Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
Brito, pelos modelos e pela análise dos entendidos neste Fórum, a neve deverá cair em Viseu, a partir das 8 ou 9 horas da manhã. A cota inicial deverá ser entre 350/400 metros. Vamos aguardar...

e pena faltar precipitação para o fim de tarde/noite, mas sim vamos ver o que se vai passar..
 

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
Neste momento só vejo alertas de neve amarelo e laranja para os distritos a norte de Leiria, Santarém e Évora. Onde é que encontraram avisos de neve para todos os distritos???

Se cair alguma coisa nos outros distritos será algo residual, talvez nem pegue.
Dai não serem lançados os avisos pois não será necessário nenhuma acção especial
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ao que parece tudo vai começar por Bragança. O nowcasting vai ser bastante importante, para que apuremos logo à partida se há um desvio significativo nas cotas previstas iniciais! :)

Embora claro.. isto também depende das condições iniciais do próprio local!

Digo-vos uma coisa, este evento ou será uma grande desilusão ou uma grande emoção! Em qualquer dos casos, deve ser a despedida deste inverno em termos de neve em cotas baixas:)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Relativamente aos avisos de neve, por distrito, penso que a lógica é a de servir as populações, ou seja, identificar localidades onde neve. Por exemplo, se nevasse nos picos da madeira (areeiro) ou na montanha do pico nos açores, não iriam colocar aviso de neve nas respectivas ilhas. Assim como se nevar acima dos 1700m na serra da estrela não iriam colocar guarda/c.branco em aviso amarelo!

Nota: queria dizer antes, distritos com localidades onde neve com possibilidade de acumulação! :)
 

SnowMan

Cumulus
Registo
1 Dez 2008
Mensagens
105
Local
Arcozelo, VN Gaia (12m de altitude a 300m do mar)
Boas tarde, estive a ver os alertas do ipma em relação a queda de neve e em todos os distritos menciona queda de neve acima dos 600/800 metros, descendo a cota temporáriamente para os 200/400 metros.
Curiosamente e não entendo o motivo em relação ao distrito de Coimbra e Aveiro refere descida de cota temporária apenas ao nível dos 400 metros.

Alguém me pode explicar

Neste momento só vejo alertas de neve amarelo e laranja para os distritos a norte de Leiria, Santarém e Évora. Onde é que encontraram avisos de neve para todos os distritos???
 

LOusada

Cirrus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada,Porto
Depois da desilusão dos ultimos eventos , em que Fiquei mesmo no limite , não me ouso a prever nada . Prefiro ler os comentários dos mais entendidos , e não criar grandes expectativas.
Os Factores estão todos lá , será que aqui com 350 metros vai nevar ?
Ajudem me !!!:rolleyes:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Neste momento só vejo alertas de neve amarelo e laranja para os distritos a norte de Leiria, Santarém e Évora. Onde é que encontraram avisos de neve para todos os distritos???

Quando houver e se houver avisos logo serão emitidos... Por agora serão estes que estão em vigor...
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Bem... eu hoje ouvi esta previsão meteorológica na Rádio Barcelos, aí pelas 18.30. Nem sei se me entusiame ou se me preocupe:

"O tempo vai continuar frio nos próximos dias. As previsões apontam para a ocorrência de aguaceiros de granito..."

Estaria ele a confundir Barcelos com Chelyabinsk, ou é mesmo para levar a sério?
 

SnowMan

Cumulus
Registo
1 Dez 2008
Mensagens
105
Local
Arcozelo, VN Gaia (12m de altitude a 300m do mar)
Depois da desilusão dos ultimos eventos , em que Fiquei mesmo no limite , não me ouso a prever nada . Prefiro ler os comentários dos mais entendidos , e não criar grandes expectativas.
Os Factores estão todos lá , será que aqui com 350 metros vai nevar ?
Ajudem me !!!:rolleyes:

Não sendo nem de longe um "expert" na matéria, mas depois de ler atentamente os diversos posts, quase te posso garantir que esta próxima madrugada terás uma boa surpresa em Lousada! :)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Depois da desilusão dos ultimos eventos , em que Fiquei mesmo no limite , não me ouso a prever nada . Prefiro ler os comentários dos mais entendidos , e não criar grandes expectativas.
Os Factores estão todos lá , será que aqui com 350 metros vai nevar ?
Ajudem me !!!:rolleyes:

Pois é! Também já estou escaldado!! :) :)

Mas olha, desta vez acredito que sim com 80% confiança, pois o IPMA refere que temporariamente pode cair nos 200/400m. E esse facto é o que podemos esperar, que em dado momento até caiam uns flocos durante minutos..

Assim a desilusão já não será tanta! :)
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Depois da desilusão dos ultimos eventos , em que Fiquei mesmo no limite , não me ouso a prever nada . Prefiro ler os comentários dos mais entendidos , e não criar grandes expectativas.
Os Factores estão todos lá , será que aqui com 350 metros vai nevar ?
Ajudem me !!!:rolleyes:

Não sei não é melhor não fiar :nono:, das ultimas duas vezes saiu tudo furado!
Mas quem sabe! ahahah ;)