Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
se os mapas de precipitação do europeu estiverem correctos prolongando a precipitação noite dentro aqui na zona haverá com certeza boas acumulações acima dos 400 metros. É importante realçar que esta situação é de tal raridade acontecer que se torna ainda mais difícil prever o que realmente se vai passar nomeadamente cotas, mas tal como disse a haver precipitação durante noite madrugada parece-me possível haver neve em cidades como Portalegre ou castelo branco.


aqui fica a carta mais parecida com o que se vai passar que encontrei no arquivo, na altura deu um bom nevão em toda a região da Covilhã

archives-1992-2-19-12-0.png


archives-1992-2-19-12-1.png
 

Tmendes

Cirrus
Registo
25 Fev 2013
Mensagens
7
Local
Lisboa/Pampilhosa da Serra
Boas noites Pessoal.

Alguém me pudera dizer se existe possibilidade de nevar em Pampilhosa da Serra neste fim de semana? Vou fazer um passeio de TT até ao picoto cebola que é a 1500 mts e a minha aldeia a cerca de 650.

Muito obrigado.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
A AEMET coloca 500 metros a cota para Ayamonte, no Caldeirão é capaz de cair qualquer coisa e existem mais probabilidade do que na Fóia. Mesmo, o GFS coloca uma cota de 450 metros em Alcoutim, tudo é possível acontecer. :rolleyes:

O Hirlam coloca a maior precipitação junto à costa algarvia mas no mar, para a noite de 4ª feira para 5ªfeira. :D
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Boas noites Pessoal.

Alguém me pudera dizer se existe possibilidade de nevar em Pampilhosa da Serra neste fim de semana? Vou fazer um passeio de TT até ao picoto cebola que é a 1500 mts e a minha aldeia a cerca de 650.

Muito obrigado.

Boa noite este fim de semana e pela saida do GSF saida 12 z não está prevista precipitação para a zona referida , na Quarta e Quinta Feira ai sim o Pico da Cebola deve apresentar um bonito manto branco , só uma correção o pico da cebola tem 1418 mts no seu ponto mais alto, só por curiosidade qual é a aldeia?
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Boas noites Pessoal.

Alguém me pudera dizer se existe possibilidade de nevar em Pampilhosa da Serra neste fim de semana? Vou fazer um passeio de TT até ao picoto cebola que é a 1500 mts e a minha aldeia a cerca de 650.

Muito obrigado.

Boa noite amigo, pelo que me é dado a entender, nada indica que caia neve durante o fim-de-semana dia 2 e 3 de Março.
Pode ocorrer precipitação no domingo mas com uma cota de neve de 1500 metro é muito pouco provável que neve no picoto que tem 1407 metros de altitude isto se o meu gps não me enganou.
E por experiencia própria nuca vi nevar no picoto com cotas previstas de 1500.
Já o mesmo não se deve passar na noite de quarta para quinta, nessa noite deve nevar em muitas das aldeias vizinhas, com cotas a rondar os 400 metros é de esperar neve na cede do município Pampilhosa da Serra e em aldeias como Dornelas do Zêzere.
Para não fala em todas as outras que se encontram muito mais altas como:
Meãs: 767m
Covanca: 817m
Vidual de Cima: 710m
Tudo isto irá depender da quantidade de precipitação que possa vir a ocorrer na noite de quarta para quinta.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A AEMET coloca 500 metros a cota para Ayamonte, no Caldeirão é capaz de cair qualquer coisa e existem mais probabilidade do que na Fóia. Mesmo, o GFS coloca uma cota de 450 metros em Alcoutim, tudo é possível acontecer. :rolleyes:

O Hirlam coloca a maior precipitação junto à costa algarvia mas no mar, para a noite de 4ª feira para 5ªfeira. :D

Parece-me que vale a pena tentar a Alcaria do Cume em Tavira.

Entre os 589m dos Cavalos do Caldeirão e os 535m da Alcaria do Cume, não sei... :rolleyes:
 

Tmendes

Cirrus
Registo
25 Fev 2013
Mensagens
7
Local
Lisboa/Pampilhosa da Serra
A aldeia é Sobral Magro. No fim de semana do carnaval nevou lá ou seja a uma cota de mais ou menos 550/600.

Em relação ao Picoto Cebola, ja lá estive tres vezes com neve. Na primeira que foi em Janeiro ou Fevereiro de 2006 nao consegui subir até ao pico. Completamente impossível, nem dava para ver a estrada. Há pouco cerca de 3 anos fui do Sobral Magro até ao Picoto Cebola sempre com neve e depois segui fora de estrada até à Serra Da Estrela a apanhar muita neve ao longo do caminho.

Penso de varias vezes por ano neve lá.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
gfs-2-162.png


gfs-0-174.png


Setúbal:
A3vf4at.jpg


Se este cenário se mantiver...

:surprise: :rolleyes: :trovao:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Boa noite a todos.
Alguém mais entendido do que eu arrisca um palpite para Viseu, para a próxima quarta e quinta-feira? Agradecida.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Por Viseu, segundo os modelos de hoje deverá a cota da neve ficar pelos 450 a 500 metros, isto da parte da manhã de quarta.
ou seja, poderá cair algo, mas se cair é pouca...
Mas vamos aguardar pelas próximas previsões.