Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Isto por aqui parece que apenas lá para Quinta e Sexta é que pode vir mais qualquer coisinha, mas parece que Janeiro por estas bandas tornou-se muito fraquinho.
Faro segue neste mês com 20 mm, mais ou menos um terço normal.

A longo prazo, parece que existe uma tendência para que o AA vá ganhando força progressivamente !

O AA nunca deixou de influenciar aqui no Algarve, só no sábado é que ele fugiu um bocado, mas já está aí outra vez, Desde de 17 de Novembro que é assim e vai continuar assim e Fevereiro parece-me que vai começar seco, por estas bandas, mais do mesmo, o AA está por baixo, ao lado, em cima esteja o AA onde estiver está sempre a abranger o Algarve e a Madeira. Então, a Madeira tem sido ainda pior do que aqui, dias quase de Verão.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Isto por aqui parece que apenas lá para Quinta e Sexta é que pode vir mais qualquer coisinha, mas parece que Janeiro por estas bandas tornou-se muito fraquinho.
Faro segue neste mês com 20 mm, mais ou menos um terço normal.

A longo prazo, parece que existe uma tendência para que o AA vá ganhando força progressivamente !

Pois o Pessoal do Norte quando pede AA por semanas seria bom especificarem que o querem para o Norte porque AA no Sul é bastante mau pouco tem chovido até mesmo aqui que estou no Centro/Sul apenas tenho recolhidos este mês 42mm dificilmente termino o mês na média!!Espero que chova muito mais no Centro/Sul e Sul!!

Quanto ao avento de neve amanha vai ser muito bom para muitas regiões não tenho duvidas disso!
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
Segundo a ultima saida do GFS aqui para Braga cota está nos 100 metros amanhã....não sei que pensar! Está como eu gosto. :D

na galiza eles dizem que so acima dos 600, o IPMA fala em 800 baixando p 400 , o GFS diz aos 100!!!

já nao sei o q pensar mesmo, é mesmo esperar p ver, so espero q neve antes de sair de casa é que dp quero voltar p casa lol
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
O AA nunca deixou de influenciar aqui no Algarve, só no sábado é que ele fugiu um bocado, mas já está aí outra vez, Desde de 17 de Novembro que é assim e vai continuar assim e Fevereiro parece-me que vai começar seco, por estas bandas, mais do mesmo, o AA está por baixo, ao lado, em cima esteja o AA onde estiver está sempre a abranger o Algarve e a Madeira. Então, a Madeira tem sido ainda pior do que aqui, dias quase de Verão.

Complicada a situação na Madeira. Depois de um Novembro onde caíram quase 300 mm, em Dezembro apenas registei 12mm e Janeiro nem 2mm. À uns dias os modelos ainda modelavam alguma precipitação até ao fim do mês, agora tudo não passa de uma miragem...até parece que vai ser igual ao ano transacto :sad:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Mas o IPMA não prevê muito frio para Portugal, embora tenha vários avisos amarelos para a queda de neve.

E de facto nao haverá muito frio à superfície. Falamos de um tipo de evento caracterizado por instabilidade associado a uma massa de ar muito frio em altitude. Neste tipo de situação a temperatura à superfície não é preponderante para a ocorrência ou não de neve. Falamos de uma situaçao tipo em que 4 ou 5ºC à superfície não são impeditivos para a ocorrência de neve. A única questão que se coloca de momento é o quanto a massa de ar frio consegue penetrar em Portugal continental. Assim sendo e pelo menos no extremo norte nao tenho dúvidas que as cotas serão muito baixas, provavelmente perto de 0 no extremo N e NW do país. Já para o resto do território o cenário não será bem assim. Eu diria (assim haja precipitação) que amanhã serão possiveis cotas relativamente baixas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Obviamente que localidades muito próximas do litoral ou a cotas muito próximas de 0 terão possibilidades muito remotas de ver o elemento branco. Mas será sem duvida um bom evento para os sistemas montanhosos do Norte, Centro e ate Sul se considerarmos a serra de São Mamede.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
E de facto nao haverá muito frio à superfície. Falamos de um tipo de evento caracterizado por instabilidade associado a uma massa de ar muito frio em altitude. Neste tipo de situação a temperatura à superfície não é preponderante para a ocorrência ou não de neve. Falamos de uma situaçao tipo em que 4 ou 5ºC à superfície não são impeditivos para a ocorrência de neve. A única questão que se coloca de momento é o quanto a massa de ar frio consegue penetrar em Portugal continental. Assim sendo e pelo menos no extremo norte nao tenho dúvidas que as cotas serão muito baixas, provavelmente perto de 0 no extremo N e NW do país. Já para o resto do território o cenário não será bem assim. Eu diria (assim haja precipitação) que amanhã serão possiveis cotas relativamente baixas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Obviamente que localidades muito próximas do litoral ou a cotas muito próximas de 0 terão possibilidades muito remotas de ver o elemento branco. Mas será sem duvida um bom evento para os sistemas montanhosos do Norte, Centro e ate Sul se considerarmos a serra de São Mamede.

Não quererias dizer N e NE em vez de N e NW?
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
E o nosso modelo, o Aladin, não há-de falhar por muito quanto à precipitação.

Vejam só a piada que é por exemplo Castelo Branco, vejam a precipitação no aladin para o dia de amanhã e descubram onde é castelo branco! :) :)

ps: é aquela área a branco sem precipitação, que chega a ser um círculo branco, com precipitação à volta. Será possível? Bem com entrada de noroeste, é de esperar, mas zero mm?? :)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O AA nunca deixou de influenciar aqui no Algarve, só no sábado é que ele fugiu um bocado, mas já está aí outra vez, Desde de 17 de Novembro que é assim e vai continuar assim e Fevereiro parece-me que vai começar seco, por estas bandas, mais do mesmo, o AA está por baixo, ao lado, em cima esteja o AA onde estiver está sempre a abranger o Algarve e a Madeira. Então, a Madeira tem sido ainda pior do que aqui, dias quase de Verão.

Olha neste inverno pelos Açores só hoje é que fez mesmo (que me lembre) o segundo dia de sol propriamente dito com poucas nuvens porque até temos tido alguma animação. Disso a gente por cá não se pode queixar.
Hoje Sol mas frio e algum vento, porque as temperaturas até têm andado fresquinhas. A minha mínima por exemplo hoje às 6 h da manhã foi de 9 º C.

O nosso anticiclone passeando de vez em quando por aqui, não tem conseguido bloquear frentes e baixas, porque este ano ele decidiu não se encaixar no arquipélago dos Açores, mas ainda assim este inverno tem sido menos chuvoso que em anos anteriores. As previsões Outono-Inverno já apontavam tal coisa.

Acho que já se tornou norma padrão o AA estar mais deslocado para norte que na sua posição normal nos últimos anos de Inverno.

Invernos rigorosos como na Europa e América esqueçam meus amigos que isso aqui é uma miragem. :lmao:
Temos a Corrente do Golfo que é forte demais para permitir tal coisa. A mim parece-me que já não há é estações propriamente ditas. Aqui pelos Açores pelo menos nunca houve, já que a chuva é sempre distribuída abundantemente por todo o ano.
Menos mal pra nós, e pra vocês também porque nem tudo é mau já que em períodos de seca anticiclónica, ( como quase sempre sucede no Algarve e na Madeira) um Inverno seco compensa sempre um Outono ou uma Primavera chuvosa, e o Outono passado pela Madeira foi chuvoso, portanto não há bela sem senão.

Melhores dias virão.

Venha o Verão e os sistemas tropicais :D
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O AA nunca deixou de influenciar aqui no Algarve, só no sábado é que ele fugiu um bocado, mas já está aí outra vez, Desde de 17 de Novembro que é assim e vai continuar assim e Fevereiro parece-me que vai começar seco, por estas bandas, mais do mesmo, o AA está por baixo, ao lado, em cima esteja o AA onde estiver está sempre a abranger o Algarve e a Madeira. Então, a Madeira tem sido ainda pior do que aqui, dias quase de Verão.

Já sabes que aí só chove com cut-offs ou centros depressionários a latitudes mais baixas. Com circulação de Noroeste não chove a Sul do Baixo Alentejo.