Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Meus amigos, depois deste tempo de batráquio (uma das expressões mais engraçadas que li nos últimos tempos), não adianta termos muitas ilusões. As próximas duas semanas (que nos levarão até à entrada do Entrudo) serão maioritariamente dominadas pelo AA, com pequenas variações locais, sem grande expressão a nível nacional (alguns chuviscos no NW e nevoeiros em alguns vales e terras baixas).

A dúvida residirá em qual a potência e durabilidade deste anticiclone nos próximos tempos.

Temperaturas diurnas agradáveis e noites frescas, mas acredito sem grande severidade nas geadas.

Uma pausa na nossa meteorologia, depois de dois eventos seguidos assinaláveis (Gong e entrada fria/húmida de NW).

Por isso, voltamos a encontrar-nos no Carnaval.

Nota: para se entreterem, acompanhem aquela extraordinária super-depressão a SW da Islândia, em pleno Atlântico Norte (os serviços meteorológicos daquele país chegam a estimar uma pressão mínima de 924 mb). :)

Boa tarde Caro Iceberg,

Criei um tópico especial para seguimento da Mega Depressão (Jolle) a SW da Islândia:

http://www.meteopt.com/forum/evento...e-extratropical-jolle-25-jan-2013-a-6951.html
 


boreas

Cirrus
Registo
25 Jan 2013
Mensagens
14
Local
Guimaraes
a tendencia é mesmo para o AA entrar ( sem dramas ), com subida de temperatura, a dar uma graça de primavera, mas a ver vamos....

ps: grande forum muito bom pessoal, um abraço a todos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sim , pelo que vejo no Fórum ,este ano vamos entrar na primavera no final de janeiro .

Ainda é muito cedo para tirar essas conclusões. A próxima semana será de domínio anticiclónico e será caracterizada sobretudo por dias de elevada amplitude térmica (pelo menos por aquilo que os modelos vão mostrando). Mas a partir daí é uma incógnita e parece-me extremamente prematuro lançar um padrão para além dos próximos dias.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
pq é que o mau tempo vem quase sempre ao fim de semana há alguma explicação para isso???

é que os ultimos temporais que tivemos foram todos sexta sabado e domingo


Temporal de Inverno (18/19 Janeiro 2013)
Agravamento das condições meteorológicas provocado por uma forte ciclogénese, eventualmente classificável como explosiva

Chuva e vento esperados nos próximos dias (13-17 Dez)
A partir desta Quinta-feira (13 de Dezembro), e até à próxima 2ªfeira (17 de Dezembro), Portugal sofrerá os efeitos de…


"Madeira sob aviso meteorológico vermelho de 6ªf até Domingo (23-25 Nov)"

Na passada sexta-feira, dia 16 de Novembro, foi registada a ocorrência de pelo menos dois tornados no Algarve



a excepção foi a neve na ultima terça e segundo o GFS vamos ter um fds chuvoso dp uma semana de sol e para sabado volta o frio com precipitação...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Eu não queria já a Primavera, uma vez que gostava de ainda ver nevar por estas regiões!! Eu tenho saudades deste dia (15/2/2010) começou a nevar às 00:15H com 4.2ºc, fiquei eufórico pois nunca tinha visto nevar tanto por estes lados.
[ame="http://youtu.be/x6Gtzpp8Awg"]http://youtu.be/x6Gtzpp8Awg[/ame]
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Eu não queria já a Primavera, uma vez que gostava de ainda ver nevar por estas regiões!!

Bom, mas então os próximos anticiclones vão fazer a temperatura subir assim tanto?
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Tenho uma pequena dúvida, o último parâmetro dos meteogramas do nosso fórum indica a altitude onde há possibilidade de queda de neve, correto? Mas o que significa o DAM?:confused:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Tenho uma pequena dúvida, o último parâmetro dos meteogramas do nosso fórum indica a altitude onde há possibilidade de queda de neve, correto? Mas o que significa o DAM?:confused:

Mr. Neves, citando o nosso colega Stormy (e se ele me permite :))

DAM=decametros.
1M=0.1DAM
esta medida é usada para referir a altitude aque se localiza uma area da atmosfera com uma certa pressao atmosferica (geopotencial), em media a altura em que a pressao atmosferica de 500hpa se enontra é 552DAM, 850hpa já é a 150DAM, etc.
estas alturas sao relativas á situaçao sinoptica...no caso de areas anticiclonicas o geopotencial aumenta e em areas de baixa pressao ele desce.
no caso de haver depressoes ou anticiclones que sao de expressao em algumas camadas da atmosfera ( anticiclones termicos, cut-off, etc) podem haver excepçoes;)

:thumbsup:

[às vezes o campo pesquisa ajuda Mr. Neves ;)]
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite,
Pelos vários sites que já pesquisei, pelos modelos que observei, nas próximas 2 semanas iremos ter a influência do AA, com bom tempo e subida de temperatura. Depois lá para meados de fevereiro, poderá vir, com sorte, um episódio de neve.O Acuwueather assim o diz. Mas veremos se acerta ou não.
Mas para já são apenas previsões. É preciso acompanhar diariamente.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não tão estável assim. A norte do tejo pode algum sistema frontal deixar alguma chuva. A sul do tejo sim é certo o tempo estável e pouco ventoso o que é chato porque também começa o defeso na pesca. Sobram os passeios na serra para matar o tédio.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Bom parece que para o sul tem sido sempre a retirar precipitação para esta frente de amanhã. Agora, corrijam-me se estiver errado parece que praticamente há 0mm previstos, resumindo-se a precipitação principalmente às regiões Norte e Centro.