Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

frio virá , mas não creio que seja assim tão duradouro e forte como mostra o GFS... achei esta última run do GFS 12 z algo exagerada....

Eu acredito que seja algo do tipo: 70% ECMWF + 30% GFS, isto é, temperaturas baixas, mas nada a que Portugal não esteja habituado:thumbsup:
Na minha analise Podemos no dia mais frio ter amplitudes térmicas da seguinte ordem:

Porto: -1/10ºC
Braga:-2/9ºC
Coimbra:-1/11ºC
Bragança:-6/1ºC
Lisboa: 3/11ºC
Faro:4/12ºC
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

O mais preocupante é mesmo perceber que o GFS continua sozinho...

Continua?

gem1108.png
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

O ECM 12 Z menos extremo que o GFS:

...
e o frio começa a ser varrido mais cedo:

...
frio virá , mas não creio que seja assim tão duradouro e forte como mostra o GFS... achei esta última run do GFS 12 z algo exagerada.... mas..nunca se sabe....

O que me alerta é que a última run do ECMWF é mais "quente" que a anterior.
a depressão do mediterrâneo está numa posição pior.

adoro entradas frias, mas temos de ser cuidadosos.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

eu sou da opinião que realmente sem precipitação todo este frio de pouco serve a não ser para bater recordes, também acho que quem terá razão será o gfs inclusive o frio ainda pode aumentar, assim que a siberiana entrar em França só terá a penisula iberica como opção de saída, quero deixar aqui o registo de que o percurso da siberiana em km é imenso vem desde a Sibéria na zona a norte da Mongólia.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Se há uns tempos o GFS foi promovido a "lixo", desta vez o ECMWF teve uma run que nem lixo é, é um autentico desastre...custa a entender como há tanto dinheiro gasto em pesquisa e depois veem modelos deitar cá para fora runs destas com tanto erro junto.

O GFS está ainda inconsistente apesar de tudo.
É notória a instabilidade no ensemble do GEFS após o dia 4/5, e o que está para já garantido é que entre dia 2 e 5 ocorrerá uma queda significativa da temperatura.

A tendencia do ens do GEFS após dia 5/6 é de clara subida de temperatura, embora a 8/10 dias não haja uma recuperação para valores normais...logo espera-se tempo frio mas dentro do usual para a epoca.

Dado que os modelos não veem precipitação este cenario a medio e longo prazo é consistente com a deslocação da crista anticiclonica para leste com a manutenção de um fluxo anticiclonico fresco de N ou até de NW e o retrocesso da massa polar para o mediterraneo central...

Arrisco-me a dizer que nos proximos 15 dias pouca ou nenhuma chuva cairá e as temperaturas manter-se-hão algo abaixo do normal em grande parte do pais, mas especialmente no centro e sul.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Se há uns tempos o GFS foi promovido a "lixo", desta vez o ECMWF teve uma run que nem lixo é, é um autentico desastre...custa a entender como há tanto dinheiro gasto em pesquisa e depois veem modelos deitar cá para fora runs destas com tanto erro junto.

stormy,

isto é ironia ou... o que queres dizer com erro ?

obg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

De entre o imenso lixo consigo resgatar um luminoso centro de altas pressões sobre a escandinávia tão ou mais teimoso que o dos açores.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

stormy,

isto é ironia ou... o que queres dizer com erro ?

obg

Erro sim, se comparares o ECMWF com os ensembles gerados pelo GEFS, NAEFS, etc verás que a saida das 12z está completamente descontextualizada do padrão global.

Ainda por cima o modelo cria um padrão no Atlantico completamente fantasioso, com depressões em cavamento explosivo a surgir sabe-se lá de onde...bom...

Eu não digo que o GFS12z esteja correcto, pois tambem acho que está a exagerar, só que ao contrario do ECMWF o GFS não está completamente fora da dispersão do ensemble nem sequer está a fazer erros que não sejam admissiveis num padrão destes a 100h.

Na minha opinião esqueçam o ECMWF, pelo menos esta run...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Os efeitos adversos do frio intenso já se fazem sentir pela Europa :(


segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012 | 15:50

Vaga de frio já matou dezenas de pessoas na Europa

A vaga de frio que tem atingido a Europa de Leste já matou dezenas de pessoas. Só na Ucrânia já morreram 18 pessoas vítimas de hipotermia, segundo dados oficiais avançados pelo Governo. As baixas temperaturas deverão chegar a Portugal a partir da próxima quarta-feira, prevendo-se temperaturas negativas em 14 das 18 capitais de distrito, com o mercúrio a descer até aos zero graus em Lisboa.

Em algumas regiões da Ucrânia a temperatura desceu aos 16 graus negativos, durante o dia, e aos 26 negativos, durante a noite. O Ministério das Situações de Emergência informou ainda, através da página na Internet, que perto de 500 pessoas procuraram ajuda médica nos últimos três dias.

Já na Bulgária várias cidades estão completamente paralisadas. Escolas fechadas, estradas cortadas devido à neve e a um surto de gripe. Há registo de cinco vítimas mortais devido ao frio.

Na Polónia, as temperaturas baixaram até aos 27 graus negativos e durante o fim-de-semana, cerca de uma dezena de pessoas perdeu a vida.

Já na Sérvia morreram três pessoas e na Lituânia outras três.

Diário Digital com Lusa


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=556041
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Ao certo o que eu acho que se vai passar é que entre dia 4 e 6 poderemos ter valores muito abaixo do normal, um periodo curto mas bastante frio.
Valores de temperatura da ordem dos -8ºC em Bragança, proximos a 0ºC em todo o litoral e entre 0 e -5ºC em boa parte do interior sul.

Os dias tambem serão frios, com maximas da ordem dos 10ºC apenas no litoral sul e algumas regiões do litoral centro...ao que se junta o vento por vezes moderado de NE.

Então, a partir de dia 6 teremos a rotação do vento mais para N, e uma lenta subida da temperatura.

O ECMWF nesta run já quase corta o frio completamente pois rapidamente regenera a crista anticiclonica aqui a oeste...e faz isso com base na ocorrencia de duas ciclogeneses violentas no Atlantico...que vão fortalecer e atirar a dorsal para cá.

Ora, este cenário não faz muito sentido..mesmo o ensemble do ECMWF vai contra o modelo, num caminho mais proximo ao GFS mas sem chegar a ser tão extremo.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Erro sim, se comparares o ECMWF com os ensembles gerados pelo GEFS, NAEFS, etc verás que a saida das 12z está completamente descontextualizada do padrão global.

Ainda por cima o modelo cria um padrão no Atlantico completamente fantasioso, com depressões em cavamento explosivo a surgir sabe-se lá de onde...bom...

Eu não digo que o GFS12z esteja correcto, pois tambem acho que está a exagerar, só que ao contrario do ECMWF o GFS não está completamente fora da dispersão do ensemble nem sequer está a fazer erros que não sejam admissiveis num padrão destes a 100h.

Na minha opinião esqueçam o ECMWF, pelo menos esta run...

vamos lá ver, pelo que sei, as saidas dos modelos são todas físicamente possíveis. mesmo as n-perturbações corridas.

Claro que existem umas mais felizes que outras, agora falar em erro, é forte.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

vamos lá ver, pelo que sei, as saidas dos modelos são todas físicamente possíveis. mesmo as n-perturbações corridas.

Claro que existem umas mais felizes que outras, agora falar em erro, é forte.

São fisicamente possiveis mas os modelos quando são postos a funcionar vão "digerir" dados, e esses dados nunca são representativos da completa realidade da atmosfera.
Há modelos que lidam bem com isso porque teem software que colmata esses erros...o que se passa com o ECMWF é que por vezes embarca em cenários muito extremos quer para o frio ou calor...geralmente modela uma atmosfera mais bloqueada e perturbada que a realidade.

Não faço a minima ideia da razão...será erro na admissão de dados..um programa com algum tipo de defeito...não sei, mas é consistente ao longo dos anos que o ECMWF tende a criar perturbações onde elas não existem...por exemplo no verão, faz cut-off´s aos pontapés.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Os efeitos adversos do frio intenso já se fazem sentir pela Europa :(


segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012 | 15:50

Vaga de frio já matou dezenas de pessoas na Europa

A vaga de frio que tem atingido a Europa de Leste já matou dezenas de pessoas. Só na Ucrânia já morreram 18 pessoas vítimas de hipotermia, segundo dados oficiais avançados pelo Governo. As baixas temperaturas deverão chegar a Portugal a partir da próxima quarta-feira, prevendo-se temperaturas negativas em 14 das 18 capitais de distrito, com o mercúrio a descer até aos zero graus em Lisboa.

Em algumas regiões da Ucrânia a temperatura desceu aos 16 graus negativos, durante o dia, e aos 26 negativos, durante a noite. O Ministério das Situações de Emergência informou ainda, através da página na Internet, que perto de 500 pessoas procuraram ajuda médica nos últimos três dias.

Já na Bulgária várias cidades estão completamente paralisadas. Escolas fechadas, estradas cortadas devido à neve e a um surto de gripe. Há registo de cinco vítimas mortais devido ao frio.

Na Polónia, as temperaturas baixaram até aos 27 graus negativos e durante o fim-de-semana, cerca de uma dezena de pessoas perdeu a vida.

Já na Sérvia morreram três pessoas e na Lituânia outras três.

Diário Digital com Lusa


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=556041

Acho que esse valor dos -27ºC na Polónia no fim de semana é provavelmente mau jornalismo:rolleyes:, eu estou numa das zonas mais frias do País e por aqui a temperatura durante o fim-de-semana não baixou dos -17ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Faro com -10ºC a 850 hPa :confused:

kGIEt.png

Brutal carta Fil. :D

Eu acredito em mínimas próximo de 0ºC ou mesmo abaixo de zero no litoral algarvio e a temperatura dificilmente passará dos 10ºC durante os dias mais frios.