Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2012 às 00:21.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Caro Stormy será que é mesmo assim como dizes .... ou será que isso difere muito conforme a região, pois se olhares aos relatórios anuais do IM podes ver que somente o ano de 2010 em Portugal Continental foi superior ao normal, com uma anomalia de +20% face ao valor normal (periodo 71-2000).
    Em 2009 andou ligeiramente abaixo cerca da média graças aos ultimos 2 meses do ano creio, terminando Portugal Continental com uma anomalia de cerca de -60 mm, face ao normal,
    Em 2010 tivemos anomalia superior a 20% do normal, cerca de +170 mm face ao normal, este ano temos uma anomalia de -132 mm.
    Afinal de contas estamos a pagar a factura do quê ???? De nada !!!!
    Se falares de regiões como Lisboa e Peninsula de Setubal, por exemplo, então sim podes dizer isso .... mas não tomes isso como um aspecto geral !!

    E mais a normal de 61-90 era de 930 mm, e agora a 71-2000, é de cerca de 880 mm e agora esperem vir a de 81-2010 que logo vêem dado que tivemos, o 1,2 e 8 anos mais secos desde que há registos !!

    Recordo também que de acordo com a cronologia anual aos primeiros 5 anos da década normalmente têm tendência para serem mais secos que o normal, destaco, normalmente !!

    Acrescento somente para terminar este Off-topic o seguinte mapa:

    [​IMG]

    Uploaded with ImageShack.us

    Relativamente aos modelos tudo dito ... nada mais há a dizer !!

    A meu ver mais do que obvio do que vai acontecer quando for feita a actualização para 81-2000, pois se há primeira vista a década de 70 (algoi chuvosa) não afecta muito a década de 2000 afunda por completo a média ......
     
  2. JOÃO FONSECA

    JOÃO FONSECA
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Fev 2006
    Mensagens:
    141
    Local:
    Torres Novas
    rsrsrsrrsrsrrs
    5*
    :thumbsup:
     
  3. MarioCabral

    MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Jan 2010
    Mensagens:
    2,367
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Está difícil...este Inverno parece querer manter-se seco e ameno...Começa a tardar a mudança do padrão...promete por vezes, mas até agora manteve-se tudo na mesma...excepção do primeiro dia do ano no NO (coisa rara)...

    O GFS nesta última run (12z) mantém o AA forte nos próximos dias...migrando ligeiramente para NO e estendendo-se desde os Açores até às Ilhas Britânicas...ou seja, caminhos todos tapados para entrar o que quer que seja vindo de NO...e assim se mantém até às 200h de distancia...nem frio de NE, nem chuva de NO....

    O modelo pelo qual o nosso IM se rege, o ECMWF...está quase linear ao americano...por isso será de esperar tempos monótonos nesta próxima semana...

    Mesmo assim...animem-se, a meteorologia tem destas coisas...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,031
    Local:
    Oeiras / Portel
    O padrão vai mudar. Se daqui a uns dias (4 ou 5), quiserem perguntar ao MSantos na Polónia, ou a um alemão, ou um austríaco, ou um croata, todos vão dizer que o padrão mudou. Só nós vamos ficar na mesma, devido à excessiva proximidade do AA, mas toda a Europa vai refrescar a partir de sexta feira.

    Devido à formação do anticiclone na Sibéria, o VP estará na próxima semana deslocado para o lado da América do Norte. Como consequência disso, os EUA que também estão a ter um inverno fraquinho, sentirão também a descida das temperaturas a partir do próximo fim de semana.

    Durante a semana que vem, é provável que o anticiclone atlântico se posicione mais a norte, sobre o UK, havendo em Portugal continental um fluxo de leste, pouco frio, pois a dorsal não permite a entrada de frio em altitude. Deverão regressar as noites frias e os dias normais e soalheiros.

    Depois, e a cumprir-se o aquecimento estratosférico na zona do Alaska, continuamente previsto pelo GFS para meados do mês, é provável a quebra do VP ou o seu deslocamento para o Atlântico norte, abrindo caminho a uma circulação mais perturbada de oeste ou noroeste para a segunda quinzena do mês. Mas isso ainda está muito longe.

    PS: Os grandes eventos invernais dos últimos tempos ocorreram em invernos desinteressantes. 2007-2008, fraquíssimo, teve o tal 18 de fevereiro, uma manhã em que caíram mais de 100 mm na região de Lisboa. O 29 de janeiro de 2006, seguiu-se a um largo e monótono período seco e ameno. 2004-2005, foi uma chatice até fevereiro, e acabou por ter no seu final a última onda de frio a sério em Portugal, e a neve falhou por pouco, Espanha ficou várias vezes pintada de branco. Vamos esperar e, se for caso disso, lamentar-nos em março.
     
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Sim, no geral é essa a intrepetação que podemos dar aos modelos por agora.
    Já tinha referido na sazonal para o Inverno, e nos topicos de analise dos modelos, que a minha esperança é de um evento Atlantico, quer de NW, W ou SW, pois nestes Invernos, como muito bem referes, costumam haver alguns eventos interessantes no meio desta matriz geral de estabilidade.

    Não acredito que haja uma boa entrada fria este mês...vão haver alguns bloqueios na siberia e no pacifico leste causando a bipartição do VP, mas acho que o vortice está muito saudavel e não há grandes hipoteses de um padrão de circulação meridiana tendo em conta o actual estado da Atmosfera.

    Tendo em conta isto, vale a pena ir seguindo esta hipotese de um 2º/3º terço de Janeiro mais instavel, num cenario de fluxo perturbado de W...

    Após isto...caso este cenario ocorra, aquilo que me parece que vai acontecer não é uma inestabilização do VP, mas uma fase de reorganização, levando a um fim de Janeio e inicio de Fevereiro outra vez estaveis..
    Com este vigor, o VP só começará a quebrar com o inicio da estação de transição, altura em que a atmosfera entra naquela fase de mudança que ocorre na Primavera ( e Outono..).
    É esta uma das ideias que fundamenta a minha previsão de uma Primavera algo instavel.

    :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. ferreira5

    ferreira5
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    18 Mar 2007
    Mensagens:
    1,912
    Local:
    Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
    O 3º terço de Janeiro corresponde ao fim de Janeiro ou é instável ou estavel os dois é que não...se não assim é fácil de prever!;)
     
  7. Norther

    Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Nov 2010
    Mensagens:
    1,877
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

    Quinta e sexta serão dias quentinhos, temperaturas a chegar perto dos 20º no centro do país e a alcançar mesmo no sul, quem diria em Janeiro :surprise:

    [​IMG]


    [​IMG]

    temperatura a 1500 metros :cool:
    [​IMG]


    [​IMG]
     
  8. cactus

    cactus
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    7 Jan 2009
    Mensagens:
    544
    Local:
    setubal (40 m)
    Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

     
  9. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

    Estão previstas iso's de 14ºC/15ºC, isso resulta em temperaturas próximas de 20ºC.

    Aliás o IM, dá amanhã para Faro 21ºC.
     
  10. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,216
    Local:
    loule-caldeirao
    Isto parece um pesadelo! Cada dia que passa os modelos vão sempre adiando mais e mais. Esta tudo seco é impressionante. A natureza podia dar uma trégua agora mas não, é ou vai ou racha.

    Em relação ao que o Aurélio disse os dados não mentem e esta última década foi um grande rombo. Afinal a teoria das décadas secas e décadas húmidas não é verdadeira. Estes últimos dois anos falou-se nisso mas o que é certo é que após dois anos eu diria normais já temos o fantasma da "seca" a pairar de novo. E a época de 2008/2009 foi também muito seca pelo menos aqui no sul. Já não sei se estes últimos dois anos compensaram o défice que havia nos aquíferos.

    Havia uma tendência de mudança lá para meio do mês agora já não vejo nada. Espero que este mês venha a ser como Outubro, pelo menos, com mudança nos últimos 10 dias.
     
  11. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Também não exageremos Trovoadas, não é verdade que esteja tudo seco ... aliás seria impossivel com apenas 1 mês seco, contudo nota-se em zonas mais expostas ao sol, e menos húmidas que a erva começa a amarelejar, contudo nem lá perto de estar tudo seco .....
    A minha horta não exposta ás ervas e bem como as árvores já tiveram que ser regadas ....
    O que estavas a dizer aplica-se se a temperaturas começar a rondar os 20º e deixar de haver orvalheiras, mas nada de dramas até porque este tipo de situação é perfeitamente normal e somente deixará de ser normal quando atingirmos 2 ou 3 meses secos .....
    Não adianta muito fazer futurologia mas na minha opinião pessoal este cenário seco vai durar pelo menos mais 5 a 6 semanas, mas isso sou eu a fazer futurologia !!
     
  12. Charlie Moreira

    Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    5 Dez 2006
    Mensagens:
    2,428
    Local:
    VALONGO
    segundo o snow forecast 12 ºc de maxima a 1998 metros de altura (serra da estrela) nao ta mau para pleno mes de janeiro! :lmao:
     
  13. martinus

    martinus
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    22 Dez 2006
    Mensagens:
    438
    Local:
    Portugal
    Antes de me pôr a tomar pastilhas, tipo Calmex Extra Safe, que podem sempre ter efeitos secundários debilitantes, eu costumo olhar para a previsão a médio prazo da MeteoGaliza; lendo bem, não parece assim tão desgraçante:

    "Predición Medio Prazo
    Comentario xeral para Galicia:
    Continuaremos baixo a influencia anticiclónica, con ventos frouxos e con probabilidades de precipitacións baixas, algo máis altas na metade norte cara ós derradeiros días do período. As temperaturas non cambiarán de xeito significativos, manténdose as noites frías e os días agradables."
     
  14. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
  15. trovoadas

    trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    3 Out 2009
    Mensagens:
    2,216
    Local:
    loule-caldeirao
    Esquece lá isso! Isso é uma entrada de noroeste muito breve que trará precipitação apenas ao Norte e Centro. Após isso temos o anti-ciclone a estabelecer-se de novo.
    Isto se concretizar, mas acredito que sim embora essa entrada esteja ainda distante.
     
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página