Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,139
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Esta saída das 12Z parece-me um pouquinho mais fria.:D O Norte e Centro, e parte do Alentejo interior deverão ser brindados com belas supresas.

Entretanto, será que nem com estes parâmetros não temos a sorte de uns farrapos na Fóia?:D
TaerG0K.jpg


Será a eterna questão de haver precipitação ou não, nos períodos em que a cota andará bem baixa...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ficamos como nas anteriores vezes, pegamos nas cotas do IM de 200/400m no momento mais frio e aguardamos que os aguaceiros se formem na tarde de amanhã para ver a sua evolução, não perdendo de vista o andamento das temperaturas e do vento.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um output de neve da AEMET de acumulado em 24h, referente apenas ao dia de 5ªfeira (refiro isso, porque por exemplo em Bragança a maior parte da neve deverá cair amanhã).

RdtjSHU.gif
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Mais uma saída do GFS e parece manter um cenário fantástico para Bragança.
Como alguém disse aqui está tudo lá, frio à superfície, frio em altura, precipitação significativa, entrada das nuvens já de noite (entre as 21:30 e as 23:00).

Ontem apontava para uma acumulação entre os 5/6 cm mas com o cenário actual será o maior nevão do ano na cidade que pode rondar os 10/12 cm.


Rtavn181.png




Rtavn241.png




graphe_ens3_mxc2.gif


Toda a precipitação deve ser de neve na cidade e os primeiros flocos deverão começar a cair na cidade entre a 1:00 e as 2:00 horas.

Atenção às autoridades locais para o dia de amanhã, para quinta e sexta, dias em que sobre a neve pode gear e criar uma situação ainda mais perigosa.

Os dados estão lançados. Agora olhos nos satélites e radares, mais logo olhos nos céus.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
o site foreca da previsao de aguaceiros de neve na madrugada de hoje entre as 4 e 6 am aqui na cidade do porto... os users neste forum com experiencia em meteo acham que existe essa possibiidade ?

Quanto mais próximo do litoral, mais difícil ver neve perto da cota 0. Em situações deste tipo esse tipo de previsão é muito difícil de ser feito. Probabilidade existe mas é muito baixa.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas,
Está tudo pronto para ver cair a neve? Em Bragança será a cidade do país com a melhor acumulação. Deverá ser a maior do ano sim.
Mesmo Na linha de Vila Real até Viseu, deverá acumular, penso que, entre 1-3 centímetros.
E o alentejo também vai ter sorte e ter neve. Sobretudo o distrito de Portalegre, e mesmo nas serras de Monchique. Isto na madrugada e manhã do dia 28 de fevereiro.
A dúvida será o litoral, mas o máximo da cota que deverá cair, deverá ser a partir dos 200 metros. Mas vamos aguardar...
Bom evento. Tirem fotos!!!!1
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas...

Que evento interessante parece lá vir... e eu a revirar os modelos de uma ponta á outra para ver se decido ir até a um dos topos da serra do Caldeirão, mais propriamente ao topo da Serra de Alcaria do Cume... Pois estrategicamente está melhor situada que a Serra de Monchique que é abrangida pelas 2 costas (sul e ocidental).

E segundo os modelos em vigor o grosso da precipitação no sul deverá passar no sueste alentejano/sotavento algarvio... Vamos ver se á frio suficiente nas horas de precipitação para ver nevar por cá (na serra claro)!!

:rolleyes:
 

dlourenco

Cumulus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
279
Local
Braga, S. Vicente, 180m
Será que amanhã o jogo em Braga vai ser debaixo de neve? Vou até lá ver o jogo e, sinceramente, não creio que vá encontrar muita dificuldade ao atravessar o Marão... logo se vê :)

Era bom era... :D ainda por cima no estadio a cota deve rondar os 100, ja o centro de Braga roça os 200 quase.
Veremos as surpresas de madrugada.
Vai tudo com olheiras para o trabalho na quinta-feira :D