Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Estava a pensar nas regiões a sul do tejo onde a previsão fala em 600 metros de forma pontual. 1000 raspados talvez. A norte é outro campeonato.

Os 600 m referem-se à região de Portalegre, onde pode ser possível essa cota, caso ocorra precipitação nos momentos mais frios (manhã de segunda-feira).

A previsão da temperatura a 500 hpa está complicada, a massa fria em altitude vai passar de raspão, 100 km para este ou para oeste alteram tudo. Esta previsão é extremamente complicada, lembrem-se que a 22 de janeiro a generalidade dos modelos errou a previsão da T500 por 3 ou 4ºC, mesmo em cima do acontecimento.
 


cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Sim para além das cotas também temos de ter sorte com a precipitação pois a Estrela é uma barreira natural neste tipo de entradas! Vamos fazer nowcasting e esperar que tenhamos sorte.


é uma barreira mas ao mesmo tempo é também atractora de precipitação. As entradas de noroeste aqui a sul da estrela são más por terem muito ar maritimo e não continental, as cotas não costumam variar muito daquilo que se passa a norte da estrela.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Os avisos do IPMA:

avisos1.jpg



avisos2.jpg



avisos3.jpg



avisos4.jpg
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Muito pouca precipitação, não temos sorte nenhuma Cova Beira, poça!! veremos :) se nevar e ouver acumulação :-) vou ai ter a tua rua para comemorar ehehhe

Vendo bem a coisa o Hirlam até está positivo!

Dia 11 as 01h



Uploaded with ImageShack.us

Dia 11 as 7H



Uploaded with ImageShack.us
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
boa noite o modelo ukmo apresenta uma iso -4 a 850 hpa pouco acima do ribatejo. Este modelo é um modelo de confiança ou neste caso devemos ignorar os resultados apresentados nas runs sucessivas??
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David, dado a tua experiencia, achas possivel nevar a uma altitude de 377m, sem acumulação?

Obg!

Possível é, o GFS prevê -5ºC a 850 hpa na tua região na manhã de segunda-feira, e, analisando os perfis verticais (amanhã posto aqui alguns deles), as camadas mais húmidas estão nos níveis mais altos (acima dos 850 hpa) durante o momento mais favorável (madrugada e manhã de segunda-feira).
Eu concordo totalmente com a cota de neve apontada pelo IPMA, 400 m no litoral Norte, sendo mais baixa no interior norte durante a madrugada, sendo que é possível a acumulação acima dos 500/600 m no litoral Norte.
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Possível é, o GFS prevê -5ºC a 850 hpa na tua região na manhã de segunda-feira, e, analisando os perfis verticais (amanhã posto aqui alguns deles), as camadas mais húmidas estão nos níveis mais altos (acima dos 850 hpa) durante o momento mais favorável (madrugada e manhã de segunda-feira).
Eu concordo totalmente com a cota de neve apontada pelo IPMA, 400 m no litoral Norte, sendo mais baixa no interior norte durante a madrugada, sendo que é possível a acumulação acima dos 500/600 m no litoral Norte.

Obrigado! :thumbsup:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa noite! Alguém me consegue dar um parecer em relação à queda de neve, para o concelho de Tondela, entre as altitudes de 300m e 378m? Eu sei que podem não ser meteorologistas, mas tem bastante experiência, podem é não ter o canudo :lol::lol::lol: Ficarei grato com alguma resposta da vossa parte:)
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)

Boa noite Caro Freamunde!Allez,

Estou mesmo a ver os Meteoloucos de Paços De Ferreira a subirem aos montes mais alto desse concelho: Citânia de Sanfins a cerca de 560m ou então ao monte pilar (cerca de 530m) para verem o elemento branco. Talvez possa acumular alguma coisita no topo dessas 2 colinas mas duvido muito devido a uma relativa proximidade do mar (menos de 30 Km's em linha de visão). :p :thumbsup:

Nesta zona o melhor que se pode arranjar é mesmo a Penha (Guimarães) com os seus 600m de altitude e estar mais um pouco afastado da costa (cerca de 40 km's) em relação aos montes mais altos da redondeza.

Veremos mas não se pode criar grandes expetativas no litoral com entradas destas, o que aconteceu no dia 9 de Janeiro 2009 foi simplesmente fantástico: Frio a todos os níveis, temperaturas negativas ou quase negativas à superfície de Norte a sul do país na madrugada desse famoso dia.

Não podemos esqueçer que nevar junto ao litoral ao nível do mar é muito raro em Portugal Continental.

Alguns pormenores para perceber o que se passou no dia 09 de Janeiro 2009 (Fonte: IM)

(08 JAN 2009): Anticiclone sobre a Europa Central e Ocidental e Corrente de leste no Continente.

(09 JAN 2009): Deslocamento do Anticiclone para a Europa de leste.
Massa de Ar Polar Continental ou Ártico Modificado (2ºC<0sw<4ºC).
Depressão na Corunha (1019 hPa) e depressão no Mediterrâneo Ocidental.
Na baixa Troposfera, o núcleo depressionário da Corunha descloca-se para sul ao longo da costa ocidental portuguesa, até Cabo Carvoeiro.
Na média Troposfera, a depressão desloca-se do Norte de Espanha para a região de Madrid, dia 10 00UTC.
Entrada de ar húmido do Atlântico provoca ligeira subida da Temp. do ar no litoral centro e sul.

Conclusões (IM) para o dia 09 de Janeiro 2009:

Deslocamento de uma pequena depressão do norte de Espanha, no sentido directo, afectando inicialmente a região do norte e depois as regiões centro e sul, após situação estável de ar extremamente frio.
Instabilidade fraca (Queda de neve no litoral e interior (cotas ~de 0m).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A cerca de 24 horas do evento, ainda há pequenas diferenças na previsão da temperatura a 500 hpa. São ligeiras diferenças, que na prática e localmente se traduzem em cerca de 5ºC a mais ou a menos e em cerca de 100/200 m de cota de neve. São ligeiras diferenças, 100 km para este ou para oeste, que podem fazer muita diferença.

ECMWF:

IobwgVI.png


GFS:

XuYlUxd.png


A precipitação é cada vez mais reduzida, segundo o WRF-MeteoGalicia:

Amanhã já com algumas regiões quase a zero, principalmente na Beira Interior e Algarve:

BNsw8P6.png


Terça-feira uma ligeira perturbação pode trazer precipitação, mas em muito pouca quantidade e apenas em locais onde não há cota nem frio para nevar:

2u0clsU.png


Em linha com o que prevê o mesoscalar britânico, que costuma ser dos mais acertados, previsão da precipitação acumulada até às 06z de terça-feira:

33sIOvw.gif


O ALADIN ainda tem menos precipitação.

Resumindo, e após a frente fria que passará hoje, e deixará precipitação moderada nas regiões do litoral Norte e Centro e queda de neve acima dos 1000/1200 m, teremos:

- No litoral Norte uma madrugada e manhã de segunda-feira com alguma precipitação sob a forma de aguaceiros. Haverá uma elevada probabilidade de a temperatura a 850 hpa chegar aos -5ºC, permanecendo ainda a dúvida à volta da temperatura a 500 hpa, que andará entre os -25 e os -30ºC, e aqui a diferença pode ser decisiva não só para permitir baixar a cota de neve mas também para gerar alguma instabilidade que aumente a quantidade de precipitação.
A 925 hpa, cerca de 500 m de altitude, a temperatura será pouco positiva, entre 1 e 2ºC, mas a humidade relativa deverá ser baixa, cerca de 80%. O que estragou um pouco o evento de 22 de janeiro foi a humidade elevada a níveis baixos, desta vez todos os modelos prevêem que isso não aconteça, as camadas com temperatura positiva estarão relativamente secas (para o que é normal num dia de chuva), o que pode ajudar a baixar a cota.
Desta vez, e por não se prever muito frio a 500 hpa a temperatura à superfície pode desempenhar um papel mais importante, portanto a hora de maior frio coincidir com a madrugada e início da manhã irá ajudar.
A AEMET prevê cota 200 em Vigo;

- No interior Norte, frio suficiente para cotas baixíssimas, ainda mais que a 22 de janeiro a 850 hpa (cerca de 2ºC a menos) e a 500 hpa pouca diferença para esse dia (mesmo com as variações entre os modelos, ou teremos 2ºC a mais ou 2ºC a menos). O problema é que pode não haver precipitação. Não será de espantar, é até o mais provável, que muitos locais desta região não tenham precipitação durante o dia de amanhã. Os que tiverem sorte terão neve, provavelmente a qualquer cota, com eventuais excepções em locais menos frios, alguns vales mais encaixados por exemplo;

- No interior Centro aplica-se o mesmo raciocínio na questão da precipitação, o mais provável é que ela nem ocorra no momento mais frio. Haverá mais frio a 850 hpa, portanto a cota deverá andar um pouco mais baixa do que em janeiro, mas poderá não servir de nada;

- Na região de Portalegre todos os modelos prevêem precipitação. Não é de descartar que possa nevar na cidade, mas tal é improvável e a acontecer será me pequena quantidade. Nos pontos mais altos da região, Marvão e São Mamede, deverá nevar.

- Nas montanhas do litoral Centro a cota de neve deverá rondar os 600/800 m, e a precipitação não deverá faltar.

- No resto do país, será um dia com alguns aguaceiros, ventoso e fresquinho e nada mais.