Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Há chances de ocorrer precipitação amanhã pelas 7-8 horas da manhã na zona da serra de aire?? :)
Pois, pela água-neve que assisti hoje a cair na mesma zona com 5ºC, o mais provável é que com 2ºC neve com alguma acumulação, isto se existir precipitação.
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,343
Local
Fajarda - Coruche(57m)
uma pergunta, estas células estão movendo-se como? este pa oeste, oeste pa este, sul pa norte, norte pa sul??? é que tenho aqui uma célula engraçada perto de mim, mas parece que não se mexe para lado nenhuma, já a cerca de meia hora xd, queria saber se vem para cima de mim ou não :P e agora o site do ipma foi abaixo, não consigo ver :C
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
E pronto. A maior parte dos membros mais antigos e apaixonados pela Meteorologia neste fórum já somam muitos anos de toneladas de desilusões e algumas alegrias, afinal se não fosse assim, isto não teria piada.




Havia razoáveis expectativas para Tondela durante esta manhã, tenho família próxima nessa região e até lhes falei nisso. Mas não deu, paciência. Parece que chegou a nevar fraco no norte de Viseu. Mas tem o Caramulo bem perto, sempre podia lá ter dado um salto. Quanto ao resto do evento, não me parece muito favorável para essa zona, mas quem sabe....




Nestas situações limite, no fio da navalha, estamos numa espécie de paradoxo, durante a tarde o aquecimento do sol faz disparar alguma convecção, que faz mergulhar ar frio em altitude permitindo nalguns casos neve, mas esse mesmo sol aquece a superfície que derrete a mesma neve.

À noite as temperaturas na superfície descem mas a convecção também enfraquece em terra. Tapa de um lado para destapar do outro. Entre o equilíbrio precário de tudo, pode ser que haja alguma surpresa nalgum local. Como o rozzo disse mais acima, faltaram uns 2 ou 3ºc comparativamente a 2006, isto hoje tem andado por um fio, se calhar apenas por 200 metros muita gente hoje ficava mais alegre ;)



É de salientar que no Campo de Besteiros, realmente pelas 11h, caíram uns flocos, misturados com chuva. O Campo de Besteiros é um local mais baixo que a minha localização, mas situa-se no sopé do Caramulo. Será que ocorreu um fenómeno de inversão térmica?:huh:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
É de salientar que no Campo de Besteiros, realmente pelas 11h, caíram uns flocos, misturados com chuva. O Campo de Besteiros é um local mais baixo que a minha localização, mas situa-se no sopé do Caramulo. Será que ocorreu um fenómeno de inversão térmica?:huh:

Inversão térmica não foi certamente, alguma célula que deixou um aguaceiro mais intenso e isso foi o suficiente para a neve chegar ao solo. Neste tipo de episódios a cota depende muito da hora a que a precipitação ocorre e fundamentalmente da intensidade da precipitação.
 

pax_julia

Cumulus
Registo
10 Mar 2011
Mensagens
153
Local
Beja, Portugal
Julgo haver mais hipóteses de ver o elemento branco nas próximas horas no interior alentejano e serras do Sul da província de Badajoz e Norte da Província de Huelva, já em território espanhol. Amanha vou dar uma voltinha logo pela manha pela serra de Aracena, acham que tenho hipóteses de apanhar boa acumulação? :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
RpLTdDA.png


Com a depressão a translacionar a sul, haverá uma linha de oclusão que vai ficar estacionada sobre os distritos da Guarda/CB/Ptg, que deverá dar bastante neve a noite toda.
Alguma da instabilidade em altura poderá progredir o suficiente para atingir a região oeste/Montejunto..mesmo rasando Lisboa...mas veremos.

Basicamente é uma situação que os Americanos chamam uma oclusão retrograda ( Back bent occlusion)...que costuma ser uma boa sinóptica para a neve, desde que haja ar humido em altura, e frio/seco á sfc.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
RpLTdDA.png


Com a depressão a translacionar a sul, haverá uma linha de oclusão que vai ficar estacionada sobre os distritos da Guarda/CB/Ptg, que deverá dar bastante neve a noite toda.
Alguma da instabilidade em altura poderá progredir o suficiente para atingir a região oeste/Montejunto..mesmo rasando Lisboa...mas veremos.

Basicamente é uma situação que os Americanos chamam uma oclusão retrograda ( Back bent occlusion)...que costuma ser uma boa sinóptica para a neve, desde que haja ar humido em altura, e frio/seco á sfc.

então serão boas noticias para a minha zona, stormy?;)