Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não sei que vos diga, da última saída do GFS.. Para aqui aumenta a precipitação, totalizando 14.5mm neste evento (como seria bom se fosse neve!), mas também aumenta a %HR, retarda para a madrugada de 4a para 5a a T850hPa mais fria (sobe também um pouco).. Portanto analizando assim sem mais factores, só esperaria neve aqui entre as 3h e as 9h de 5a feira!

O que acham vocês desta última saída, em termos de cotas em relação à saída anterior? É melhor ou pior??
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,666
Local
Portalegre (400m)
Aqui está melhor nas horas com as cotas mais baixas, pela manhã de quinta feira, com mais precipitação. A humidade também é alta mas isso é um factor que só se pode ver na altura.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
]ToRnAdO[;367728 disse:
As minhas esperanças de voltar a ver elemento branco em Alcaria do Cume cresce a cada saida!! A saida GFS 18h coloca mais frio em altitude... enquanto a precipitação se mantem!! Cada vez mais acho que o interior do Sotavento tem mais chances devido ao cruzamento da' 'mini frente' que por aqui tende a passar!!

Penso que aqui pelo Sotavento as cotas deverão ir aos 400/500m... Estou na corda bamba!! mas acredito em surpresas!!

:rolleyes:

E eu também não sei se faça uma excursão à Fóia ou se vá até Alcaria..! Está tudo muito no limite por aqui!
 

SnowLover

Cirrus
Registo
26 Fev 2013
Mensagens
6
Local
Sao Mamede De Infesta
foreca da parte de tarde dava aguaceiros de neve para a regiao do porto hoje de madrugada e ja retirou... ora bolas lol
engraçado é que dao tambem ceu limpo e possibilidade de precipitaçao a 40 % :) que engraçado
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Aqui está melhor nas horas com as cotas mais baixas, pela manhã de quinta feira, com mais precipitação. A humidade também é alta mas isso é um factor que só se pode ver na altura.

Pois queira Deus que a %HR não estrague tudo, embora já se tenha dito aqui que em altitude o ar é seco..

Um pormenor que não concordo no modelo, é em relação às temperaturas máximas, pois se houver precipitação com o frio que está, não vai chegar a 6 graus!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O ECM continua muito bom para a próxima semana, o GFS já anda a cortar na precipitação e a run das 12 de hoje, é sem dúvida a que tem menos precipitação. O Aurélio disse uma coisa muito importante, o vento será de sueste/sul e normalmente são as melhores situações no Algarve e tal como tu disseste no anterior post, que podem causar inundações. Nós, já sabemos que vivemos numa região mais de extremos e não me admiraria nada se existisse inundações na 2ªfeira e 3ªfeira, o ECM promete até 6ªfeira. :D Mas vamos com calma, senão tenho que meter-me no medronho como na última vez. :lol:

Se calhar é melhor é ....:lmao::lmao:

Ainda hoje é Terça Feira, amanhã ao final do dia até Quinta de manhã existe possibilidade de nevar em muitos dos locais do interior, sendo pouco provável que neve aqui no Algarve mas não impossível.
Sinceramente apenas espero chuva ali pros lados de Tavira adiante ... se houver claro.

Depois e porque ainda falta muito tempo, não importa descurar o fim de semana, se bem que o mais provável caso haja precipitação seja fraca, embora possa ser localmente moderada nas zonas do litoral sul do Algarve.

Na próxima semana (ainda falta tanto, mas tanto tempo) mantêm-se as condições para forte instabilidade essencialmente entre Segunda e Quarta de manhã com especial destaque neste momento para o dia de Segunda Feira e Terça, mas tudo dependente de como evoluirá e cavará a depressão.

Depois de Quarta tudo ainda muito incerto, sendo claramente neste momento o GFS aquele que alivia mais a zonalidade !

Entre Segunda e Quarta Feira existem condições para forte vento, trovoadas e chuva/aguaceiros localmente fortes !

Mas vamos analisando as saidas se bem que me agradou mais a saida das 00h do ECM do que esta das 12h, embora não fujam assim tanto uma da outra.

O GFS esta saida das 18h, em termos de precipitação para Segunda e Terça está bem boa também.

Esperemos que os modelos amanhã tragam mais um picasso, se mantiverem os picassos, isto prometerá !
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Continente
Previsão para 4ª feira, 27 de Fevereiro de 2013




GRANDE LISBOA:
Tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos
de muito nublado a partir da manhã.
Aguaceiros a partir do final da manhã, que poderão ser de granizo,
com possibilidade de queda de neve na Serra de Sintra para o final do dia.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado (15 a 25 km/h)
do quadrante norte no litoral a partir da tarde.
Pequena descida da temperatura máxima.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Se existe possibilidade de queda de neve na serra de Sintra, então na Serra de Montejunto também haverá essa possibilidade.
 

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
e na de candeeiros também :)
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Previsão para 5ª feira, 28.fevereiro.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

REGIÃO SUL:
Períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de
nebulosidade a partir do final da tarde.
Aguaceiros até ao início da tarde, que poderão ser por vezes de
granizo, mais intensos e frequentes nas regiões do interior e que
serão de neve acima dos 200/400 metros, subindo para os
800/1000 metros a partir do meio da manhã.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante norte,
soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante leste nas
terras altas até ao final da manhã.

:D:D