Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
O ECM está melhor e é ele quem vai vencer, porque ele já insiste há 5 dias e à medida que os dias passam o tempo vem aproximando-se sempre do dia 10 de Fevereiro, enquanto o GFS esse anda perdido algures e só dá algo mais relativo lá para meados do mês.

O ECM está mais apetitoso mesmo a 240 horas com a possibilidade de as depressões descerem um pouco mais de latitude e quem sabe afectar mais as regiões do sul e a Madeira em que este Inverno tem sido apenas um pouco melhor mas continua bastante abaixo da média em termos de precipitação, onde em Dezembro e Janeiro a precipitação tem sido a rondar os 30 a 40 % em relação ao normal. Que venha é a chuva, porque provavelmente o Sotavento Algarvio já se encontra em situação de seca fraca.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Alguém tem o link para a precipitação do ECMWF é que o meu endereço nesta run dá erro, ainda na run das 00 funcionava bem. :huh: Será que o ECMWF mudou o endereço?:huh:
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
A confirmar-se o cenário do ECM, isto é, o enfraquecimento do AA e consequente entrada de noroeste lá para as próximas 2ª e 3ª feira, é uma enorme "derrota" para o GFS. Ainda agora saída das 12h deste último modelo, insiste em bloqueio na PI. Digo isto, porque o ECM desde 6ª feira que anda a projectar um cenário deste tipo, sendo que entretanto o GEM também já começa a colar ao europeu.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A avassaladora diferença entre ECMWF e GFS para o Carnaval deve-se à modelação de uma depressão extratropical na costa leste americana. O GFS não a vê, mete um anticiclone na Terra Nova que impulsiona ar frio para o Atlântico reforçando as depressões e reactivando a circulação zonal:

gfsnh-0-120_iot3.png


O ECMWF modela no mesmo local uma depressão cavadíssima, que impulsiona a dorsal no meio do Atlântico, permite o corte do fluxo zonal, e a entrada de uma depressão secundária que se isola nas imediações da Península Ibérica e se instalaria no mar Tirreno:

ECH1-120_fgz8.GIF


Os modelos que costumam desempatar, GEM e UKMO, vêm a depressão, apesar de não tão cavada como a vê o ECMWF.

O ensemble do GFS apoia a respectiva operacional (nenhuma perturbação prevê o que o europeu prevê), o ensemble do ECMWF apoia a operacional.

Prevejo um brutal espalhanço do GFS nas próximas horas, daqueles a que tanto nos habituou o ano passado, mas que este ano ainda não tinha acontecido. Assim esperemos.

Caso isso aconteça e seja o ECMWF a acertar teremos um Carnaval fresco, com alguma humidade a norte, e uma possível ponte anticiclónica Açores-Escandinávia que poderia manter o frio seco por cá durante algum tempo.

Independentemente de tudo o que referi, ambos os modelos e seus ensembles prevêem a formação de altas pressões entre a Escandinávia e a Rússia, o que augura um bom mês de fevereiro, resta saber se para frio ou para chuva.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Fantástica, toda esta situação:shocking:. Excelente post DavidSF. Reparem como as previsões a 5 dias são falíveis !!! É necessário ver os vários modelos, analisar criticamente, misturar com experiência de ir acompanhando isto à anos...:thumbsup::thumbsup:
os outputs gerados automaticamente têm uma validade muiiito limitada. refiro-me a Weather's.com, accuweathers ou outros similares. Claro que eles têm ciência por de trás mas .... ao estendenrem as suas previsões a 1 mês... entram no campo da falta de realismo para não escrever coisa pior.
(desculpem esta poluição depois de um excelente post do david mas penso que é bom ajudar a esclarecer algumas pessoas que começaram a seguir o forum recenteemente, que se interessam mas que ainda estão muito "verdes")
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O Europeu mantêm-se bastante estável e prevê uma entrada de frio considerável nos próximos dias , a partir das 144 horas, alguma precipitação prevista também, o que leva a crer em aguaceiros de neve a cotas médias/baixas, mas aponto mais para cotas médias, em especial lá para os dias 11/12 de Fevereiro.

Vamos ver.:cold:

europeu144.gif


europeu168.gif


europeu192.gif
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Eu estou em crer que iremos caminhar para uma situação intermédia, entre aquilo que o GFS tem apontado nos últimos dias e o ECMWF. Nem tanto AA em cima de nós, nem tanto corrente (muito) perturbada de NW. Uma espécie de meio termo.

Da análise que fiz dos modelos esta manhã, parece-me que será para aí que caminhamos. Mas claro, ainda falta uma semana até ao Carnaval.

Portanto, foliões que querem sol para desfilar, nem tudo está perdido (ainda) :).

Para quem prefere frio e chuva/neve, nem tudo está perdido também :). Mas eu não estou muito convencido em relação a um episódio de chuva/neve... Frio, sim, mas provavelmente seco.