Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Critérios dos Avisos do IPMA:

- Vento:
> Amarelo: 70 a 90 km/h de rajada máxima;
> Laranja: 91 a 130 Km/h de rajada máxima;
> Vermelho: > 130 km/h

- Precipitação:
> Amarelo: 10 a 20 mm/h; 21 a 40 mm em 6 horas
> Laranja: 21 a 40 mm/h; 41 a 60 mm em 6 horas;
> Vermelho: > 40 mm/h; > 60 mm em 6 horas;

Alguém ainda acha que existe razão para alertas vermelhos ?

Ontem estive para mencionar esse pertinente facto.

De qualquer forma é possível, nomeadamente no que diz respeito á rajada máxima de vento que possa haver no limite a introdução de avisos vermelhos para o litoral norte e áreas mais montanhosas. De qualquer forma o próprio IPMA irá analisar as últimas saídas certamente. Quanto á actuação do IPMA e ao contrário de algumas críticas ontem aqui feitas acho que está correcta. Avisos laranjas lançados a 24h e possíveis actualizações hoje.
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Para mim esta é a carta do dia e seria o cenário mais grave!! o GFS tem os mesmos 975hpa mas a passar uns bons km's mais a norte isso fará uma grande diferença na velocidade do vento na zona centro/Sul o cenário do Hirlam seria o mais gravoso para essas zonas! Agora pouco importa olhar modelos é seguir o Satélite e acompanhar a pressão atmosférica para ver qual está correto, mas volto a lembrar o cenário do hirlam seria grave e a região Centro/Sul a mais afetada e a justificar ai se calhar um aviso acima do atual! Seja como for vai ser um bom temporal que não temos todos os anos e de Norte a Sul!

 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Aqui vão as previsões extremistas da UA (Universidade de Aveiro)

201301181033zmslpaveiro.gif


201301181033zventoaveir.gif


201301181033zrajaveiro.gif


Fonte: climetua.fis.ua.pt/
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É o que se temia, o GFS na última saída empurra a fantástica bolha de ar frio para leste, andamos com azar. No que toca a neve entra tudo de raspão a leste. Não me importava nada de trocar a ciclogénese por isto. A ver se até 3ªf ainda muda.

r6tDQ.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Estranho, a previsão da ondulação do IPMA para amanhã, só 2 a 3 metros na costa sul, quando o Windguru coloca ondas de 5 a 6 metros. :unsure: A ver se chove uns 10 mm, mas mesmo assim parece-me que o mês de Janeiro vai ser mais um mês abaixo da média aqui pelo Algarve.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Acho que o mais importante deste evento vai ser mesmo precipitação intensa e trovoadas.

O vento também será violento por algumas horas, mas não creio que nada de extraordinário (excepto eventuais tornados).

Relembro ainds que uma pressão de 980mb não é de todo rara em Portugal. Depressões no Atlântico podem atingir pressões mesmo muito mais baixas, até aos 930mb. 980mb é pouco. No entanto se houver bastante gradiente de pressão, o vento pode ser sempre tempestuoso.

Não creio que vá ser um evento muito frio após a passagem da depressão. Neve nas terras altas, mas nada de anormal para uma situação de Janeiro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E não só .... todo aquele desenvolvimento de um forte componente zonal, pouco a pouco está-se a desvanecer, pois o AA que neste momento encontra-se a Sudoeste de Portugal, não existe forma de desaparecer dali de um vez, e assim sendo toda a componental zonal aparece sempre mais a norte.

Nas ultimas saidas, enquanto que a operacional do GFS esteve sozinha, não apenas conseguiu fazer-se prevalecer face aos seus membros, como ainda conseguiu vencer todos os restantes modelos que indicavam um comportamento bem mais zonal isto sobretudo após as 120 horas.

Assim sendo basicamente resta contemplar aqui mais a sul obviamente o evento desta noite, e ver se conseguirmos atingir a média do mês !
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Por acaso não concordo muito, caro Norther. As pequenas diferenças fazem enormes diferenças de efeitos. O gradiente de pressão é muito diferente (Sábado ao meio dia).

e uma coisa interessante. o núcleo de altas pressões no atlântico e depressão a norte não coincidem no 2 modelos.... a pouco mais de 36 horas :surprise::surprise: (o que por acaso não é assim tão surpreendente) mas essa diferença de posição(principalmente do AA vai fazer toda a diferença pel a sua influencia na génese da depressão, pelo fluxo que lhe (a)tira.
note-se que esta minha observação é dificultada pois as cartas do ecm e do gfs não parecem ter o mesmo tipo de projeção (estarei enganado?)

certo é que num temos um vendaval que marca uma "temporada" noutro temos um valente vendaval com uma rega energética.

Aristocrata, até que enfim alguém fala nas temperaturas. Estava a ver toda a gente com a cabeça no ar LOLOL (deve ser do vento).

vamos acompanhando...
(parecemos uns agarradinhos... que vicio tremendo)


Sim por isso utilizei a palavra parecidos e falei apenas do forte vento que iam provocar tanto um como o outro.

Para o final desta tarde no litoral já se deve notar a aproximação do Gong.

 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Acho que o mais importante deste evento vai ser mesmo precipitação intensa e trovoadas.

Irpsit, trovoada dispersa ou localmente forte?! Não me parecem favoraveis a algo "em grande" os valores do CAPE e Li...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Estranho, a previsão da ondulação do IPMA para amanhã, só 2 a 3 metros na costa sul, quando o Windguru coloca ondas de 5 a 6 metros. :unsure: A ver se chove uns 10 mm, mas mesmo assim parece-me que o mês de Janeiro vai ser mais um mês abaixo da média aqui pelo Algarve.

Vamos ter de aproveitar muito bem os mm's que caírem hoje e amanhã por que de resto está mau. A previsão tem-se alterado para pior tanto no curto, como médio e longo prazo. Até este evento está muito incerto para aqui. Não sei se cairão 10, 20 ou 30mm.
A meu ver a acção estará sempre um pouco mais a Norte. De Beja para baixo não se passará nada de especial, tirando o vento nas regiões do litoral que poderá ter algumas rajadas mais fortes. Tem havido uma clara tendência para depressões muito a Norte, que não conseguem descer em latitude o que não abona nada a nosso favor.