Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2012

Através das imagens de satélite dá para ver que a maior parte das nuvens está em Espanha, estão em deslocação para cá?

Sim, parece que estão a nascer células em Espanha que se irão deslocar pra cá.

Bom dia :).

Após estes eventos convectivos destes dias (principalmente a norte), o AA irá reestabelecer-se na zona dos Açores (um pouco a leste), estendo-se em crista até à Biscaia, pelos que as temperaturas irão aumentar no continente a partir de Domingo, talvez até 3ª feira. No litoral oeste, a nortada continuará, mas principalmente à tarde, e não deverá ser daquela (muito) desagradável.

Depois disso, uma forte zona depressionária na zona do UK (mais uma. Coitados... :shocking:) irá "quebrar" a crista do AA na zona da Biscaia, pelo que teremos regime de nortada "desagradável" muot devido ao cavado associado a essa depressão, que se fará sentir mais a caminho do final da próxima semana.

Este cenário é mais ou menos concordante entre todos os modelos e ensembles. A grande questão é saber o que virá depois: Verão (um pouco à semelhança do início da próxima semana) ou continuação de cavados com AA a oeste dos Açores?... Acho que já chega de cavados e nortada "desagradável" :).

Olá beachboy30,

não estando muito familiarizado com os termos da meteorologia, podes-me apenas responder se para 4 de Agosto estará Sol no norte do país?

Obrigado

cumpts

Olá beachboy30,

não estando muito familiarizado com os termos da meteorologia, podes-me apenas responder se para 4 de Agosto estará Sol no norte do país?

Obrigado

cumpts

Atendendo à tendência dos modelos, diria que há fortes probabilidades de... não estar sol :). Enfim, depende da zona do norte, mas no litoral mais a norte, e tendo em conta o que os modelos mostram neste momento, o mais certo é estar tempo nublado a norte... O verão no norte tem sido muito fraco este ano... :confused:

Boa tarde. Como será a primeira quinzena de Agosto? Será que alguém me pode ajudar?!

Olá "vizinho";), bem vindo ao fórum.

Como disse o colega beachboy30, o mais certo é termos situação típica de verão nos 1ºs dias de Agosto aqui pelo litoral norte.
Dias agradáveis, com temperaturas máximas próximas dos 30ºC no interior e mais próximas dos 25ºC no litoral.
As nortadas deverão ser presença mas suportáveis.
para depois há ainda dúvidas sobre o que poderá suceder - aconselho a acompanhares as previsões aqui neste espaço e no sítio do Instituto de Meteorologia.

Para já temos animação (infelizmente mais do que devia - os prejuízos e danos tem acontecido) e vamos tendo uma parte do verão interessante;)

Olá, será que a situação de ontem se pode repetir hoje e haver trovoada durante a noite? :huh:

Só acompanhando a situação, as situações de instabilidade tal como o nome indica são instáveis, não há certezas de nada.

E cadê a trovoada anunciada?

Ninguém andou aqui a prometer trovoada.

REGIÕES DO NORTE E CENTRO:
Aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e
acompanhados de trovoada, em especial nas regiões do interior e
durante a tarde.