Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Vamos a ver é se o pós-frontal trás precipitação de jeito.. Se na noite de 2a para 3a feira arrefecesse bem, e caísse um aguaceiro ao amanhecer, enfim..já me contentava com uns flocos à mistura! :) :)
 


cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
para já o gfs melhora bastante, factor decisivo será o frio a 500 hpa, mais uma vez queria pedir ao david sf para postar o link ou a imagem do frio em altura do europeu porque não me parece tão bom como o gfs
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
para já o gfs melhora bastante, factor decisivo será o frio a 500 hpa, mais uma vez queria pedir ao david sf para postar o link ou a imagem do frio em altura do europeu porque não me parece tão bom como o gfs

As cartas estão disponíveis para qualquer um aqui http://www.tiempohoy.es/es/home/tiempo/modelos-meteorologicos/ecmwf.html (é preciso inscrição no site, gratuita).

O ECMWF está quase tão bom como o GFS no extremo norte, mas o modelo americano mete a entrada de ar frio ligeiramente mais a oeste. Ainda há alguma incerteza, principalmente no centro do país, onde há uma maior divergência entre as várias saídas, já que mais a norte a situação aprece estabilizada.

GFS:

EimSlNT.png


ECMWF:

NCYdo1o.png


Outra diferença é na hora de entrada da frente, o GFS mete-a umas 6 horas mais cedo que o ECMWF.

A média do ensemble do ECMWF está muito parecida com a saída operacional, mas ainda há alguma incerteza, a 72 horas de distância:

EEM1-72_ngm0.GIF
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Aqui para Bragança parece-me garantido um bom nevão, a não ser que haja uma clara alteração dos modelos, o que seria um "escândalo" e uma desilusão, tal é a consistência e a concordância com que têm sido apresentados! Vou aguardar com paciência...e ansiedade!:)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Aqui para Bragança parece-me garantido um bom nevão, a não ser que haja uma clara alteração dos modelos, o que seria um "escândalo" e uma desilusão, tal é a consistência e a concordância com que têm sido apresentados! Vou aguardar com paciência...e ansiedade!:)

Já aqui para o interior centro acho que piorou esta run, não estou a gostar muito ver a a injecção de ar frio ir muito para Nordeste :rolleyes:
 
M

Membro excluído 274

Sem dúvida tirou algum frio... isso reflecte-se nas cotas!

334hh6e.png


Isso também se reflectiu no OutPut cá da casa! Mas mesmo assim... Para a minha terra não mexia mais! :calor:

A ser verdade, seria um nevão épico! :p
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Como sempre, considero que a run das 18h do GFS não é para valorizar, antes sim para ver "tendências";)
O panorama para 3ª feira é animador, mais não seja para montanhas no litoral norte com cerca de 500 mts de altitude (são bastantes a poucos kms do litoral).
Na run das 12h do GFS gosto disto:

200112hprec.jpg

200112h850hpa.gif

200112h500hpa.gif


Haverá uma injecção de ar frio tanto à superfície como em altitude (nos 850 e nos 500 hPa).

Chamo apenas a atenção para o vento forte previsto e para a humidade que poderá ser elevada. Um obstáculo a ter em conta numa entrada de cariz atlântico.

Depois dos dias de 6ª e de sábado, nada melhor do que nos entretermos com o que aí poderá vir. A meteorologia no seu MELHOR!:thumbsup:
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite.
Para quando uma semana de sol,com frio durante a noite e ventos de este (leste).
Cumps :)