Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
o freemeteo preve queda de neve ou saraiva em Lisboa na segunda feira , :surprise:

Atenção que o freemeteo esta a mostrar a run das 06 agora isso vai tudo ao ar na próxima actualização quando passar para a run das 12 do GFS...para dizer a verdade já gostei mais dos modelos do que agora!!a única excepção foi a run das 06 do GFS..mas pronto muito frio já ninguém nos tira!! mas já estou a desconfiar de se ter extremos tão baixos.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Nada como umas run's destas para animar o pessoal :D

Mas mais uma vez calma, muita água ainda vai correr por baixo da ponte (ou neve acumular em cima da ponte).

Estamos ainda a bastantes horas do "possível" evento. Ainda não se sabe se vai existir depressão, a existir quem sairá mais favorecido. As condições mínimas para existir alguma coisa estão neste momento modeladas mas amanhã podem já não existir.

Na minha opinião é mesmo esperar até à última, e que espera desesperante...

Condições para já "quase" garantidas e que são positivas. Um Leste vigoroso, boa injecção de ar frio pré-evento e níveis de humidade baixos...tudo o resto é esperar para ver.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Atenção que o freemeteo esta a mostrar a run das 06 agora isso vai tudo ao ar na próxima actualização quando passar para a run das 12 do GFS...para dizer a verdade já gostei mais dos modelos do que agora!!a única excepção foi a run das 06 do GFS..mas pronto muito frio já ninguém nos tira!! mas já estou a desconfiar de se ter extremos tão baixos.

Por acaso sempre tinha a ideia, que às 19h o Freemeteo actualizava para a Run das 12h, sendo assim compreendo agora o porquê de tanto "optimismo" por parte do Freemeteo;)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Temos de bloquear as desilusões, porque não é possível termos tudo tipo 2 em 1! É óbvio que quando os modelos aumentam a precipitação, aumenta a Tmin, e quando reduzem a precipitação diminui a Tmin! Desta etapa final do mês de janeiro, apenas seriam possíveis 2 sonhos:
1. frio seco, sem vento, permitindo inversão térmica, capaz de baixar a Tmin o suficiente para atingir recordes absolutos. Probabilidade: próxima de zero!
2. Ocorrer instabilidade a meio ou no fim do evento de frio, com nebulosidade e precipitação, subindo as Tmin, mas permitindo sonhar com precipitação sólida. Probabilidade: 25% a sul do sistema montejunto-estrela, dependendo também das cotas, hora do dia, %HR,...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
2. Ocorrer instabilidade a meio ou no fim do evento de frio, com nebulosidade e precipitação, subindo as Tmin, mas permitindo sonhar com precipitação sólida. Probabilidade: 25% a sul do sistema montejunto-estrela, dependendo também das cotas, hora do dia, %HR,...

Apesar de concordar com o que escreve na generalidade, onde se baseia para assumir um valor de 25%?

obrigado
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Atenção que o freemeteo esta a mostrar a run das 06 agora isso vai tudo ao ar na próxima actualização quando passar para a run das 12 do GFS...para dizer a verdade já gostei mais dos modelos do que agora!!a única excepção foi a run das 06 do GFS..mas pronto muito frio já ninguém nos tira!! mas já estou a desconfiar de se ter extremos tão baixos.

O Freemeteo neste momento tem neve ou saraiva fraca em Lisboa, baseando-se na run das 12z. Porque em Portel tem o mesmo, mas com temperatura máxima na Segunda feira de 7,6ºC, em conformidade com os 7,5ºC do diagrama Meteopt das 12z, enquanto que na run das 06z a máxima era de cerca de 1ºC.

Mas todos conhecemos o Freemeteo e o seu habitual optimismo exagerado.
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
O Freemeteo neste momento tem neve ou saraiva fraca em Lisboa, baseando-se na run das 12z. Porque em Portel tem o mesmo, mas com temperatura máxima na Segunda feira de 7,6ºC, em conformidade com os 7,5ºC do diagrama Meteopt das 12z, enquanto que na run das 06z a máxima era de cerca de 1ºC.

Mas todos conhecemos o Freemeteo e o seu habitual optimismo exagerado.

Já agora tambem para setubal tanto o freemeteo como o undergraund o mostram, com uma vantaj«gem em relacao a lisboa é que colocam neve/ saraiva de manhã , e chuva ou saraiva para lá do meio dia... Será que sim, será que não....enfim :malandro:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Acima e abaixo, quente e frio, Este e Oeste, a coisa vai oscilando de saída para saída, portanto à partida 2ª teremos um evento interessante. Não se sabe é onde nem bem como..
Mas interessante também é nas últimas saídas dos principais modelos, depois de ficar algo ameno a seguir a esse evento, é vir um "reload", claro ainda no 2º painel!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Apesar de concordar com o que escreve na generalidade, onde se baseia para assumir um valor de 25%?

obrigado

Não me estou baseando em nada de concreto, ou seja, em nada de determinista! Estou apenas baseando-me naquilo que acredito ser falha diária dos modelos: 2% (o que é bem aceitável, para erro/desvio de previsão, na meteorologia existem factos, mas também com uma natureza probabilistica)! Ora
como faltam 5 ou 6 dias, diria que 2^5 ou 2^6 de erros diários acumulados, resulta (1-erro)x100% = 36% hipóteses ou menos.. :)

É apenas uma opinião não-determinista, tendo em conta a distância a que nos encontramos ainda do possível evento! Falando sério, só a menos de 72h, às vezes até só de véspera! Daí os 25%.. :)

Ps: Gosto mais da run das 18h do GFS!!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Deixo aqui uma dica ao pessoal menos experiente(como sei eu tivesse muita experiência:lmao:) não confiem muito no freemeteo e outros sites do género, são pouco fiáveis;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Concordo, e quais são os fiáveis:huh:

Nenhum modelo ou site é 100% fiável, simplesmente cenários longínquos (a mais de 3 dias) são ainda difíceis de retirar certezas, por isso o ideal mesmo é não ligar a cenários a mais de 72h ou até mesmo 48h como nestes casos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.