Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013



fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
essa tempestade ainda vai dar que falar mas o pior vai ser no mar nao e?


o accuweather (nao me parece mt fiavel mas...) preve neve a cotas baixas para meados de fevereiro... a ver vamos, espero que acerte :)
 

PedroSarrico

Cirrus
Registo
4 Ago 2010
Mensagens
50
Local
Aveiro
Vou fazer figas, que quero aproveitar as minhas mini-férias pós-exames para dar um salto ao caramulo ou à serra da freita para aproveitar a neve e assim evito fazer uma distância maior para a serra da estrela :P
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
aqui da para ver essa tempestade a passear pelo atlantico norte a ir direito ao reino unido/islandia e dá para ver a pressão baixa que vai estar

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.numerica/#

6sc0fa.jpg


tá engraçado o atlantico norte neste momento :P
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tou a ver isto mal parado...os modelos continuam a insistir em empurrar o AA para cá na proxima semana.
Se assim for, a tendencia para o fim do mês ainda é mais favoravel a meter o AA cá....o que pode suceder é haver algum evento de cut-off vindo de N/NE.
Veremos..
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Stormy,

Já ontem os modelos tinham uma baixa dispersão entre cenários para este padrão (não sei se ainda lhe podemos chamr padrão...)

podias explicar melhor esta afirmação...

....o que pode suceder é haver algum evento de cut-off vindo de N/NE.
Veremos..

tens a esperança dessa cut-off ou há probabilidade consideravel dela existir?
Essa cut-off poderia trazer frio, talvez dar cabo/deslocar o AA e abria uma janela de oportunidades interessantes.

obg
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Tou a ver isto mal parado...os modelos continuam a insistir em empurrar o AA para cá na proxima semana.
Se assim for, a tendencia para o fim do mês ainda é mais favoravel a meter o AA cá....o que pode suceder é haver algum evento de cut-off vindo de N/NE.
Veremos..

Que estranho, por exemplo pra próxima quarta feira a probabilidade de chover aqui é de 86%, não é assim um AA tão poderoso LOL
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Tou a ver isto mal parado...os modelos continuam a insistir em empurrar o AA para cá na proxima semana.
Se assim for, a tendencia para o fim do mês ainda é mais favoravel a meter o AA cá....o que pode suceder é haver algum evento de cut-off vindo de N/NE.
Veremos..

Stormy, o único modelo que está fabuloso para mim, é o CFS run das 6 esse é o melhor. O ECM na run das 00 apresentou esse cenário, mas nesta run já retirou. mas a cut-off's só é mais fiável em menos de 72 horas nos modelos.