Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013



Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Fim-de-semana vai ser de muito frio, mas dentro da média
O meteorologista Ricardo Tavares disse hoje que as temperaturas mínimas não vão descer abaixo da média para a época como tinha sido anunciado mas adiantou que alguns distritos do continente vão estar ser afectados pela agitação marítima.

Em declarações hoje à agência Lusa, o meteorologista Ricardo Tavares, adiantou que os termómetros afinal não vão registar temperaturas mínimas 4 a 6 graus abaixo da média para a época a partir de sábado devido a uma massa de ar frio como havia sido avançado no início da semana.

“As temperaturas não estão a descer tanto como correu a notícia. A tendência seria para descer e é o que tem acontecido, mas não é para valores anormais para este época do ano, talvez um pouco abaixo da média no dia 14 [segunda-feira], mas não é anormal para esta época do ano”, realçou.

(...)

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=66127

Afinal não vem lá assim tanto frio. Asneirada corrigida.

 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Talvez não seja preciso ir ao Gerês para ver neve. Aqueles 600 metros são bastante prováveis apesar da precipitação ser pouca.

45440912.gif


66513149.gif


56844868.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
O ECM está mesmo apetitoso para o final da run, já o GFS nem por isso.

GFS

14230063_m4yeO.jpeg



ECM

14230064_85lzo.jpeg


A ver quem mete mais água.:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Algarvio1980
Cada post que escreveste hoje foi uma desilusão que eu tive, fonix, eu a pensar que podia vir chuva e afinal o que temos um super-hiper-mega AA, embora no ECM haja por ali uma frente moribunda entre dois anticiclones !

Nas 240 horas do ECM surge uma corrente bem fria vinda de leste ... e era isso que falavas, já te rendeste Algarvio1980 ?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Já tinha dito antes...não venham na conversa do ECMWF porque o unico modelo a segui-lo é o GFS06/18z, e isso geralmente é sinal de asneira por parte do ECMWF.

Quando o GFS06/18z segue o ECMWF basicamente significa que há falhas no ECMWF porque o GFS06/18z é corrido com menos dados e dados mais imprecisos.

Por outro lado, o GEM, que se tem imposto bem nos ultimos meses como o 3º melhor, está a seguir o GFS12/00z...e eu acho que o contexto sinoptico do GEM e do GFS12/00z é mais lógico que o do ECMWF.
Nomeadamente devido á injecção de ar bem quente que vai ocorrer pelo Atlantico central, que o mais certo é alimentar uma familia de ciclogeneses que daria num fluxo perturbado de W/NW por Pt continetal com possivel evento em cut-off.

Quanto á historia da AO e do SSW, mantem-se tudo favoravel a um periodo de maior actividade por Pt e pela Europa em Geral...mas tem havido algum adiar por parte dos modelos...no entanto acredito que isto vai animar..é uma questão de esperar mais uns dias.:thumbsup:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boas tardes :thumbsup:

Aos mais entendidos na matéria pergunto: existe alguma hipótese do elemento branco aparecer pelos lados do Santuário do Sameiro (perto dos 575mts de altitude) ?

Eu queria...a acontecer vai ser no limite! Acho que no Sábado à noite é a melhor altura para isso acontecer, mas pelo que vejo nos modelos aqui para a nossa Zona a cota poderá baixar aos 700 e para Trás os Montes pode descer aos 500/600 metros, mas isto é tudo muito probabilidade! Vamos ver o desenrolar das coisas....esta análise basei-se apenas no GFS!
Mas uma coisa é certa o IM diz que a cota pode descer aos 600/800 metros por isso....
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Eu queria...a acontecer vai ser no limite! Acho que no Sábado à noite é a melhor altura para isso acontecer, mas pelo que vejo nos modelos aqui para a nossa Zona a cota poderá baixar aos 700 e para Trás os Montes pode descer aos 500/600 metros, mas isto é tudo muito probabilidade! Vamos ver o desenrolar das coisas....esta análise basei-se apenas no GFS!
Mas uma coisa é certa o IM diz que a cota pode descer aos 600/800 metros por isso....

Estava pensar dar lá um salto domingo de manhã, mas parece que não terei muita sorte.
Mais oportunidades irão aparecer, de certeza. :)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
No Sameiro e na Penha em Guimarães o mais provável é ter uma chuva gelada, sem neve.

Mas na Serra da Arga no Alto do Espinheiro talvez já dê...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas tardes :thumbsup:

Aos mais entendidos na matéria pergunto: existe alguma hipótese do elemento branco aparecer pelos lados do Santuário do Sameiro (perto dos 575mts de altitude) ?

No já mítico dia 9 de janeiro de 2009 , lembro -me que no dia anterior o IM previa queda de neve acima dos 600 metros e depois nevou à cota zero .
Podemos sempre sonhar . . .
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
No já mítico dia 9 de janeiro de 2009 , lembro -me que no dia anterior o IM previa queda de neve acima dos 600 metros e depois nevou à cota zero .
Podemos sempre sonhar . . .

e em 9 de janeiro de 2010, foram as últimas vezes que vi nevar na minha terra (Celorico de Basto)... já agora alguem me sabe dizer como eu vejo a que altitude moro?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
No já mítico dia 9 de janeiro de 2009 , lembro -me que no dia anterior o IM previa queda de neve acima dos 600 metros e depois nevou à cota zero .
Podemos sempre sonhar . . .

O IM previa pontualmente queda de neve em qualquer local do território. Desta vez não há nem metade do frio dessa altura. A de 2009 era de NE, a que estamos a falar agora é uma situação de NO.

Chegaram a cair uns flocos em Vila Real de Santo António e em Gibraleón já em Espanha, por alguns momentos, na manhã do dia 10 de janeiro de 2009.