Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O ECM tem sido sempre a cortar no frio, nem aos 0ºC devemos chegar...
Este ano ainda nem chegámos aos 0ºC

Realmente! Anda o pessoal a queixar-se do frio aí pela rua e este ano tem estado a ser menos frio comparativamente aos 2 últimos, em que tenho registos. Em 2012 registei uma mínima de -3,5ºC, em 2011 registei -1,1ºC.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Enfim este mês apenas vai restar os dias de quinta e sexta para acumular mais alguma precipitação depois volta a se fechar a torneira até inícios de Março :( Essa entrada fria poderia ser boa mas mais uma vez vai nos escapar o melhor para variar e a cada saída tira um pouco de frio por isso não vai ser nada de mais apenas algumas boas inversões térmicas...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Pode haver um ou outro aguaceiro isolado,vai estar frio, mas a precipitação (a ocorrer) será escassa, a não ser que a situação se altere, será uma entrada fria predominantemente seca....

Totalmente de acordo. Fresco e seco.
Até o que escreveu noutro mail... a possibilidade de soltar uma bolha fria é quase nula.

A minha única dúvida é até que ponto vai arrefecer, os dias já estão maiores.
Poderemos estar a dar a ideia de que vem uma vaga de frio, e não é obrigatoriamente isso.
Ninguém afirmou isso, nem aqui, nem no IM, mas o que as pessoas estão a apreender é que vem ai uma massa de ar polar (seja...) e isso é uma vaga de frio brutal. Na 2a feira no emprego vou ter de ouvir que os meteos são uns exagerados (no minimo) e mais não sei o quê. Estamos habituados.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pela análise do GFS, parece-me que a possibilidade de neve a cotas médias, acima dos 600-800 mts, estará confinada ao interior fronteiriço entre Bragança e Sabugal (para além das cadeias montanhosas do interior norte e centro) entre o final de 6ª feira e o fim da madrugada de sábado. Com o arrefecimento noturno e valores de humidade mais baixos, a precipitação nessa zona deverá ser em forma de neve.
O problema é mesmo a quantidade de precipitação prevista: baixa.
As temperaturas nos 850 hPa deverá ser propícia apenas nessa altura conjugada com alguma precipitação a vir (parece-me) do interior de Castela-Leão.

Vamos aguardar próximas saídas, até porque faltam muitas horas...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Realmente! Anda o pessoal a queixar-se do frio aí pela rua e este ano tem estado a ser menos frio comparativamente aos 2 últimos, em que tenho registos. Em 2012 registei uma mínima de -3,5ºC, em 2011 registei -1,1ºC.

Totalmente de acordo. Não só em termos de temperaturas minimas... a formação de geada tem sido quase inexistente (na minha zona). Há várias semanas que se intuia a baixa probabilidade de ainda vir frio (digno desse nome).
A insolação está ai!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Bem já estou a ver a dorsal Africana a querer subir pelo Mediterrâneo para o início de Março e a bloquear as entradas de oeste nomeadamente a sul da Península, ou estarei a ver mal?

Só vejo más noticias para aqui ultimamente. Após Sexta-feira nada de nada aqui para o Sul.
O Norte e Centro é poderão ter boas entradas a partir do fim do mês/inicios de Março.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Totalmente de acordo. Fresco e seco.
Até o que escreveu noutro mail... a possibilidade de soltar uma bolha fria é quase nula.

A minha única dúvida é até que ponto vai arrefecer, os dias já estão maiores.
Poderemos estar a dar a ideia de que vem uma vaga de frio, e não é obrigatoriamente isso.
Ninguém afirmou isso, nem aqui, nem no IM, mas o que as pessoas estão a apreender é que vem ai uma massa de ar polar (seja...) e isso é uma vaga de frio brutal. Na 2a feira no emprego vou ter de ouvir que os meteos são uns exagerados (no minimo) e mais não sei o quê. Estamos habituados.

Boa noite Caro c.bernardino,


Tens razão não me parece que seja ou que venha uma vaga de frio, porque para tal cenário teríamos que levar por exemplo com Temp. mínimas diárias do ar inferiores em 5ºC em relação à média durante pelo menos 6 dias consecutivos e não me parece que seja o caso. Acho que no máximo serão 5 noites muito mais frias do que as atuais (de sábado 23 FEV até quarta-feira 27 FEV).

De qualquer das formas veremos os próximos outputs.

Um abraço.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Previsão para 6ª feira, 22.fevereiro.2013

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de
trovoada, e que serão de neve acima de 1200 metros, baixando
a cota para 600 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sudoeste,
tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da tarde.
Pequena descida da temperatura.


METEOROLOGISTAS: Maria João Frada/Margarida Gonçalves.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Tenho lido que "a primavera vem aí", "acabou a neve", etc e tal.
Não sou um entendido nestas andanças metereológicas, mas posso afirmar que nevar em Vila Real no mês de Abril não é assim tão incomum.
Não vamos perder a esperança de voltar a ter um episódio "branco" este ano.
;)