação atenta dos modelos, que acaba por ser o que aqui me tem.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Este é um (muito provável) offtopic que eu não consigo evitar fazer.
Aprecio muito acompanhar este fórum, e visito-o muito regularmente porque também me interessa fazer o acompanhamento do estado do tempo. Aprecio quando os utilizadores fazem análises e interpretações "neutrais" daquilo que os modelos mostram, mas fico muito incomodado quando vejo aqui gente aos pulos com situações meteorológicas muito adversas, ao ponto de demonstrarem ou a maior das tristezas (diria até consternações) quando não lhes chove em cima, ou então as mais acesas manifestações de felicidade quando observam uma tormenta vir na nossa direcção.

Morre gente. Perdem-se coisas. Sofre-se. E nem sempre por culpa ou descuido. O estado do tempo, quando é potencialmente danoso, não é uma coisa para usar ícones como este: :thumbsup: ou como este :w00t: ou outros similares.

Compreendo muito bem - escusam de o dizer - que ninguém aqui deseja os danos, que ninguém deseja o mal a ninguém, que é apenas uma manifestação de tristeza ou agrado de gente que vibra muito com a atmosfera e o seu comportamento. Eu sei isso. Mas que me custa muito ler-vos, às vezes, desejar o mau tempo e torcer por ele, custa. Nem sempre tenho a certeza de que todos aqui tenham a consciência do que esse mau tempo que tanto vos agita faz na vida das pessoas.

Tinha este desabafo para fazer há muito tempo. Calhou ser agora. Desculpem a interrupção, regressarei ao meu silêncio e à minha observação atenta dos modelos, que acaba por ser o que aqui me tem.


Podes ter muita razão quando dizes que mostramos felicidade quando o mau tempo nos bate a porta, mas como tantas paixões esta é apenas mais uma, e é daquelas que devemos mais gostar, são forças da natureza as quais aprendemos e nascemos a gostar delas, há muitas outras paixões por coisas bem piores onde também se perdem vidas e morrem pessoas. Mas neste caso são forças da natureza, a nossa paixão não vai mudar o facto de haverem estragos ou se perderem vidas, alias, lamentamos sempre que tal acontece e mostramos a nossa contestação também. A natureza não mostra compaixão por nós, ela já cá estava bem antes de nós chegarmos, não é por ficarmos tristes que o mau tempo se vai desviar da nossa rota.
Que podemos fazer?
Apenas observar e proteger-nos. Se gostarmos da natureza só nos vai proteger ainda mais, pois conhecemos-la melhor que ninguém e sabemos minimamente como enfrenta-la.
Sem este mão tempo a vida não seria possível...