Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Vai lavar-te o carro mas é com lama. Vê a poeira que anda no ar, depois logo vês como o teu e o meu carro vão ficar castanhos. :lmao::lmao::D

Basta olhares hoje para o céu que já vês a poeira a montes. Como diz a música da Ivete Sangalo levantou poeira, poeira, poeira levantou poeira é isto que vai ocorrer amanhã.:lmao:

Amanhã todo o país vai estar sobre poeira portanto vai chover barro como eu já disse ontem. http://wind.tau.ac.il/dust8/dust.html

Exacto! Totalmente verdade. E já se nota bem o céu amarelado
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aumento de nebulosidade a partir da manhã, diminuição da nebulosidade a partir do final da tarde ...

Acho que esta chuva vai ser do tipo "Olá ... Adeus "
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Também não estou muito confiante nesta chuva prevista... :unsure:é capaz de chover algo sim , mas os locais estão um pouco incertos, e ainda mais a intensidade..o GFS está péssimo no médio/longo prazo... o ECM também sem nada de especial para as actuais necessidades....basicamente não choverá nada de jeito até meio do mês de Março...mas claro pode mudar....

veremos , mas isto está mau para ocorrerem as chuvas constantes e frequentes, e que o País tanto precisa......

Vou acabar o mês de fevereiro com uns míseros/insignificantes 4 mm acumulados...isto para mim e para a minha zona é completamente "irreal"...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
prec4.png


Se existir algum instrumento que meça a quantidade de pó acumulada, em centímetros, eu vou comprar um. :lmao:
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Eu sei que já vem um bocado tarde, mas para quem estiver interessado:

Palestra «O que são modelos atmosféricos e para que servem»

No âmbito do ciclo «Odisseia da Física», o professor João Corte-Real, docente na Universidade de Évora, explica na Universidade de Aveiro, a 29 de Fevereiro, a partir das 14h30, «O que são modelos atmosféricos e para que servem». A sessão, de entrada livre, decorre no anfiteatro do Departamento de Física.
Mais informação: http://uaonline.ua.pt/detail.asp?lg=pt&c=22896

PS.: Desculpem ser um bocado offtopic.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Desta vez parece mesmo que o GFS acertou melhor nas previsões, o europeu viu chuva a mais numa entrada que apenas costuma ser fria e nada mais que isso...e agora já ninguém vê nada...

Para amanhã continuamos com a previsão de chuva, o ECMWF continua modesto, acumulações pouco dignas desse registo e se antes havia zonas mais propicias, agora o extremo norte e sul parecem estar em vantagem...mas nada significativo...pode dar para qualquer lado...
Daí para a frente apenas o norte, em especial o NW será afectado por restos de frentes que aí passarão de raspão...dará para manter a humidade alta pelo menos...

O GFS mantém-se na linha de ontem, menos confuso parece-me...se inicialmente era o europeu a limitar a precipitação a norte e sul para dia 1 de Março e o americano a generalizar...agora acontece o inverso...
Para os dias seguintes os modelos seguem afinados...não muito animadoras as previsões para o "Inverno" que resta...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Eu já só tenho olhos para do dia 21 em diante! Duvido sinceramente que a Primavera mantenha a tendência deste Inverno. A ver vamos o que se começa a desenhar nos modelos nas próximas 2 semana mas começo a ter a convicção que lá para o fim deste mês a coisa será diferente.
Até lá parece-me garantido mais 2 semanas com AA aqui à porta. A dúvida são as temperaturas, que parece que já podemos ter dias com temperaturas nos 20,21 ou 22ºc a partir do fim de semana que vem mas depois parece vir uma entrada fria daqui a uma semana essencialmente com mínimas bastante baixas.
O amanhã para mim já saiu das contas, até em Agosto passado já tivemos uma cut-off mais interessante que esta.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ainda muita incerteza no que toca ao dia de amanhã. O ECMWF que estava bastante estável, com 3 saídas consecutivas iguais e a darem uma rega interessante no litoral a sul de Lisboa, agora cortou bastante nas quantidades de precipitação previstas, mas mantém a distribuição espacial da mesma. O que dá ideia é que a frente até está bem organizada, mas acaba por perder toda a actividade antes de fazer landfall, ficando a ocorrência de precipitação dependente da lotaria da convectividade, algo que eu ontem escrevi que ia acontecer no norte, mas parece que no sul se vai passar o mesmo.

europemsl36.gif


O GFS parece mais estável, se bem que haja grande dispersão no diagrama de ensembles, entre os que não têm nada e os que têm acumulados interessantes (relativamente à época seca em que estamos), e depois há de tudo, incluindo o ALADIN e o HIRLAM que estão quase a zero (felizmente que estes modelos não têm modelado bem a precipitação em eventos anteriores).

Ainda há muita incerteza tudo pode mudar.

Não vale a pena falar de seca sempre que se escreve algo neste tópico, não é por isso que vai chover, e toda a gente já sabe que estamos em seca meteorológica. E não seriam 15 mm que acabariam com ela.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Boas:

Os sites de previsão são geralmente outputs simplistas de modelos de grande escala. Em algumas situações, nomeadamente de convectividade, não conseguem prever a queda de precipitação bem como as suas quantidades.
....



O "output simplista" do site do IM dá chuva até domingo no Porto e, todavia, em Faro apenas em regime "light" na 5ª feira.
Porém, parece que a tendência das opiniões vai para chuva no sul do pais em detrimento do Norte. :huh: Será aquela coisa da "lotaria da convectividade" :confused:

:lol:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
O "output simplista" do site do IM dá chuva até domingo no Porto e, todavia, em Faro apenas em regime "light" na 5ª feira.
Porém, parece que a tendência das opiniões vai para chuva no sul do pais em detrimento do Norte. :huh: Será aquela coisa da "lotaria da convectividade" :confused:

:lol:

Essa previsaõ do IM só deve ser considerada até ao 3º dia, ou seja, quando elaborada por mão humana... A partir daí já foram detectadas e faladas aqui no tópico, certas inconsistências e incongruências...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Esta saída das 12h do GFS voltou a alterar um pouco as previsões de precipitação no que se refere aos locais, agora volta a alargar a todo o litoral do continente, mas o NW está a ser reforçado nas acumulações nas últimas saídas...
Acho que não adianta muito mais seguir as previsões, agora é aguardar e seguir na hora a movimentação das células...
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Esta saída das 12h do GFS voltou a alterar um pouco as previsões de precipitação no que se refere aos locais, agora volta a alargar a todo o litoral do continente, mas o NW está a ser reforçado nas acumulações nas últimas saídas...
Acho que não adianta muito mais seguir as previsões, agora é aguardar e seguir na hora a movimentação das células...

:)

Parece incrível, mas é mesmo assim.. Estamos nós a 29 de Fevereiro e a aconselhar estar atentos, fazer nowcasting porque pode vir aí algum aguaceiro de origem convectiva, com ou sem trovoada.. É a realidade! Hoje só vi uma nuvem convectiva por volta das 16h, amanhã talvez passe algo mais de instabilidade! Mas o que os modelos nos mostram é na realidade uma lotaria, mais provável junto ao litoral norte e a sul do Tejo, incluindo algarve. Façamos o dito nowcasting.. :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O mais triste no meio disto tudo, é que eu (e muita gente de Norte a Sul de Portugal) acabou o mês com 0 mm... :(

Isto é mais um desabafo, porque não é altura para lamentações, é ter alguma (mesmo que pouca) esperança para os tempos que virão aí. Mesmo que não chova quase nada, não mandamos no tempo. E tal como já se disse aqui, estes acontecimentos (secas) têm um período de retorno. Este ano calhou, infelizmente...

Bem, voltando ao on-topic, esta RUN do GFS seguiu a anterior e coloca alguma precipitação fraca de Norte a Sul de Portugal que será acumulada durante a parte da tarde. Em que forma? Logo se vê...

Mesmo com valores de CAPE e LI insignificantes, e com quantidades previstas de precipitação acumulada insignificantes, dá para fazer a festa. Isto está mau... :(