Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Bom parece que temos novas alterações nos modelos .....

Na Quinta teriamos a entrada que uma pequena perturbação que aparentemente poderá dar aguaceiros nas regiões do interior, extendo-se até Sexta segundo o GFS ....
Esses aguaceiros seriam bastante fracos e dispersos segundo o ECM e de acordo com o GFS seria talvez moderados !!
A frente do dia 3 desapareceu nestas runs !!

Em resumo temos alguma chance (ainda) de ver alguma chuva no interior na Quinta e Sexta !!

EDIT: Nesta run das 06h, o GFS parece carregar ainda mais .. muito optimista sem dúvida este modelo !!
Esperemos que não seja mais um tiro no pé neste Inverno !!
O ECM não mostra quase nada na Quinta e Sexta, mas mostra uma frente de Noroeste sobre Portugal entre as 192 e as 240 horas com boa precipitação no Norte e Centro !!
 
As situações modeladas não são nada favoráveis ao Sul sendo a única hipótese em aberto de vermos qualquer coisa lá para Quinta/Sexta. Para o Norte e Centro ainda muita coisa indefinida mas têm mais hipótese com aquelas depressões a vir de Norte para Sul, dos UK para a França. O Norte e Centro podem sempre levar com as caudas das frentes geradas por estas depressões.
Espero que ache a tal nota de 500 euros:lmao: que já nem sei bem qual é cor.
 
Previsão Instituto de Meteorologia

Continente Previsão para 5ª feira, 1 de março de 2012

Períodos de céu muito nublado. Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado (15 a 25 km/h) de noroeste no litoral oeste a partir da tarde. Períodos de chuva ou aguaceiros, a partir da tarde, em especial nas regiões Norte e Centro.
 
Novo mês, vida nova? Para já o GFS dá boas indicações para o inicio de Março, mas depois de tantas desilusões neste Inverno, resta-me aguardar. Mas por enquanto já é melhor do que modelarem AA até ao infinito.:thumbsup:
 
Previsão Instituto de Meteorologia

Continente Previsão para 5ª feira, 1 de março de 2012

Períodos de céu muito nublado. Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando temporariamente moderado (15 a 25 km/h) de noroeste no litoral oeste a partir da tarde. Períodos de chuva ou aguaceiros, a partir da tarde, em especial nas regiões Norte e Centro.

É caso para dizer "ALELUIA" chuva prevista!
 
O GFS é o modelo mais anedótico deste Inverno e promete fazer rir ainda mais. GFS merece mais um corte de rating, absolutamente patético. Nem vale a pena, andarmos aqui a falarmos do GFS cada run que sai ou entra mosca ou sai disparate. :lol:

Falando de modelos e venho falar do nosso amigo ECM esse sim, um fiel amigo.

Ainda coloca precipitação nos próximos dias, dia 1 o centro sul poderá ver alguns mm acumulados com esta saída das 12.
 
o europeu é de facto um modelo com uma consistência impressionante pena que só parece falhar quando as entradas parecem rumar a Portugal, más saídas estas da tarde no entanto parece continuar tudo em aberto, vamos ver se os italianos não ficam mais uma vez com esta entrada de noroeste com muito potencial até para ficar pela ibéria durante algum tempo
 
Vários momentos de precipitação prevê a mais recente saída do ECMWF. Parece certo que dia 1 de março voltará a chover, mas há ainda muita incerteza na região contemplada. De manhã era tudo no interior norte e centro, agora o litoral sul leva com a maior parcela:

europemsl72.gif


A instabilidade prolongar-se-ia por sexta feira:

europemsl96g.gif


E depois continuariam bons acumulados de precipitação no litoral norte e centro,e chuviscos nas restantes regiões:

europemsl144.gif


europemsl192.gif


Quanto à entrada fria, ainda se vai chegar para leste, depois para oeste, depois aproxima-se o anticiclone, depois afasta-se, o que interessa neste momento é que é possível que venha, e a vir pode ser húmida.
 
sin_ptica.JPG


MetOffice

Atendendo aos actuais modelos, no dia 1 de Março, teremos a aproximação de um centro de baixas pressões ao litoral oeste de Portugal Continental (latitude aproximada de Lisboa). A superfície frontal fria desse centro de baixas pressões irá progredir de sudoeste para nordeste, afectando primeiro o litoral centro e sul de Portugal Continental na primeira parte do dia.
Este mesmo centro de baixas pressões irá deslocando-se progressivamente para norte, sem tocar terra, arrastando consigo a superfície frontal fria que irá atravessando todo o território de Portugal Continental no sentido sudoeste/nordeste.
Assim, a haver precipitação, a mesma irá ocorrer inicialmente na faixa litoral, a sul do Cabo Mondego, progredindo depois para o interior. As regiões com maior probabilidade de precipitação serão, de facto, a faixa litoral a norte do Cabo Mondego, especialmente o Douro Litoral e o Minho, por se encontrarem mais próximas do centro de baixas pressões.
Para Sábado espera-se a chegada de uma nova superfície frontal, bastante mais activa. Finalmente tempo de chuva, com o estabelecimento da corrente de oeste e a passagem de sistemas frontais sobre o território de Portugal Continental.
A previsão para o Arquipélago dos Açores também será de grande instabilidade.