Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Esses 200 metros a sul não os esperava. Estamos em regime de aguaceiros e portanto pontualmente até pode ser que se concretize mas isso coloca chances de ver neve em mais locais até fora das zonas mais altas das serras.
 


Brites

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
202
Local
Pombal, Leiria
:surprise: Chuva gelada em Pombal, nota-se a existencia de flocos no meio da chuva e acumular momentaneamente em cima de carros...
E a temperatura caiu a pique... :cold:
O que podemos esperar ainda para estes lados?
 

Templariu

Cirrus
Registo
1 Mai 2011
Mensagens
70
Local
Tomar
Tomar há poucos minutos

LiYbGTJ.jpg
[/IMG]
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Esta situação parece mesmo um "remake" de 2006, mas lá está, com mais 2/3º, ou seja, à vontade com mais uns 200-300m nas cotas.
Falta um "bocadinho assim" para cota quase 0 generalizada.

Ainda comparativamente com esse evento de 2006, parece tudo ligeiramente mais a Este, e o trajecto da zona mais propícia parece ser mais pelo interior, de novo em direcção ao Alto Alentejo.

Claro que não se pode descartar nunca em aguaceiros mais fortes ver alguns flocos a altitudes muito baixas, os registos que vão chegando são interessantes e surpreendentes.

Está fantástica a convecção, com ajuda da radiação, bons aguaceiros.
Agora nada como acompanhar o satélite e o radar, e registar o que acontecer... E já agora... Fazer figas por alguns "milagres". ehehhe
:)
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Esses 200 metros a sul não os esperava. Estamos em regime de aguaceiros e portanto pontualmente até pode ser que se concretize mas isso coloca chances de ver neve em mais locais até fora das zonas mais altas das serras.

Devem se estar a referir mais à zona de Portalegre, Évora... Aí não digo que não, mas penso que seja isso.
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Mais um evento falhado por cá.
No distrito nevou menos que nos 2 últimos eventos e aqui na cidade de Vila Real... zero... a neve ficou nas cotas das últimas vezes.
Em relação à previsão do gfs, verifica-se um erro na ordem dos 200m. Quando previa que caísse a 350m, a neve cai a 550m.
... enfim, o costume... nenhuma estrada está cortada e registo 5,1ºC agora... chuvisca.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
já não vai haver mais precipitação hoje a norte? :(


Pode haver um ou outro aguaceiro em especial mais no interior, e zonas montanhosas, neste momento aqui no Norte o fluxo já é de Leste, nota-se uma descida importante da temperatura:cold: e com muito vento...:cold:

Vai vir frio, mas a precipitação começa a escassear....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nova actualização do modelo da AEMET para amanhã, talvez seja no Alentejo que possamos ver algumas surpresas durante a próxima madrugada e manhã

CM8L8aY.png



E para quem tiver disponibilidade, uma romaria aquelas serras de Huelva parece ser um bom itinerário para amantes de meteorologia (estão sob aviso laranja de neve para amanhã). Deixo uma carta hipsométrica para quem estiver menos familiarizado com a região.

pBmcNh0.jpg
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boas tardes.

Como tinha falado de manhã, um evento pouco conseguido, para não dizer um desastre, aqui no norte. Nem na gralheira, ha estradas cortadas, longe disse, fonte oficial da cm cinfães. Nem em Fornelos, 600 mts, caiu nada, nem um agueceiro de se referir.
Grandes surpresas poderam aparacer la para o sul, agora aqui no norte, é dizer ate ao ano... na minha opiniao claro. Muito frio em altura e a percipitação zero...
Grandes contemplados os de bragança, guarda, chaves etc... um abraço a todos os do interior e ao ferreira, homem forte da neve!!
Em suma todo no interior norte, interior perto ja do litoral ou seja fronteira, poucos flocos ou quase nada!

Tudo o que digo são meras opiniões ou desabafos...

Saudações
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde! Sei que a pergunta que vou fazer não se adequa a este fórum, mas infelizmente não tenho a prática nem conhecimento de análise de modelos, como alguns membros aqui presentes. A minha pergunta, recai sobre a possibilidade de neve para Tondela para o final do dia ou madrugada de quinta-feira, membros já me disseram para esquecer, mas a esperança é a última a morrer. Ao que estou a ver o concelho não vai ser muito beneficiado ao nível da precipitação ou estarei errado? Desde já agradeço a atenção!:thumbsup:

PS( As altitudes a que queria saber se existe possibilidade de queda de neve são 300 e 378m)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas tardes.

Como tinha falado de manhã, um evento pouco conseguido, para não dizer um desastre, aqui no norte. Nem na gralheira, ha estradas cortadas, longe disse, fonte oficial da cm cinfães. Nem em Fornelos, 600 mts, caiu nada, nem um agueceiro de se referir.
Grandes surpresas poderam aparacer la para o sul, agora aqui no norte, é dizer ate ao ano... na minha opiniao claro. Muito frio em altura e a percipitação zero...
Grandes contemplados os de bragança, guarda, chaves etc... um abraço a todos os do interior e ao ferreira, homem forte da neve!!
Em suma todo no interior norte, interior perto ja do litoral ou seja fronteira, poucos flocos ou quase nada!

Tudo o que digo são meras opiniões ou desabafos...

Saudações

E pronto. A maior parte dos membros mais antigos e apaixonados pela Meteorologia neste fórum já somam muitos anos de toneladas de desilusões e algumas alegrias, afinal se não fosse assim, isto não teria piada.


Boa tarde! Sei que a pergunta que vou fazer não se adequa a este fórum, mas infelizmente não tenho a prática nem conhecimento de análise de modelos, como alguns membros aqui presentes. A minha pergunta, recai sobre a possibilidade de neve para Tondela para o final do dia ou madrugada de quinta-feira, membros já me disseram para esquecer, mas a esperança é a última a morrer. Ao que estou a ver o concelho não vai ser muito beneficiado ao nível da precipitação ou estarei errado? Desde já agradeço a atenção!:thumbsup:

PS( As altitudes a que queria saber se existe possibilidade de queda de neve são 300 e 378m)

Havia razoáveis expectativas para Tondela durante esta manhã, tenho família próxima nessa região e até lhes falei nisso. Mas não deu, paciência. Parece que chegou a nevar fraco no norte de Viseu. Mas tem o Caramulo bem perto, sempre podia lá ter dado um salto. Quanto ao resto do evento, não me parece muito favorável para essa zona, mas quem sabe....


Boa tarde, com o desenvolver do evento, esta tarde a precipitação aqui no litoral centro tem tendencia a diminuir ou nem por isso?
São consideraveis os relatos de neve pela Serra de Aire e candeeiros.

Partindo daqui a nada, quais sao as expectativas para o anoitecer?

Nestas situações limite, no fio da navalha, estamos numa espécie de paradoxo, durante a tarde o aquecimento do sol faz disparar alguma convecção, que faz mergulhar ar frio em altitude permitindo nalguns casos neve, mas esse mesmo sol aquece a superfície que derrete a mesma neve.

À noite as temperaturas na superfície descem mas a convecção também enfraquece em terra. Tapa de um lado para destapar do outro. Entre o equilíbrio precário de tudo, pode ser que haja alguma surpresa nalgum local. Como o rozzo disse mais acima, faltaram uns 2 ou 3ºc comparativamente a 2006, isto hoje tem andado por um fio, se calhar apenas por 200 metros muita gente hoje ficava mais alegre ;)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Havia razoáveis expectativas para Tondela durante esta manhã, tenho família próxima nessa região e até lhes falei nisso. Mas não deu, paciência. Parece que chegou a nevar fraco no norte de Viseu. Mas tem o Caramulo bem perto, sempre podia lá ter dado um salto. Quanto ao resto do evento, não me parece muito favorável para essa zona, mas quem sabe....

Fui ao Caramulo, mas tinha pouca neve e grande parte tinha derretido...