Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
(...)

tanto o gfs como o ecmwf ja andam a mostrar a hipotese do AA subir a N
mas tambem um pouco de esperança porque estes ultimos 3 meses so tivemos um registo de queda de neva acima dos 450 m

A isso não lhe chamaria esperança, pois a lógica e a probabilidade também entram nas análises. E se bem que nada garanta que venha a suceder, é provável que sim. Pois como bem disse o colega Charlie, este ano a neve a cotas médias/baixas ocorreu uma vez e ainda nem no Inverno estávamos! ;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bem pelo menos padrão frio vamos ter...
Portanto instabilidade nem vê-la, só frio seco!

Mas com a ressalva, de aqui vivermos sempre de detalhes, e muitas vezes esses detalhes são pequenas depressões modeladas em cima da hora. Praticamente todos os eventos de cotas baixas no litoral que tenho visto nos últimos anos são muito localizados, e são pequenas depressões não vistas nos modelos a uma semana.
Essa chance (pequena sempre) mantém-se em aberto claro!

A falar assim é que a gente se entende....nem mais...
Ou seja: a surpresa nunca menosprezada , vai mantendo a gente animada..
Muitas vezes, muito pouco acontece. Ou mesmo nada.Só frio e geada...
Vamos ver...tanta sequência que ainda pode ser desenhada , tanta nova estrada que pode ainda ser desbloqueada...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Apesar dos modelos não darem uma pinga/floco sobre nós, apenas no lado de lá da fronteira, e bem longe.. A acreditar que o vigor da entrada fria se mantém assim tão forte, eu acho difícil com SST's perto dos 15º, e cerca de -30º aos 500hPa não se formar alguma instabilidade algures..
:rolleyes:

Mas.. Isto crendo que o cenário se mantém, e eu estou desconfiado que pode ser tudo mais enviado para Este, mais ainda para o Med. Esperemos que não.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não tenho muito tempo para estar a pôr imagens, mas quero apenas dizer isto:

- parece que depois da entrada fria, lá para os últimos dias do mês, se poderá estabelecer uma situação de NAO negativo, com o anticiclone a norte e uma depressão a oeste a Portugal. Há muita discrepância nos modelos, mas é um cenário plausível;

- mesmo durante a entrada fria poderá haver alguma precipitação no Alentejo e no Algarve, para já uma cut-off passará muito a sul, levando a chuva para Marrocos e para o Estreito, mas com um pouco de sorte ainda poderia deixar alguma coisa aos alentejanos e aos algarvios.

Para já, parece-me que pelo menos o Noroeste terminará o mês com a precipitação dentro da média, já o sul está distante deste cenário. Ainda assim, sublinho que basta um dia ou dois de chuva para deixar algumas estações do Algarve ou do Alentejo dentro da média do mês. Por exemplo, a média de Janeiro para Faro não vai muito além dos 60 mm. Em Janeiro de 2006, bastou uma cut-off e uma tarde de precipitação para deixar o sotavento algarvio perto perto da média de Janeiro. E nessa noite nevou na serra do Caldeirão, recordam-se?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não tenho muito tempo para estar a pôr imagens, mas quero apenas dizer isto:

- parece que depois da entrada fria, lá para os últimos dias do mês, se poderá estabelecer uma situação de NAO negativo, com o anticiclone a norte e uma depressão a oeste a Portugal. Há muita discrepância nos modelos, mas é um cenário plausível;

- mesmo durante a entrada fria poderá haver alguma precipitação no Alentejo e no Algarve, para já uma cut-off passará muito a sul, levando a chuva para Marrocos e para o Estreito, mas com um pouco de sorte ainda poderia deixar alguma coisa aos alentejanos e aos algarvios.

Para já, parece-me que pelo menos o Noroeste terminará o mês com a precipitação dentro da média, já o sul está distante deste cenário. Ainda assim, sublinho que basta um dia ou dois de chuva para deixar algumas estações do Algarve ou do Alentejo dentro da média do mês. Por exemplo, a média de Janeiro para Faro não vai muito além dos 60 mm. Em Janeiro de 2006, bastou uma cut-off e uma tarde de precipitação para deixar o sotavento algarvio perto perto da média de Janeiro. E nessa noite nevou na serra do Caldeirão, recordam-se?

Neste momento com a configuração apresenta pelo GFS por aqui não existe hipótese de chuva.
no que respeita ao ECM e o que mostra o cenário ás 240 horas, seria a colocação de uma depressão a sudoeste em cavamento e que poderia ficar bloqueada depois a sudoeste. Neste momento esse cenário seria bem mais interessante.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,242
Local
Oeiras / VN Poiares
Neste momento com a configuração apresenta pelo GFS por aqui não existe hipótese de chuva.
no que respeita ao ECM e o que mostra o cenário ás 240 horas, seria a colocação de uma depressão a sudoeste em cavamento e que poderia ficar bloqueada depois a sudoeste. Neste momento esse cenário seria bem mais interessante.

Mas o ECM e as depressões a SW... Já sabemos o que costuma acontecer.

Creio que a run das 0z do GFS é mais provável, com uma entrada de NW após a entrada fria. Mas o tempo que ainda falta...

Há é uma grande possibilidade de termos a primeira onda de frio desde 2005 (e há postos no continente que ainda não tiveram nenhuma neste século). Para tal são necessários 6 dias com mínima em 5ºC inferiores à média. Segundo as últimas saídas do ECM e do GFS a duração estaria garantida, resta esperar que outros factores (vento, brisas, nevoeiro) não estraguem as mínimas.

E é como diz o Rozzo, -30ºC a 500 hpa e 15ºC à superfície pode originar alguma coisa. O primeiro embate é seco, fica-se a instabilidade pela Catalunha e sul de França, o possível 2º embate pode trazer qualquer coisa.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O primeiro embate é a instalação do frio seco já a partir de 6a no norte da PI, estendendo-se Sábado a Portugal inteiro. Depois, a 2a parte deverá começar na 3a feira. Devemos estar atentos 2a ou 3a feira aos modelos de "pequena escala" os únicos capazes de modelar estas situações difíceis, embora sempre a menos de 72h. A esta distância, nenhum modelo global tem capacidade para modelar o que se passará a partir de 2a feira na PI, por isso apresentam sempre frio seco sem precipitação. É difícil prever o grau de intensidade, o local exacto e o momento exacto, para qualquer das probabilidades:
1. Depressão a subir da madeira/canárias para sw da PI, podendo rodear ságres ou entrar por marrocos/estreito.
2. Depressão a formar-se no mediterrâneo, mais provável, mas onde pouco nos afectaria a não ser pelo aumento do vento e do frio. Mesmo os espanhóis teriam de esperar quase na véspera para saber se influenciaria 50km mais acima ou mais abaixo.
3. Entrada de norte. Penso que apenas era suportada por um modelo ontem. Hoje não vi ainda.

De qualquer das formas, é de aproveitar esta entrada fria, com temperaturas bem frias. O vento não irá certamente permitir inversoes térmicas, senão poderíamos inclusive bater alguns recordes de Tmin, a manter-se a run das 0h ou das 6h.

Caso não haja qualquer fiasco, aposto em alguma probabilidade a partir de 3a feira, mas seria uma situação a seguir pelos modelos de pequena escala, 72h antes!

Só temos de aguardar, frio é certo! :)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Caso esta última saída do GFS se concretize vamos andar nas mínimas muito perto de recordes. Mas já existiram cenários mais frios...

Quase perfeita a entrada de frio. :cold:

gfseut850150.png
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
para já só vamos ter frio parece que vamos ter de esperar pelo desfecho da entrada que tem nesta altura ainda muitas opções, apesar da longevidade da entrada continuo a achar uma entrada muito fraca nem a -8 entrará em portugal
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
Boas pessoal... ;) Parece que finalmente vamos ter frio... Reparem nos meteogramas GFS ( em muitas localidades ), cotas de neve ao nivel do mar, ou seja a cota 0....... Porque é que não vai haver precipitação, a neve estaria praticamente garantida se se mantivessem essas previsoes e acrescentassem precipitação... =(
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Boa noite.
Tenho estado atenta no que toca à evolução das previsões.. e hoje deparei-me com isto: http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfstxt.php?cidade=BRAGA

Cotas a 0. Eu esperava frio, mas nunca pensei que seria assim tanto (se realmente se verificarem as previsões). Uma coisa está em falta, a precipitação.. é realmente uma pena, com cotas a 0, não haver precipitação. Seria o cenário perfeito ;)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Boa noite.
Tenho estado atenta no que toca à evolução das previsões.. e hoje deparei-me com isto: http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfstxt.php?cidade=BRAGA

Cotas a 0. Eu esperava frio, mas nunca pensei que seria assim tanto (se realmente se verificarem as previsões). Uma coisa está em falta, a precipitação.. é realmente uma pena, com cotas a 0, não haver precipitação. Seria o cenário perfeito ;)

Faz parte do plano! Eh, eh, eh.. Primeiro o frio, depois quem sabe..Precipitação no fim do processo, ou quem sabe a 1/3 do fim! Dou 25% de probabilidades a partir de 4/5a feira que vem.

Agora a sério, nada aponta para ocorrer precipitação, o frio está confirmado, tudo o resto é futurologia, há que aguardar! :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.