Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
É mais uma entrada marítima , acho que não vale a pena estar à espera de milagres.

Tem sido precisamente estas entradas marítimas que nos tem trazido, ao litoral norte, os episódios de neve mais inesperados e em maior quantidade.
São sempre inesperadas, porque trazem ar frio, humidade, precipitação e muitas vezes trazem células com topos muito arrefecidos que fogem à avaliação dos modelos mesmo de pequena escala. Com tanto ar frio embebido nalgumas células, são muitas vezes estas que permitem que caia neve mesmo a altitudes muito baixas...mesmo zonas de litoral como Vila do Conde, Póvoa e outras localidades tem tido esta experiência ao logo dos últimos 30 anos (que me recorde...).
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Caro colega Aristocrata, será possível nevar aqui amanhã?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Caro colega Aristocrata, será possível nevar aqui amanhã?
Possível é, tanto que os modelos permitem vislumbrar a queda de neve a cotas de aproximadamente 500 mts para a zona. É sempre uma lotaria entre o ar frio ser o necessário, a precipitação entrar nessa altura, bem como a humidade permitir. Mas acredito que possas ver água neve pelo menos nalgum aguaceiro...
Prepara-te para ficares com um torcicolo a olhar para o céu enquanto aguardas que possa cair o elemento branco...;)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Pois estou a ver que vou mesmo ter de colar os olhos no céu amanhã ahah
Eu penso que o fator mais importante será a humidade, normalmente quando as cotas estão mesmo no limite, quando é de noite pela minha experiencia nunca vejo neve nesta zona, no entanto quando é de dia pelo menos água-neve costumo ver. Isso aconteceu no ultimo episodio de neve em que as cotas mais baixas previstas eram de madrugada mas acabou por não nevar de madrugada aqui, mas depois durante um aguaceiro por volta das 10:30 da manha vi água-neve... Desta vez as cotas mais baixas serão de dia numa altura em que a humidade é inferior e ainda haverá precipitação. Vamos ver o que nos reserva o dia de amanha, nao podemos ter sempre azar pode ser que seja desta que há surpresas!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Tem sido precisamente estas entradas marítimas que nos tem trazido, ao litoral norte, os episódios de neve mais inesperados e em maior quantidade.
São sempre inesperadas, porque trazem ar frio, humidade, precipitação e muitas vezes trazem células com topos muito arrefecidos que fogem à avaliação dos modelos mesmo de pequena escala. Com tanto ar frio embebido nalgumas células, são muitas vezes estas que permitem que caia neve mesmo a altitudes muito baixas...mesmo zonas de litoral como Vila do Conde, Póvoa e outras localidades tem tido esta experiência ao logo dos últimos 30 anos (que me recorde...).

A ideia que eu tenho é que estas entradas de NO , por vezes , podem causar fenómenos de água - neve ou mesmo queda de neve sem acumulação ( se fosse assim , já não era mau ) .

Mas que os episódios em que existiu queda de neve com acumulação a cotas muito baixas foram sempre entradas de Norte ( como em 87 ) ou entradas de massas de ar frio oriundas do interior da Península ( como em 2009 ) .
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A ideia que eu tenho é que estas entradas de NO , por vezes , podem causar fenómenos de água - neve ou mesmo queda de neve sem acumulação...
Mas que os episódios em que existiu queda de neve com acumulação a cotas muito baixas foram sempre entradas de Norte ( como em 87 ) ou entradas de massas de ar frio oriundas do interior da Península ( como em 2009 ) .

Não deixas de ter razão e, como é óbvio nas zonas junto ao mar, os episódios de queda de neve com acumulação são muito raros em entradas de NO. Mas um pouco mais para o interior, tem existido episódios vários ao longo das últimas décadas com acumulação de neve a cotas de 200-300 mts de altitude nestes episódios.
Contudo, aquilo que exprimimos é o nosso desejo e temos de ser realistas - as cotas esperadas são médias, na casa dos 500 metros de altitude, o que não nos deveria permitir sonhar com cotas baixas. Mas...:rolleyes:
-----------

Amanhã, cerca das 12h, a massa de ar frio (iso negativa) aos 850 hPa, estará então sobre o norte de Portugal continental, e será acompanhado ainda de alguma precipitação.
As zonas do alto Minho e a cadeia montanhosa que abrange o Parque Nacional da Peneda-Gerês, com extensão ao planalto de Montalegre, serão as zonas onde a queda de neve poderá ser mais substancial.
Nas restantes a probabilidade\quantidade diminui mas ainda assim poderão existir zonas com bons mantos brancos.

Vejam neste post mais pormenores: aqui
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Amanhã vai haver a ocorrência de granizo e trovoada no litoral Norte.
Hora favorável a ocorrência deste evento severo 12h-15h.
 

andremak7

Cirrus
Registo
5 Abr 2014
Mensagens
35
Local
Leça do Balio
Boa noite,
Pelo que vejo nos mapas, as previsões para este fim de semana é de frio e neve. O frio continua durante a semana, mas tempo seco. Gostava de saber se mesmo que não neve durante a semana na serra da estrela, se a neve consegue-se manter até ao fim de semana 7/8 Fevereiro?
Só mais uma questão... Caso fosse este fim de semana lá, a neve como estará?... será que com a neve que vai cair consegue-se subir á torre?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.