Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Dia interessante para se testar as duas runs do GFS, operacional e paralela. A primeira não dá chuva em Lisboa, passa tudo ao largo, a segunda mete uma mancha em terra, no litoral da Figueira da Foz a Sagres.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Falou-se da possibilidade de ocorrerem descargas electricas esta noite, madrugada e manhã. Como estão as previsões quanto a isso?








No site do IM, na area das cartas meteorologicas, prevêm precipitação para a madrugada (tanto o ECMWF como o Aladin).

Alguem entendido dá o seu parecer? :rolleyes:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
por volta das 7 da manha passaram aqui umas nuvens muito interessantes e escuras vindas de sul, pareciam que me vinha trazer uma prenda..mas passaram sem dizer nada..nem um pingo.. nem um relâmpago... -.-' tou mesmo triste xD
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem, hoje à tarde sucedeu o que mais se temia, atmosfera demasiado seca junto da superfície e com inversões impossíveis de romper, mesmo com a ajuda de forçamento vertical da cutoff. Um cenário expectável nos últimos dias, mas depois de termos visto o que sucedeu no Algarve, esperava-se que assim não fosse. Vamos ver como evoluirá esta madrugada e dia de amanhã.

Fica para memória futura esta imagem de uma cutoff envolta em ar seco e poeira

cutofff.jpg
 

nelsonfadigas

Cirrus
Registo
8 Jul 2010
Mensagens
10
Local
Paião - Figueira da Foz
Dia interessante para se testar as duas runs do GFS, operacional e paralela. A primeira não dá chuva em Lisboa, passa tudo ao largo, a segunda mete uma mancha em terra, no litoral da Figueira da Foz a Sagres.

Muito bom dia, pessoal!!!
Quero apenas dizer que confirmo uma mancha em terra, no litoral da Figueira da Foz mas que não deu em nada!!!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Viva!!

Alguém confirma a previsão do I.M., para a temperatura da agua no Algarve??

25ºC !!!!!:cool:

Esse valor diz apenas respeito à previsão para a bóia que está em frente a Faro. No sotavento a temperatura é 1 a 2ºC mais alta, no barlavento pode ser até 7 ou 8ºC mais baixa na costa vicentina, ou 4 ou 5ºC mais baixa na zona de Lagos.

Neste momento a bóia marca 24.4ºC, salientar que de manhã a água costuma estar 1ºC mais fria que à tarde. Em Monte Gordo a água deve estar perto do 27ºC.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
No site do IM, na area das cartas meteorologicas, prevêm precipitação para a madrugada (tanto o ECMWF como o Aladin).

Alguem entendido dá o seu parecer? :rolleyes:

Estive ainda agora a observar ambos os modelos e nenhum deles prevê precipitação para esta madrugada....

51023_20100708_00_030.gif


41023_20100708_00_027.gif
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Estive ainda agora a observar ambos os modelos e nenhum deles prevê precipitação para esta madrugada....

Caro MarioCabral, o meu comentário e respectivo pedido de esclarecimento foi inserido ontem no forum, pelo que quando me referi a madrugada, era sim a madrugada de hoje e não a próxima.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Caro MarioCabral, o meu comentário e respectivo pedido de esclarecimento foi inserido ontem no forum, pelo que quando me referi a madrugada, era sim a madrugada de hoje e não a próxima.

Tudo esclarecido, às vezes a ansiedade de querer aqui algum movimento faz-nos procurar aquilo que não existe:huh:

As minhas desculpas sinceras...