Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Previsão do mesoscalar NAE, que costuma ser dos mais fiáveis, para a precipitação acumulada nas próximas horas, até ao meio-dia de amanhã:

mJB3IpZ.gif


Eventuais surpresas na região de Castelo Branco/ Portalegre, pela quantidade que pode acumular e nos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa por eventual queda de neve em locais pouco usuais.

A mancha de precipitação que se encontra sobre a Extremadura espanhola deslocar-se-á para oeste e originará os acumulados previstos pelo modelo:

FsXOIRp.jpg
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Previsão do mesoscalar NAE, que costuma ser dos mais fiáveis, para a precipitação acumulada nas próximas horas, até ao meio-dia de amanhã:

mJB3IpZ.gif


Eventuais surpresas na região de Castelo Branco/ Portalegre, pela quantidade que pode acumular e nos distritos de Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa por eventual queda de neve em locais pouco usuais.

A mancha de precipitação que se encontra sobre a Extremadura espanhola deslocar-se-á para oeste e originará os acumulados previstos pelo modelo:

FsXOIRp.jpg

David, chegará à cidade de Viseu alguma precipitação? Obrigada.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
David tudo bem!?

Eo que dizes aqui para Elvas, eu não estou lá muito eperançador e baseio-me essencialmente pelos dados que vou observando. Neste momento estamos há 3 horas colados nos 5ºC, mais décima menos décima e com um HR 97%...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Muito obrigada, David. Até agora este evento tão generoso para tantos tem sido uma desilusão por Viseu.

E para Tondela, a precipitação vai ser reduzida? O gfs tem queda de neve acima dos 100/150 m para aqui a partir das 3h. Mas não sei se será muito fiável...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David tudo bem!?

Eo que dizes aqui para Elvas, eu não estou lá muito eperançador e baseio-me essencialmente pelos dados que vou observando. Neste momento estamos há 3 horas colados nos 5ºC, mais décima menos décima e com um HR 97%...

Praticamente impossível. Mesmo locais mais propícios como Cáceres estão neste momento sob intensa precipitação, mas a temperatura não baixa dos 3ºC. Provavelmente terá entrado demasiado ar húmido nos níveis baixos nessa zona da raia, em Portalegre também tem estado complicado, vamos ver como evolui a noite, pode ser que o ar húmido comece a arrefecer com o avançar da noite e a mistura com o ar frio, mas o teu registo actual, principalmente a humidade relativa, não augura nada de bom.
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Praticamente impossível. Mesmo locais mais propícios como Cáceres estão neste momento sob intensa precipitação, mas a temperatura não baixa dos 3ºC. Provavelmente terá entrado demasiado ar húmido nos níveis baixos nessa zona da raia, em Portalegre também tem estado complicado, vamos ver como evolui a noite, pode ser que o ar húmido comece a arrefecer com o avançar da noite e a mistura com o ar frio, mas o teu registo actual, principalmente a humidade relativa, não augura nada de bom.

Boas, sem querer abusar muito o que dizes em relação à cidade de Castelo Branco? Poderá nevar?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

e com as emoções da neve quase a findarem, convém começar a acompanhar os próximos possiveis eventos, para já, e falando para a região da Madeira, poderão ocorrer precipitações intensas já no próximo domingo ( aliás já para amanhã estão previstas chuvas fortes na Madeira.. )

GFS 0 Z :

RByBtaQ.png


ECM:

europeu2.gif


Até lá ainda irão ocorrer ajustes nas previsões...


Mais tarde a precipitação chegará ao continente, num início de Março que parece vir a ser bastante chuvoso, um pouco por todo o lado,com várias frentes atlânticas :rain:
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Bom dia


Alguem pode fazer uma previsao mais detalhada para a RAM?

Segundo os modelos que analisei , para domingo penso que entraremos em alerta laranja para a precipitacao e vento.

Ainda pode haver alterações?

Obrigada
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia


Alguem pode fazer uma previsao mais detalhada para a RAM?

Segundo os modelos que analisei , para domingo penso que entraremos em alerta laranja para a precipitacao e vento.

Ainda pode haver alterações?

Obrigada

Ainda está com muitas oscilações IceWoman para Domingo, mas primeiro deves concentrar é mais no dia de Sexta Feira terás um sistema frontal que atravessa a Ilha e que dará precipitação forte durante a parte da tarde.
Preve-se que a passagem seja rápida mas forte, e depois o efeito orográfico nunca se sabe.
A partir de Domingo está tudo ainda muito incerto, não no que toca a que estado de tempo venhamos a ter mas sim relativamente á dinâmica atmosférica tanto ao nivel de precipitação, pressão e vento .....

Mas amanhã já vais ter muita chuva em especial durante a tarde.