Bons dias
Tenho algumas duvidas quanto á estabilidade no médio prazo que os modelos colocam....bastantes até..
Aquilo que vejo é a manutenção do padrão que tem estado nestes primeiros 15/20 dias de Janeiro, e talvez ainda mais sustentado pela presença da MJO fase 7/8 e pela entrada num periodo do ano em que nos aproximamos do fim do Inverno Solar...e isso será muito importante para a América do Norte pois a seca catastrofica que tem afectado partes dos states actua como uma enorme fabrica de ar quente e seco ( esteril na perspectiva das depressões) e que tende a gerar uma bolha de geopotencial anómalo.
Mas primeiro a MJO, estará na fase 7 e 8, e isso significa que haverá um fortalecimento da convecção tropical sobre o Pacifico, o Atlantico e porções de Africa ao longo dos proximos 15 a 20 dias.
Esse aumento da convecção gera um afluxo de ar em altura para as latitudes médias onde depois desce fortalecendo os Anticiclones.
No caso da América do Norte, sucede que há areas de seca muito severa que se desenvolveram nos ultimos 2 anos, que vão actuar agora com o inicio da Primavera solar ( maior radiação, mais aquecimeto) um aumento da eficácia do aquecimento radiativo.
Isto geral uma bolha de ar quente com geopotenciais altos que as depressões contornam.
Esta bolsa depois ao atingir uma estrutura vertical similar á da célula de hadley, acaba por se integrar nela como uma extenção da Troposfera Tropical.
Bem...isto significa que teremos agora á medida que entramos em Fevereiro uma tendencia para que se gerem grandes fluxos de NW entre o Canadá e o Atlantico, atirando a região de maior actividade Depressionária para o Atlantico central.
Isto vai criar grandes entradas de ar tropical pela Europa Ocidental e SW.
Sucede que na Europa central e Asia Ocidental teem havido acumulações de neve e ar frio anormais, e o mais certo é que estas ao interagirem com o ar tropical vindo do Atlantico gerem bons centros de ciclogenese entre a Biscaia e o Mediterraneo.
E os modelos teem tendido para essa solução no curto prazo.
Acho portanto que tudo está encaixado de modo a que nas proximas 2 a 3 semanas não haja grande mudança de padrão, e possam mesmo haver mais uns episódios interessantes.
NO ENTANTO á medida que entrarmos em Fevereiro, e depois especialmente em Março, com o aquecimento gradual da Europa começe a esgotar-se o ar frio que contribui para a actividade entre a Biscaia e o Med.
Possivelmente teremos alguns eposódios de bloqueio em cima com ar anormalmente quente lá para essa altura...